Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Catecismo - Aula 3

15da9fc679a095a86bd46a422773c25e?s=47 salvemaria
February 17, 2021

Catecismo - Aula 3

Curso de Catecismo - Turma 2021.
Aula 3: De Deus Pai e da Criação

15da9fc679a095a86bd46a422773c25e?s=128

salvemaria

February 17, 2021
Tweet

Transcript

  1. Aula 3 De Deus Pai e da Criação Congregação Mariana

    da Imaculada Conceição e SANTO Afonso de Ligório Manaus/AM – SALVEMARIA.COM.BR
  2. ❖ O primeiro artigo do Credo nos ensina que há

    um só Deus; que é onipotente; que criou o céu e a terra e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, ou seja, todo o universo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Que nos ensina o primeiro artigo do Credo: creio em Deus Padre, todo-poderoso, Criador do céu e da terra?
  3. ❖ Sabemos que há Deus, porque a nossa razão o

    demonstra e a fé confirma. ❖ As cinco vias de S. Tomás ❖ Movimento ❖ Nossos sentidos atestam, com toda certeza, que neste mundo algumas coisas se movem. Ora, tudo o que é movido é movido por outro. Nada se move que não esteja em potência em relação ao termo de seu movimento; ao contrário o que se move o faz enquanto se encontra em ato” (S. Th. I, q.2, a. 3) ❖ Assim, se o que move é também movido, o é necessariamente por outro, e este por outro ainda. Ora, não se pode continuar até o infinito, pois neste caso não haveria um primeiro motor, por conseguinte, tampouco outros motores, pois os motores segundos só se movem pela moção de outro motor. Logo, é então necessário chegar a um primeiro motor, não movido por nenhum outro, e este, todos entendem: é Deus” (S. Th. I, q.2, a. 3). CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Como sabemos que há Deus?
  4. ❖ Sabemos que há Deus, porque a nossa razão o

    demonstra e a fé confirma. ❖ As cinco vias de S. Tomás ❖ Causa eficiente ❖ Há, pois, uma ordem de causas em que a primeira é a causa da segunda, esta, da terceira e assim sucessivamente até a última. Tanto numa causa intermediária que une a primeira à última como numa variedade de outras causas intermediárias, a causa primeira é a causa do último efeito, de tal forma que suprimindo a causa suprime-se o efeito, e se não há um primeiro termo nas causas, não haverá nem intermediário nem último. As causas intermediárias são, por conseguinte, efeitos da causa originária. Não se admite efeitos sem causa, segundo o princípio básico de causalidade CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Como sabemos que há Deus?
  5. ❖ Sabemos que há Deus, porque a nossa razão o

    demonstra e a fé confirma. ❖ As cinco vias de S. Tomás ❖ Causa eficiente ❖ Esta causa é Infinitamente perfeita, porque sendo a existência mesma subsistente, é tudo o que pode existir, isto é, todos os modos de ser, todas as perfeições; Imaterial, porque a matéria é potência. Ora, a causa primeira não sofre mudanças por ser ela ato puro; Inteligente, porque a imunidade e exceção da matéria é a causa da faculdade intelectual, que se caracteriza por se fazer atualmente inteligíveis as formas materiais abstraindo-as da matéria e das condições da matéria; Não subordinada e incausada, pois não pode ser causada por outra, caso contrário não seria a primeira, nem poderia ser absolutamente independente no agir e no causar. A esta causa eficiente primeira chamamos: DEUS. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Como sabemos que há Deus?
  6. ❖ Sabemos que há Deus, porque a nossa razão o

    demonstra e a fé confirma. ❖ As cinco vias de S. Tomás ❖ Ordem do Universo ❖ De fato, apenas a inteligência pode ser razão da ordem, quer dizer, da organização dos meios em vista de um fim, ou dos elementos em vista do todo que eles compõem: os corpos ignoram os fins e, por conseguinte, se os corpos ou os elementos conspiram em conjunto, é necessário que sua organização tenha sido obra de uma inteligência CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Como sabemos que há Deus?
  7. ❖ Sabemos que há Deus, porque a nossa razão o

