Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

III Festival de Ópera de Brasília

Camillo Righini
July 09, 2013
190

III Festival de Ópera de Brasília

Camillo Righini

July 09, 2013
Tweet

Transcript

  1. CLIENTE Festival de Ópera de Brasília / Secretaria de Estado

    de Cultura do Governo do Distrito Federal
  2. EVOLUÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO A edição I, em 2011, trouxe

    para o público brasiliense as óperas I Pagliacci e Cavalleria Rusticana e dois concertos de gala com árias de óperas de Mozart & Puccini e o Requiem de Mozart. Já a edição II, em 2012, trouxe três óperas consagradas pelo público: La Bohème, de Puccini; Carmen, de Bizet e a reapresentação da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni.
  3. O FESTIVAL SE. CONSOLIDA EM. SUA 3ª EDIÇÃO O III

    Festival de Ópera de Brasília se torna um marco na produção operística de Brasília, com o objetivo de incrementar a vida cultural da cidade. Trazendo artistas consagrados, do Brasil e do exterior, é um importante agente no desenvolvimento dos profissionais da região envolvidos no setor, gerando oportunidade de emprego e renda, bem como qualificação profissional.
  4. Com figurinos do Theatro Municipal, Carmen foi protagonizada pelas sopranos

    Biljana Kovac, Luisa Francesconi e Janette Dornellas. Micaela, por Ana Luisa Espinosa e D. José, pelo tenor Martin Muehle, tudo com a brilhante direção cênica de William Pereira. Tivemos, também, dois concertos dedicados aos 200 anos de nascimento dos compositores operísticos Giuseppe Verdi e Richard Wagner. A ópera Olga, do compositor brasileiro Jorge Antunes, inédita em Brasília, encerrou o III Festival. Biljana Kovac (Croácia) Janette Dornellas Luisa Francesconi Martin Muehle Ana Luisa Espinosa (Espanha) William Pereira Jorge Antunes
  5. LINGUAGEM DO DRAMA OPERÍSTICO O gênero operístico é tradicionalmente repleto

    de cenas e situações dramáticas. A tragédia da narrativa consuma-se, em geral, no clímax de cada espetáculo, com cenas fortes e apaixonadas. A partir dessa relação construiram-se as abordagens visuais para cada ópera.
  6. LINGUAGEM E DESENHO Os elementos visuais foram trabalhados para criar

    uma atmosfera comum entre as peças. As ilustrações foram executadas com papéis coloridos recortados e, posteriormente, fotografadas em estúdio.
  7. Verdi & Wagner / Ilustração Retrata a fusão das personalidades

    de Verdi e Wagner em um único e contraditório rosto, um tanto quanto enigmático.
  8. Olga / Ilustração Retrata iconicamente a narrativa do golpe presente

    na trama de Olga, entremeado por nuâncias de um cenário político, amoroso e complexo.
  9. CARTAZES PROGRAMAS E CONVITES As peças criadas para Carmen, Verdi

    & Wagner e Olga, possuem grande unidade visual e obedecem a rigorosos padrões de acabamento e produção. Outras peças integrantes do projeto: totens externos, backdrops, banners, cartazetes para master classes, camisetas e um troféu.
  10. Os programas contém informações históricas e técnicas sobre as obras,

    orquestra, solistas, além da programação do concerto.
  11. O Festival contou com uma solenidade para a entrega do

    troféu de homenagem a Fernando Bicudo, um dos mais reconhecidos nomes no cenário da música brasileira. Peça executada em acrílico incolor com gravação em laser.
  12. 1 GRANDE EVENTO 3 ESPETÁCULOS 11 CONCERTOS Sua primeira edição

    trouxe 6 concertos ao público, número que subiu para 11 espetáculos. Um aumento de 83% de 2011 a 2013, quase o dobro, tanto em duração quanto em público atingido. Nesta edição de 2013 tivemos os seguintes espetáculos: 6 récitas da ópera Carmen 2 concertos Verdi & Wagner 3 récitas da ópera Olga
  13. BRAVÍSSIMO!.. RESULTADOS CONSOLIDADOS Pela primeira vez os ingressos foram colocados

    à venda, o que revela a fidelização do público e o reconhecimento da magnitute do espetáculo como qualquer outro grande evento musical pago. Patrocínio de grandes marcas Petrobras e BRB. Apoiadores nacionais e internacionais. O Festival se consolida como parte integrande do calendário cultural de Brasília.