Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Patria Nostra - Causas e efeitos da mudança litúrgica na crise de fé

Patria Nostra - Causas e efeitos da mudança litúrgica na crise de fé

Mons. Klaus Gamber, grande teólogo do século passado, traz em seu tratado crítico sobre a Reforma Litúrgica e a Nova Missa uma imagem da Liturgia como uma Pátria, e seu sistema extremamente coerente de princípios e práticas como os fundamentos que trazem ao católico aquele sentido de pertença bem presente nas palavras de São Paulo: "Não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura" (Hb 13, 14). Com efeito, foi no exílio dessa Pátria, assim como no Exílio vivido pelo povo hebreu no Antigo Testamento, que a crise de fé se acentuou e universalizou. Nossa pátria, porém, permanece, e é no retorno a ela que a fé também permanecerá.\

15da9fc679a095a86bd46a422773c25e?s=128

salvemaria

May 09, 2021
Tweet

Transcript

  1. 09/05/2021 REUNIÃO SEMANAL CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO

    AFONSO DE LIGÓRIO SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ
  2. CALENDÁRIO LITÚRGICO E MARIANO 2 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

    E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21) 09/05 Domingo V Domingo depois da Páscoa 2ª classe 10/05 segunda S. Antonino, bispo e confessor 3ª classe 11/05 terça S. Felipe e S. Tiago Menor 2ª classe, apóstolos 12/05 quarta Vigília da Ascensão do Senhor Comemoração de S. Nereu, Aquileu, Domitila (virgem) e Pancrácio, mártires 2ª classe 13/05 quinta Ascensão de Nosso Senhor 1ª classe Nossa Senhora de Fátima / São Roberto Belarmino confessor e congregado mariano 14/05 sexta Sexta-feira depois da Ascensão Comemoração de S. Bonifácio, mártir 4ª classe 15/05 sábado São João Batista de La Salle confessor e congregado mariano, patrono dos educadores e do Colégio S. Afonso
  3. REFERÊNCIAS ▸ A Missa de Sempre Mons. Marcel Lefebvre. 2006

    ▸ Breve Exame Crítico do Novus Ordo Missae Card. Bacci e Ottaviani. 1969 ▸ A Reforma da Liturgia Romana Mons. Klaus Gamber. 1981 3 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  4. O Sacrifício de Nosso Senhor está no centro da Igreja,

    no centro de nossa salvação, no centro de nossas almas. O objetivo de Nosso Senhor Jesus Cristo em sua Encarnação foi de oferecer-se na Cruz. Ele não veio para outra coisa. E a missa é a continuação da Cruz; o objetivo de Nosso Senhor é, pois, continuar sua Cruz por meio da Missa, até o fim dos tempos. Devemos participar desse sacrifício para a salvação de nossas almas. Tudo o que diz respeito ao Santo Sacrifício da Missa nos deve tocar profundamente 4 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21) Mons. Lefebvre, A Missa de Sempre
  5. A SANTA MISSA ▸ A Santa Missa é a renovação

    incruenta do Sacrifício Redentor de Cristo ▸ “A Missa é um catecismo vivo”, é a coluna de nossa fé, pois nela se reafirmam as verdades e dogmas fundamentais reveladas por Deus (Concílio de Trento, 22, 1) 1. Redenção Na missa se oferece um verdadeiro e real sacrifício propiciatório 2. Transubstanciação A hóstia é Cristo, presente sob as espécies do pão e do vinho 3. Sacerdócio Os sacerdotes, e somente eles, são os ministros desse sacrifício ▸ Os elementos acidentais da Santa Missa não são puramente disciplinares: neles se expressam e conservam a fé 5 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  6. O desejo ardente de uma pátria está no coração de

    todo homem. A pátria é o ambiente que desde a infância nos é familiar, a casa paterna, as características exteriores, as pessoas, seus trajes, sua língua e seus costumes. A pátria sempre é bela, e não importa se não agradar a outros. O homem religioso busca sua pátria e segurança na Igreja, que é sua mãe. Nela espera encontrar refúgio e ajuda em meio aos desassossegos de sua alma, um oásis de calma e paz “não como o mundo a dá” (Jo 14,27). Busca uma pátria, em particular dentro na Liturgia. 6 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21) Mons. Klaus Gamber, Reforma da Liturgia Romana
  7. A LITURGIA COMO NOSSA PÁTRIA ▸ Não temos aqui cidade

    permanente, mas vamos em busca da futura. Lembrai-vos, pois, de vossos guias que vos pregaram a Palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade.(Hb 13, 14.7-8) ▸ Tradidi quod et acceppi (I Cor 11, 23) ▸ Os sinais visíveis ▸ As vestimentas e costumes ▸ A língua ▸ Lex Orandi, Lex Credendi 7 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  8. As incessantes mudanças que hoje continuamos sofrendo estão em total

    contradição com esse princípio. Modificam-se constantemente os ritos e se fazem desaparecer quase inteiramente os usos e costumes existentes, o que equivale a privar os homens de sua pátria espiritual e, portanto, a convulsionar sua fé. Desde o começo da reforma, os fiéis sofreram uma sequência de mudanças radicais e totalmente inúteis, que lhes deu o sentimento de que tudo o que havia até agora era falso. Não se estima, porém, o quanto, na alma dos fiéis vão em uníssono o dogma católico e as formas de piedade. Uma modificação nas formas equivale a uma modificação na fé. A antiga ordem, que era para a maioria dos fiéis como uma pátria, uma vez destruída, não poderá tão cedo ser substituída por uma nova. 8 Mons. Klaus Gamber, Reforma da Liturgia Romana CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  9. A QUINTA COLUNA É a liturgia que forma o caráter,

    a mentalidade dos homens. A reforma litúrgica é, em certo sentido, a chave do aggiornamento: não vos enganeis, é aqui que começa a revolução Mons. Dwyer, Membro do Consilium 26/02/1967 9 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  10. A QUINTA COLUNA Então fui procurar eu mesmo o secretário

    de Estado, o Cardeal Cicognani e lhe disse: «Vossa Eminência deixará passar isto? Não é possível. O que é essa nova Missa? É uma revolução na Igreja, uma revolução na liturgia.» O Cardeal Cicognani, que era o Secretário de Estado de Paulo VI, pôs a cabeça entre as mãos e disse-me: «Oh, Monsenhor, eu bem sei: Eu estou de acordo com o senhor, mas o que eu posso fazer? O Pe. Bugnini pode entrar no escritório do Santo Padre e lhe fazer assinar o que ele quer.» 10 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  11. A QUINTA COLUNA Quando o cardeal viu essa definição da

    Missa na Instrução que precede o novo “Ordo”, ele disse: não se pode aceitar essa definição da Missa; Ele foi e disse: «Santo Padre, não podeis deixar essa definição, ela é herética. Não podeis continuar a deixar vossa assinatura numa coisa como essa». E o Santo Padre lhe respondeu: «Bem, realmente, eu não a li. Eu assinei sem ler.» 11 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  12. UMA PÁTRIA OCUPADA ▸ “O desenvolvimento da Liturgia ao longo

    dos séculos – “Todos os decretos foram escritos para manter a Tradição da Igreja” (RL) ▸ “Há, em nossa época, uma evolução cultural, cultual, social, humana tal que não se pode mais conservar as coisas do passado. E é por isso que nos pareceu necessário fazer um rito que se adapte mais à mentalidade do mundo moderno” (RL) ▸ “É verdade que a Missa Nova representa em comparação à antiga uma real ruptura com o passado” (RL) 12 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  13. UMA PÁTRIA OCUPADA ▸ “Devemos tirar da nossas orações e

    da liturgia tudo o que pode ser a sombra de um melindro para nossos irmãos separados” (19/03/65) ▸ “Das exigências que Lutero tinha formulado no seu tempo podem ser consideradas como satisfeitas na teologia e na prática da Igreja de hoje: o uso da língua vernácula na liturgia, a possibilidade de comunhão sob duas espécies e a renovação da teologia e da celebração da eucaristia” (DC, 03/07/83) 13 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  14. O adversário lançou a mão sobre todos os seus tesouros.

    E ela viu os pagãos penetrarem em seu santuário, aqueles dos quais dissestes que não entrariam em vossa igreja. Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta, a mim que o Senhor feriu no dia de sua ardente cólera. 14 Lamentações do profeta Jeremias 1, 11s CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  15. O Novus Ordo Missae – considerando-se os novos elementos amplamente

    suscetíveis a muitas interpretações diferentes que estão nela implícitos ou são tomados como certos – representa, tanto em seu todo como nos detalhes, um surpreendente afastamento da teologia católica da Missa tal qual formulada na sessão 22 do Concílio de Trento.” 15 Breve Exame Crítico, Card. Ottaviani e Bacci CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  16. O QUE REALMENTE MUDOU ▸ “A Missa é um catecismo

    vivo”, é a coluna de nossa fé, pois nela se reafirmam as verdades e dogmas fundamentais reveladas por Deus (Concílio de Trento, 22, 1) 1. Redenção Na missa se oferece um verdadeiro e real sacrifício propiciatório 2. Transubstanciação A hóstia é Cristo, presente sob as espécies do pão e do vinho 3. Sacerdócio Os sacerdotes, e somente eles, são os ministros desse sacrifício 16 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  17. O QUE REALMENTE MUDOU ▸ Redenção Na missa se oferece

    um verdadeiro e real sacrifício propiciatório ▸ A Teologia do Mistério Pascal ▸ A negação da Propiciação na Missa — Missa como banquete festivo ▸ Mudanças no Canon, substituição do Ofertório, sinais da cruz, pedra d’Ara, altar-mesa, cruz do altar, Versus Populum, língua vernácula, as mudanças de calendário 17 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  18. O QUE REALMENTE MUDOU ▸ Transubstanciação A hóstia é Cristo,

    presente sob as espécies do pão e do vinho ▸ “A presença de Cristo é semelhante à presença de um autor em sua obra. Dizer ser sinal eficaz é absolutamente ridículo, não se pode mais crer nessas coisas hoje” ▸ As duas presenças – Evangelho (in usu) e Eucaristia (in esse) ▸ A presença na comunidade pela fé – onde dois ou mais estiverem unidos… ▸ Narrativa, Ausência de genuflexões, Comunhão na mão, ministros leigos, purificação, pinçar dos dedos, localização do sacrário, etc 18 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  19. O QUE REALMENTE MUDOU ▸ Sacerdócio Os sacerdotes, e somente

    eles, são os ministros desse sacrifício ▸ A participação dos fiéis ▸ Os "ministérios" leigos e as inovações dos grupos de liturgia ▸ O sacerdócio comum 19 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  20. A CRISE DE FÉ ▸ O espírito sobrenatural e a

    reverência ao Sagrado ▸ Pela língua vernácula, em voz alta, mudanças nos paramentos, calendários, mudanças de posição, comunhão na mão, pelos fiéis — como se Deus não existisse ▸ O espírito de sacrifício ▸ Sem sacrifício propiciatório, a vida é feita de prazeres, o mundo é atrativo, o esforço e inútil ▸ A empenho pelo Reinado Social de Nosso Senhor ▸ O indiferentismo 20 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO - MANAUS/AM • SALVEMARIA.COM.BR PATRIA NOSTRA - CAUSAS E EFEITOS DA MUDANÇA LITÚRGICA NA CRISE DE FÉ (09/05/21)
  21. Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório

    - Manaus / AM www.salvemaria.com.br