Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Resurrexit - Provas e frutos da Ressurreição de Cristo (11/04/2021)

Resurrexit - Provas e frutos da Ressurreição de Cristo (11/04/2021)

Se Cristo não ressuscitou, vã é nossa fé" (I Cor 15). A Ressurreição de Nosso Senhor é a chancela divina que distingue a religião cristã de todas as outras, que distingue a verdade da mentira.

Neste Domingo, iremos estudar como se deu a ressurreição de Cristo e tomar algumas das provas desse acontecimento como arma apologética na defesa da verdadeira Fé. Esperamos, assim, colher também alguns frutos espirituais da Ressurreição para nossas vidas.

15da9fc679a095a86bd46a422773c25e?s=128

salvemaria

April 11, 2021
Tweet

Transcript

  1. 11/04/2021 REUNIÃO SEMANAL CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO

    AFONSO DE LIGÓRIO SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO
  2. CALENDÁRIO LITÚRGICO E MARIANO 2 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

    E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 11/04 domingo Domingo in Albis – Oitava de Páscoa 1ª classe 12/04 segunda Féria 4ª classe 13/04 terça S. Hermenegildo, mártir 3ª classe 14/04 quarta S. Justino, mártir 3ª classe 15/04 quinta Féria 4ª classe 16/04 sexta S. Bernadette Soubirous, virgem e congregada mariana Abstinência de carne 17/04 sábado Santa Maria no sábado 4ª classe Começa a novena de Nossa Senhora do Bom Conselho
  3. REFERÊNCIAS ▸ Concordância dos Santos Evangelhos Dom Duarte Leopoldo. 1951

    ▸ The Watches of the Sacred Passion – Before and After Pe. P. Gallwey SJ. 1896 ▸ Investigating the Resurrection of Jesus Christ Andrew Loke. 2020 ▸ Manual de Apologética Pe. A .Boulenger. 1950 3 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  4. APOLOGIA DA RESSURREIÇÃO PRIMEIRA PARTE

  5. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé, porque

    ainda permaneceis nos vossos pecados. Assim também, por conseguinte, os que adormeceram em Cristo pereceram. Se para esta vida somente esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas Cristo em verdade ressuscitou; assim, pois, como todos morrem em dão, assim todos serão vivificados em Cristo 5 I Cor 15, 17-20a.22 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  6. APOLOGIA DA RESSURREIÇÃO ▸ A ressurreição de Nosso Senhor, fundamento

    de nossa Fé e Esperança ▸ A verdade da Religião Cristã é demonstrada por: ▸ Profecias cumpridas ▸ Milagres realizados ▸ Em especial, a Ressurreição de Cristo ▸ As fontes históricas da Ressurreição 6 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  7. APOLOGIA DA RESSURREIÇÃO ▸ Para provar a verdade exclusiva da

    religião cristã, deve-se demonstrar historicamente verdadeiro: 1. Que Cristo apareceu vivo aos discípulos 2. Que achou-se vazio o seu sepulcro ao terceiro dia 3. Que Cristo estava efetivamente morto quando o enterraram 7 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  8. CRISTO APARECEU VIVO AOS DISCÍPULOS Houve pessoas que viram quem

    julgavam ser Cristo ressuscitado no século I ▸ Objeções — Hip. do Mito Implicação: Os relatos são fabricados ou interpolados tardiamente ▸ Resposta ▸ As mais de 500 testemunhas oculares da ressurreição (I Cor 15 - c. 55 AD) ▸ É impossível haver mentira de grande proporção sem reações contemporâneas; ▸ Muitos registros cristãos são comprovadamente autênticos e do primeiro século, e todos possuem conformidade entre si ▸ Logo, os relatos não podem ser fabricados 8 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  9. HÁ TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO

  10. CRISTO APARECEU VIVO AOS DISCÍPULOS As testemunhas da ressurreição tiveram

    uma experiência com quem julgavam ser Cristo ressuscitado ▸ Objeções — Hip. da Fabricação Implicação: Os relatos são mentiras ▸ Resposta ▸ Testemunhar Cristo ressuscitado custava um alto preço: a perseguição e a morte, sem quaisquer ganhos temporais; O que as testemunhas tinham a ganhar? ▸ Pode-se esperar o martírio apenas de quem crê firmemente em algo a ponto de dar sua vida ▸ É impossível crer firmemente em uma mentira que a própria pessoa inventou; ▸ A mentira consciente e o martírio são absolutamente incompatíveis ▸ Logo, os relatos não podem ser mentiras inventadas pelas testemunhas 10 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  11. AS TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA COM QUEM

