Slide 1

Slide 1 text

No content

Slide 2

Slide 2 text

Apresentamos aqui o Inspiring Vision, um projecto tecnológico inovador e criativo que alterará a forma como nos relacionamos com os vídeos ao introduzir a capacidade de interagirmos com os mesmos, como se estivessemos no centro da acção. Baseia-se assim, na criação de uma agência de produção de meios multimédia que alia vídeos 360º com interactividade e qualidade, proporcionando experiências imersivas únicas, inovadoras, criativas e cativantes. Com uma vasta aplicabilidade, este produto pode ser implementado em diversos mercados, tendo um valor de investimento inicial reduzido e baixos custos fixos.

Slide 3

Slide 3 text

Este projecto será uma nova unidade de negócio para a Inspiring - Eventos e Divulgação, uma startup jovem focada na área do marketing promocional e da comunicação empresarial, que iniciou a sua actividade em 2010. Estando assente numa estrutura sólida de uma empresa, este projecto tem os seus custos fixos reduzidos e uma experiência adquirida de quase 3 anos num mercado que não é de todo diferente deste. Contamos com diversos apoios dentro da nossa universidade, o ISCTE- IUL. Com maior destaque o centro do Empreendorismo Audax, que apoiou- nos frequentemente no desenvolver do plano de negócios, tendo este sido apresentado e avaliado num dos seus programas de empreendedorismo criativo. Contamos também com um apoio mais dinâmico e jovem por parte do Clube de Empreendedores do ISCTE, denominado BUSII, da qual fazemos parte e que nos proporciona os melhores contactos e oportunidades para podermos chegar a um público maior. como por exemplo, o Prof. Paulo Trezentos, director do ADETTI-IUL e fundador da Caixa Magica que também tem mostrado grande interesse no projecto. Sendo o projecto ainda muito jovem, a equipa actual concorreu nos finais de Julho ao concurso Startup Weekend Portimão do qual obtivemos o primeiro prémio e alguns apoios importantes, por parte da Beta-i, Microsoft Portugal, Consultores da Simpliradar e para além de incubação no espaço inCube, entidades que nos têm fornecido materiais necessários e auxiliado em diversos parâmetros de desenvolvimento do projecto. Neste momento, acabado o plano de negócios, estamos a melhorar uma versão MVP. A nossa principal lacuna é o valor de investimento inicial nos equipamentos necessários para a produção de vídeos de qualidade. Planeamos num futuro breve aproveitar os apoios existentes incluindo também extensões para uso de plataformas como Kinect, avançando com especial dedicação para dispositivos moveis tanto Androids como iOS, tendo também em mira plataformas que possam funcionar em simbiose com a nossa tecnologia como Oculus Rift, entre outros. Estamos também já a tentar cativar possíveis clientes que estejam interessados nesta tecnologia e tentando angariar investimento inicial.

Slide 4

Slide 4 text

O Inspiring Vision, é um projecto inovador de base tecnológica, que pretende alterar a forma como as pessoas se relacionam com os vídeos. Em termos técnicos, o projecto baseia-se na criação de uma agência de produção de meios multimédia interactivos, que trabalhará enquanto prestador de serviços que poderão ter mercados e aplicações tão diferentes quanto o potencial a que esta tecnologia permite. Esta potencialidade está implícita na oportunidade de negócio, sendo a falta de interactividade que os utilizadores têm actualmente com os seus vídeos a principal “resposta a um problema”. Na prática, iremos desenvolver vídeos que serão gravados com auxílio de tecnologias de captação de imagem em 360º, com qualidade HD, onde o utilizador, mais do que simplesmente assistir um vídeo, irá “fazer parte dele”, podendo rodar a acção e escolher o seu próprio ângulo de visão. