Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Instituto Sumaúma | Apresentação Institucional 2023

Instituto Sumaúma | Apresentação Institucional 2023

Depois de 20 anos de experiências independentes de ações afirmativas em algumas universidades públicas e com os 10 anos da Lei de Ações Afirmativas (12.711/2012) que universaliza essa política de educação no Brasil, muitas pessoas dos grupos beneficiários da lei, ou seja, pessoas negras, indígenas, advinda de escola pública e pessoas com deficiência gostariam de seguir trilhando o percurso da carreira acadêmica.

Todavia, em decorrência de diversas disparidades sociais, pessoas destes grupos sociais sofrem certas barreiras para continuar estudando e fazendo ciência. É neste contexto e para diminuir algumas destas barreiras é que se encontra a atuação do Instituto Sumaúma. Confira em nossa apresentação institucional a forma pela qual executamos nosso trabalho.

Instituto Sumaúma

January 24, 2023
Tweet

More Decks by Instituto Sumaúma

Other Decks in Science

Transcript

  1. None
  2. Quem Somos O Instituto Sumaúma é um centro de formação,

    pesquisa e assessoria focado no desenvolvimento de carreiras acadêmicas de pessoas negras, indígenas e/ou periféricas. A organização também executa projetos de comunicação e divulgação científica, sobretudo a partir da produção e das demandas coletivas destes grupos sociais. Estruturado como uma associação, o Instituto Sumaúma é uma organização sem fins lucrativos, orientada ao impacto social e com princípios organizacionais que dialogam com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade (04), Igualdade de Gênero (05), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (08), Redução das Desigualdades (10), Paz, Justiça e Instituições Fortes (16) e Parcerias e meios de implementação (17). Palavras e trechos em destaque com cores e sublinhado são links. Clique e explore mais!
  3. Taís Oliveira (ela/dela) é mulher negra, periférica e fruto de

    políticas públicas de educação (prounista, cotista e estudante de universidade pública). Sua formação é em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas (FAPCOM), Mestra e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Tem 14 anos de experiência no mercado de comunicação, sobretudo em planejamento, conteúdo, métricas e dados atuando em setores e segmentos variados. Na pesquisa acadêmica se debruça em temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade com intersecções entre raça e gênero. Atua há 4 anos no terceiro setor e é Fundadora, Presidente do Conselho e Diretora Executiva no Instituto Sumaúma. Fundadora Palavras e trechos em destaque com cores e sublinhado são links. Clique e explore mais!
  4. Princípios Organizacionais Missão Assim como a árvore Sumaúma que armazena

    água para si e para os demais atores do ecossistema; é guia para os barqueiros nas margens dos rios; espalha sementes para alimentar outras espécies e para a germinação; e tem a estrutura potente e raízes tão grandes e fortes que extrapolam as dimensões convencionais… O Instituto Sumaúma tem como missão: produzir e compartilhar conhecimento relevante para e com o ecossistema; colaborar com o desenvolvimento de carreiras e superação dos desafios do campo acadêmico para pessoas negras, indígenas e/ou periféricas; e ampliar as possibilidades epistêmicas a partir de visões de mundo não hegemônicas.
  5. Princípios Organizacionais Visão Ser um centro centro de formação, pesquisa

    e assessoria reconhecido por contribuições pertinentes à sociedade. Valores Educação; Compartilhamento; Respeito aos territórios; Colaboração em rede.
  6. Áreas e Projetos As áreas de atuação compreendem: • Educação

    & Pesquisa onde estão os projetos Curso Preparatório para Seleções de Pós-graduação e Comunicação Científica de Resistência; • Desenvolvimento de Carreiras com os projetos Repositório Sumaúma e Jornadas de Desenvolvimento; • E a área de Serviços onde se encontram os projetos sob demanda. Palavras e trechos em destaque com cores e sublinhado são links. Clique e explore mais!
  7. História: 2017 2018 2019 2020-2021 Primeira roda de conversa sobre

    o processo seletivo do PPGCHS da UFABC. Primeira edição do curso preparatório Mestres Pretes. 226 inscrições. Segunda edição do curso preparatório Mestres Pretes. 565 inscrições. Pandemia. Reformulação e ampliação geral do curso preparatório, que agora passa a fazer parte do Instituto Sumaúma.
  8. O Instituto Sumaúma vem sendo elaborado desde de 2020, mas

    o lançamento oficial e o início das atividades ocorreram no ano de 2022. Desde então: • Lançamos o instituto com identidade visual estabelecida, conteúdo de comunicação científica, site, blog e mídias sociais ativas; • Recebemos assessoria financeira com uma profissional especializada em organizações do terceiro setor; • Iniciamos o processo de regulamentação como associação, constituição do conselho, assembleia de fundação e registros, uma parceria com o Instituto DiverCidades; • Executamos a terceira edição do Curso Preparatório para Seleção de Pós-graduação; • Elaboramos a estratégia e execução de relações com a imprensa para o lançamento do livro Racismo Algorítmico: Inteligência Artificial e Discriminação nas Redes Digitais, do pesquisador Tarcizio Silva; + Palavras e trechos em destaque com cores e sublinhado são links. Clique e explore mais!
  9. O Instituto Sumaúma vem sendo elaborado desde de 2020, mas

    o lançamento oficial e o início das atividades ocorreram no ano de 2022. Desde então: • Fomos contemplados pelo edital Elas Periféricas da Fundação Tide Setubal para fortalecimento institucional; • Fomos contemplados no chamamento público “O papel da ciência no Brasil de amanhã” do Instituto Serrapilheira, do qual realizamos o projeto Série ’10 anos depois’: um podcast sobre os 10 anos da lei de cotas no ensino superior público; • Fizemos a direção técnica e análise da pesquisa “Quem somos: mapa de talentos negros na tecnologia”, encomendada pela AfrOya Tech Hub; • Colaboramos no relatório de tendências bibliográficas dos trabalhos enviados ao edital Ancestralidades (Itaú Cultural), uma parceria com a Desvelar. Palavras e trechos em destaque com cores e sublinhado são links. Clique e explore mais!
  10. Site e Mídias Sociais sumauma.org @sumauma_org @sumauma_org @sumaumaorg @sumaumaorg @sumauma

  11. Obrigada sumauma.org [email protected]