    JULGAVAM SER CRISTO RESSUSCITADO
  12. CRISTO APARECEU VIVO AOS DISCÍPULOS As testemunhas tiveram uma experiência

    extramental (i.e. com uma entidade externa à mente) com quem julgavam ser Cristo ressuscitado ▸ Objeções — Hip. Intramental Implicação: Os relatos são alucinações, sugestão, histeria coletiva, intoxicação religiosa, visões subjetivas, entusiasmo fanático, etc, por estarem altamente sugestionados; O que diz o modernismo ▸ Resposta ▸ Das mais de 500 testemunhas, muitos não estavam sugestionados (como S. Paulo, S. Tiago, os discípulos céticos, Emaús, etc); ▸ Sem um estímulo externo, os relatos não concordariam entre si, mas produziriam cada um sua realidade; ▸ Alucinações e histerias são percebidas após seu fim; Só se admitiria uma alucinação como base da fé se houver a mentira de alguns, já refutada; ▸ A corporeidade de Cristo (como ao comer, ao falar, ao ser tocado) é o mais forte argumentos nos primeiros manuscritos, o que é impossível num contexto de alucinação; ▸ Logo, não há a possibilidade de alucinação coletiva, embora haja de ilusão (tomar uma coisa pela outra) 12 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  13. AS TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA EXTRAMENTAL COM

    QUEM JULGAVAM SER CRISTO RESSUSCITADO
  14. CRISTO APARECEU VIVO AOS DISCÍPULOS As testemunhas tiveram uma experiência

    extramental real com Cristo ▸ Objeções — Hip. Substitutiva Implicação: O homem que as pessoas julgavam ser Jesus ressuscitado era, na verdade, outra pessoa: Um gêmeo, um sósia, uma pessoa parecida ▸ Resposta ▸ É impossível assumir a identidade e personalidade de outra pessoa por muito tempo ▸ O Ressuscitado ficou tempo o bastante para ser percebido se fosse outra pessoa, e após sua ascensão deixou de ser visto ▸ Cristo tinha certos poderes distintos, como entrar em recintos fechados; ▸ Um irmão gêmeo seria já conhecido e implicaria uma fraude da família; um sósia seria conhecido posteriormente ▸ Logo, não é possível que aquela pessoa não fosse Jesus 14 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  15. AS TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA EXTRAMENTAL COM

    CRISTO VIVO
  16. APOLOGIA DA RESSURREIÇÃO ▸ Para provar a verdade exclusiva da

    religião cristã, deve-se demonstrar historicamente verdadeiro: 1. Que Cristo apareceu vivo aos discípulos 2. Que Cristo estava efetivamente morto quando o enterraram 3. Que achou-se vazio o seu sepulcro ao terceiro dia 16 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  17. CRISTO ESTAVA EFETIVAMENTE MORTO QUANDO O ENTERRARAM As testemunhas tiveram

    uma experiência extramental real com Cristo, que foi crucificado ▸ Objeções — Hip. do Escape Implicação: Não foi Cristo, mas outra pessoa que foi crucificada ▸ Resposta ▸ É impossível que os discípulos e familiares não percebessem que era outra pessoa: Cristo agiu e falou na Paixão inteira; ▸ Muito mais, é impossível que os algozes não percebessem e cometessem erro tão infantil ▸ A substituição não explica os milagres ocorridos na morte de Jesus, como as trevas ou o terremoto ▸ Logo, não é possível que outro tivesse sido crucificado 17 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  18. AS TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA EXTRAMENTAL COM

    CRISTO VIVO, QUE FOI CRUCIFICADO
  19. CRISTO ESTAVA EFETIVAMENTE MORTO QUANDO O ENTERRARAM As testemunhas tiveram

    uma experiência extramental real com Cristo, que foi crucificado e morreu na cruz ▸ Objeções — Hip. do desmaio Implicação: Cristo não morreu, mas desmaiou na Cruz e foi enterrado em estado de coma, recuperando-se no terceiro dia ▸ Resposta ▸ Os padecimentos de Cristo foram muitos e muitos numerosos; é improvável que sobrevivesse a crucificação; ▸ Mais do que isso, Cristo teve seu lado aberto pelo soldado após sua morte; ▸ A crucificação exigia movimento do condenado para que continuasse vivo; Se Cristo desmaiasse na Cruz, morreria em segundos; ▸ Sabe-se que Cristo ficou na Cruz pelo menos duas horas após alegadamente morrer ▸ Se Cristo tivesse sido enterrado quase-morto, não seria capaz de abrir o sepulcro; ▸ Logo, é impossível que sobrevivesse à Cruz 19 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  20. AS TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA EXTRAMENTAL COM

