Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Sistema Tegumentar - a pele humana

A0a1901fd531714ccd307cb0e462cc89?s=47 Aula Zen
September 01, 2016

Sistema Tegumentar - a pele humana

A0a1901fd531714ccd307cb0e462cc89?s=128

Aula Zen

September 01, 2016
Tweet

Transcript

  1. SISTEMA TEGUMENTAR A PELE HUMANA

  2. Não se deve ficar exposto demais ao sol e é

    importante usar o filtro solar. Yanlev/Shutterstock Você conhece as funções da pele? E sabe dos cuidados que devemos ter com ela? O Sol estimula a produção de vitamina D na pele, nutriente importante para a formação dos ossos, principalmente em crianças. No entanto, dependendo do tempo de exposição, os raios ultravioleta do Sol podem provocar queimaduras e aumentar a chance de desenvolver câncer no tecido epitelial. Sistema Tegumentar – A pele e seus anexos
  3. Camadas da pele vistas ao microscópio óptico (aumento de cerca

    de 150 vezes; com o uso de corantes). Proteção do corpo A pele é formada por duas camadas: a epiderme, recoberta por queratina na superfície, e a derme. Além de proteger o corpo contra agentes físicos, químicos e biológicos, a pele ajuda a regular a temperatura do corpo e recebe estímulos do ambiente por meio dos órgãos dos sentidos. A melanina, que protege a pele contra os raios ultravioleta do Sol e dá cor à pele, é produzida nas camadas mais profundas da epiderme. Richard J. Green/Science Photo Library/Latinstock queratina epiderme derme
  4. Pelos, glândula e suor A pele tem entre 1,5 metro

    e 2 metros quadrados de área e pesa entre 2,5 quilogramas e 4,5 quilogramas. Perdemos cerca de 15 gramas de células epiteliais por dia! O pelo tem origem nas células da derme e, externamente, é formado por células mortas cheias de queratina. Tanto a cor dos pelos como a cor da pele são determinadas pela quantidade de melanina. O vitiligo é uma doença provocada pela destruição dos melanócitos, células que produzem melanina. O pelo e toda a epiderme são lubrificados por uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas. As unhas são formadas por queratina bastante compactada e protegem as pontas dos dedos. O vitiligo se caracteriza por manchas brancas na pele. custom medical stock photo/spl/latinstock
  5. O suor e o equilíbrio da temperatura Christiane S. Messias/Arquivo

    Da Editora Joel Bueno/Arquivo Da Editora hipotálamo glândulas sudoríferas pele epiderme vasos sanguíneos temperatura aumenta calor suor vasos sanguíneos dilatados As glândulas sudoríferas (sudoríparas) produzem o suor, que é formado por água, sais, ureia e outras substâncias. A principal função do suor é impedir que a temperatura do corpo aumente muito. Ao evaporar, o suor retira calor da pele e assim baixa a temperatura. Ao mesmo tempo, os vasos sanguíneos da pele se dilatam e levam mais sangue para a pele. Todas essas reações são comandadas pelo hipotálamo, um centro nervoso no encéfalo. A produção de suor e a dilatação dos vasos sanguíneos da pele ajudam o corpo a perder calor. (As glândulas sudoríferas são microscópicas. Figura sem escala. Cores fantasia.)
  6. As micoses e outras doenças da pele devem ser diagnosticadas

    e tratadas pelo médico. Dr. P. Marazzi/Science Photo Library/Latinstock Problemas na pele A micose é causada por fungos que podem se instalar entre os dedos dos pés (frieiras), no cabelo ou em outras partes da pele. Micoses costumam aparecer com mais frequência no verão por causa do suor, da temperatura elevada, da umidade do ar e do contato dos pés com o chão molhado. Já o herpes simples é causado por um vírus que faz aparecer vesículas (pequenas bolhas), geralmente na região da boca ou dos genitais. Microrganismos e outros parasitas podem se instalar na pele e provocar doenças.
  7. Fabio Colombini/Acervo Do Fotógrafo Ácaro da sarna (visto ao microscópio;

    cores artificiais). Mede ente 0,2 mm e 0,4 mm. Eye Of Science Photo Library/Latinstock As verrugas são provocadas por vírus, mas, muitas vezes, se confundem com outros sinais da pele. Os piolhos são insetos que provocam coceira no couro cabeludo e na pele. Chama-se pediculose o problema de pele causado por piolhos. Já a sarna ou escabiose é causada por um ácaro (um aracnídeo) que também provoca coceira. Piolho (cerca de 2 mm a 6 mm de comprimento) visto com uma lupa.
  8. Cicatrizes e impressões digitais Jelena Zaric/Getty Images Impressões digitais. Emilio

    Ereza/Easypix Brasil Cicatriz. Nos cortes profundos, que atingem a derme, é a produção de tecido fibroso que permite que eles se fechem. Essas fibras aparecem entre as células da epiderme e formam as cicatrizes. Já as impressões digitais são consequência de dobras da derme, que fazem surgir elevações e sulcos na epiderme. O padrão dessas dobras é determinado, em parte, pelos genes e é exclusivo de cada indivíduo.
  9. glândula sebácea Ilustrações: Adilson Secco / Arquivo Da Editora pelo

    sebo pus inflamação A acne A formação de uma espinha. (Figura sem escala. Cores fantasia.) Na puberdade, há um aumento na produção de hormônios sexuais, os quais, entre outras coisas, estimulam o funcionamento das glândulas sebáceas. Consequentemente, a pele fica mais oleosa. Em alguns casos, a gordura produzida (sebo) entope a saída da glândula e forma o cravo. Além disso, bactérias podem se reproduzir no canal da glândula e provocar uma inflamação no local, resultando no surgimento de espinhas.