    demonstra e a fé confirma. ❖ As cinco vias de S. Tomás ❖ Ordem do Universo ❖ Sendo a causa total de toda ordem, o Autor destas essências deve ser também Criador, por tirá-las do nada. Portanto a Inteligência ordenadora é também Criadora. Ademais, esta inteligência não pode ter sido criada, porque seria como qualquer outro ser existente e não ordenaria, mas seria ordenada por uma outra inteligência. Por fim, a Inteligência ordenadora deve ser também por si subsistente e infinita. A este ser Criador, Subsistente por si e Infinito, chamamos: DEUS. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Como sabemos que há Deus?
  8. ❖ Diz-se que Deus é Pai: ❖ 1º porque é

    Pai, por natureza, da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, do Filho por Ele gerado; ❖ 2º porque Deus é Pai de todos os homens que Ele criou, conserva e governa; ❖ 3º porque, finalmente, é Pai, pela graça, de todos os bons cristãos, razão pela qual eles são chamados filhos adotivos de Deus. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Por que se diz que Deus é Pai?
  9. ❖ O Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade,

    porque não procede de outra Pessoa, mas é o princípio das duas outras Pessoas, que são o Filho e o Espírito Santo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Por que o Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade? Que quer dizer a palavra onipotente ou todo-poderoso? ❖ A palavra onipotente ou todo- poderoso quer dizer que Deus pode fazer tudo o que quer. Deus não pode pecar nem morrer; como então dizeis que Ele pode fazer tudo? ❖ Diz-se que Deus pode fazer tudo, embora não possa pecar nem morrer, porque o poder pecar ou morrer não é efeito de potência, mas de fraqueza, o que não pode existir em Deus, que é perfeitíssimo.
  10. ❖ Criar é fazer algo do nada; portanto, diz-se Deus

    Criador do céu e da terra, porque do nada Ele fez o céu e a terra, e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, ou seja, todo o universo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Que significa: Criador do céu e da terra? O mundo foi criado somente pelo Padre? ❖ O mundo foi criado igualmente por todas as três Pessoas divinas, porque tudo o que uma Pessoa faz em relação às criaturas, fazem-no com um só e mesmo ato também as outras duas.
  11. ❖ Criar é fazer algo do nada; portanto, diz-se Deus

    Criador do céu e da terra, porque do nada Ele fez o céu e a terra, e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, ou seja, todo o universo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Que significa: Criador do céu e da terra? O mundo foi criado somente pelo Padre? ❖ O mundo foi criado igualmente por todas as três Pessoas divinas, porque tudo o que uma Pessoa faz em relação às criaturas, fazem-no com um só e mesmo ato também as outras duas. Por que então a criação é atribuída principalmente ao Pai? ❖ A criação é atribuída principalmente ao Pai, porque a criação é o resultado da onipotência divina, atribuída especialmente ao Pai, como se atribui a sabedoria ao Filho e a bondade ao Espírito Santo, embora todas as três Pessoas tenham a mesma onipotência, sabedoria e bondade.
  12. ❖ Sim, Deus cuida do mundo e de todas as

    coisas que criou, preserva-as e as governa com a sua infinita bondade e sabedoria, e nada acontece aqui no mundo, sem que Deus o queira, ou o permita. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou? Por que dizeis que nada acontece, sem que Deus o queira, ou o permita? ❖ Diz-se que nada acontece no mundo, sem que Deus o queira, ou o permita, porque há coisas que Deus quer e ordena, e outras que Ele não quer, porém, não impede, como o pecado. Por que Deus não impede o pecado? ❖ Deus não impede o pecado, porque até mesmo do abuso que o homem faz da liberdade que lhe concedeu, sabe tirar um bem, e fazer resplandecer ainda mais a sua misericórdia ou a sua justiça.
  13. Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida doçura e esperança nossa,

    salve! A vós bradamos os degregados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Aula 3: De Deus Pai e da Criação Salve Rainha