    CRISTO VIVO, QUE FOI CRUCIFICADO E MORTO
  21. APOLOGIA DA RESSURREIÇÃO ▸ Para provar a verdade exclusiva da

    religião cristã, deve-se demonstrar historicamente verdadeiro: 1. Que Cristo apareceu vivo aos discípulos 2. Que Cristo estava efetivamente morto quando o enterraram 3. Que achou-se vazio o seu sepulcro ao terceiro dia 21 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  22. CRISTO ESTAVA EFETIVAMENTE MORTO QUANDO O ENTERRARAM As testemunhas tiveram

    uma experiência extramental real com Cristo, que foi crucificado e morreu na cruz, e com seu túmulo vazio ▸ Objeções ▸ Hip. do não-enterro Implicação: Cristo não foi enterrado, mas teve seu corpo jogado à revelia e comido por animais, queimado, esquartejado ou afundado ▸ Hip. da cova desconhecida Implicação: Após morrer, os discípulos colocaram o Senhor em uma cova qualquer, e não se lembravam em qual, e assim permaneceu enterrado ▸ Hip. da remoção Implicação: O corpo de Cristo foi removido por forças naturais (como o terremoto), neutras (como ladrões), amigas (discípulos) ou inimigas (judeus) ▸ Resposta ▸ Não enterrar era contrário à Lei; José de Arimateia pediu o Corpo de Cristo e o enterrou ▸ A presença dos guardas no túmulo implica que o corpo de Cristo estivesse lá e impossibilitaria o roubo ou a remoção ▸ Nenhuma hipótese é conciliável com os elementos históricos que possuímos 22 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  23. AS TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA EXTRAMENTAL COM

    CRISTO VIVO, QUE FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO. O TÚMULO ESTAVA VAZIO. ELE VIVE! CRISTO RESSUSCITOU!
  24. FATOS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO SEGUNDA PARTE

  25. Agora que o Salvador ressuscitou, a morte não é mais

    terrível. Pois todos que creem em Cristo desprezam-na como se nada fosse, e preferem morrer que negar a fé em Cristo. E o diabo que maliciosamente exultou com a morte, agora que foram dissipadas as dores causadas por ela, permaneceu o único verdadeiramente morto. Com Sua Ressurreição, o Senhor fez desaparecer a morte como se fosse palha entre o fogo 25 Santo Atanásio CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  26. O GRANDE SHABBAT ▸ Após o enterro de Nosso Senhor,

    todos voltaram para suas casas, a fim de guardar o descanso do sábado (Lc 23, 56) ▸ Os principais dos judeus vão a Pilatos pedir- lhe guardas ao túmulo ▸ Imediatamente após a morte, Cristo desce aos infernos ▸ “Por causa do sangue da minha aliança, libertarei os prisioneiros do poço sem água: Ide à fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo” (Zc 9, 11s) ▸ Mostra-lhes não só sua alma, mas também sua divindade unida hipostaticamente e seu corpo 26 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021)
  27. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ Por volta das 3h da

    manhã do Domingo, pela ação dos anjos, o corpo de Cristo é limpo e o sangue é novamente infuso em suas veias ▸ A alma de Cristo volta a se unir ao corpo – Cristo ressuscita ▸ Sepulcro clauso, sigillo inviolato, sicut ex utero Virginis natus est ▸ Cristo se dirige a sua mãe ▸ Fruto: Humildade; Oração; Devoção a Nossa Senhora 27 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 7h João e Pedro no sepulcro 8h Aparição à S. Madalena. Aparição às mulheres. 9h A boa nova aos apóstolos 10h O suborno dos guardas 3h Cristo ressuscita. Visita sua mãe ~5h O terremoto 6h As mulheres no sepulcro. Madalena e os apóstolos
  28. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ Por volta de 5h da

    manhã, acontece o terremoto descrito em Mt - Um anjo desce do céu e rola a pedra. ▸ Os soldados ficam como que mortos, não vêem o Senhor, mas vendo o sepulcro vazio, fogem ▸ Fruto: Temor do Senhor 28 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 7h João e Pedro no sepulcro 8h Aparição à S. Madalena. Aparição às mulheres. 9h A boa nova aos apóstolos 10h O suborno dos guardas 3h Cristo ressuscita. Visita sua mãe ~5h O terremoto 6h As mulheres no sepulcro. Madalena e os apóstolos
  29. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ Ao amanhecer, S. Maria Madalena

    e outras mulheres chegam ao sepulcro e veem o sepulcro aberto e abandonado ▸ S. Maria Madalena corre aos apóstolos, enquanto outras permanecem no sepulcro ▸ Dois anjos aparecem às mulheres: “Não temais, porque sei que procurais a Jesus, que foi crucificado. Por que procurais, entre os mortos, aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou, como tinha dito.” ▸ Saíram com muito medo e não disseram nada a ninguém ▸ Fruto: Diligência nas coisas santas 29 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 7h João e Pedro no sepulcro 8h Aparição à S. Madalena. Aparição às mulheres. 9h A boa nova aos apóstolos 10h O suborno dos guardas 3h Cristo ressuscita. Visita sua mãe ~5h O terremoto 6h As mulheres no sepulcro. Madalena e os apóstolos
  30. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ “Levaram o Senhor e não

    sei onde o puseram” ▸ S. Pedro e S. João correm ao sepulcro. São João chega primeiro, mas apenas vê os lençois e espera São Pedro. Este, ao chegar, entra. São João o acompanha; vê, e acredita ▸ Fruto: Fé; Reverência aos superiores 30 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 7h João e Pedro no sepulcro 8h Aparição à S. Madalena. Aparição às mulheres. 9h A boa nova aos apóstolos 10h O suborno dos guardas 3h Cristo ressuscita. Visita sua mãe ~5h O terremoto 6h As mulheres no sepulcro. Madalena e os apóstolos
  31. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ S. Maria Madalena, após anunciar

    aos apóstolos, volta ao sepulcro, vê os dois anjos, e, sozinha, fica à sua porta a chorar - “Mulher por que choras?” ▸ Dizei-me onde o pusestes e eu o levarei ▸ Maria… Noli me tangere ▸ Fruto: Fidelidade; Desapego das consolações 31 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 7h João e Pedro no sepulcro 8h Aparição à S. Madalena. Aparição às mulheres. 9h A boa nova aos apóstolos 10h O suborno dos guardas 3h Cristo ressuscita. Visita sua mãe ~5h O terremoto 6h As mulheres no sepulcro. Madalena e os apóstolos
  32. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ Eis que Jesus lhes saiu

    ao encontro, dizendo: “Eu vos saúdo!” E elas se chegaram a ele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram ▸ Então lhes disse Jesus: “Não temais; ide anunciar aos meus irmãos que vão à Galileia, onde me hão de ver”. ▸ Fruto: Confiança; Reverência; A visita do Senhor 32 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) 7h João e Pedro no sepulcro 8h Aparição à S. Madalena. Aparição às mulheres. 9h A boa nova aos apóstolos 10h O suborno dos guardas 3h Cristo ressuscita. Visita sua mãe ~5h O terremoto 6h As mulheres no sepulcro. Madalena e os apóstolos
  33. A RESSURREIÇÃO DO SENHOR ▸ As santas mulheres contam aos

    apóstolos, mas estes não creem ▸ Os guardas são subornados pelos principais dos sacerdotes para afirmar que os apóstolos roubaram o corpo do Senhor ▸ Emaús ▸ As aparições após a ascensão ▸ A Santo Estevão ▸ A São Paulo ▸ A São João 33 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR RESURREXIT - PROVAS E FRUTOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (11/04/2021) Apóstolos, com S. Tomé, no Cenáculo Lago de Genesaré na Galiléia Aos 500 na Galiléia. A São Tiago Ascensão Dom N. Senhora. S. Madalena e santas mulheres Dom Discípulos Emaús. São Pedro 7 dias Apóstolos, sem S. Tomé, no Cenáculo 14 dias 21 dias ~30 dias 40 dias
  34. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório

    - Manaus / AM www.salvemaria.com.br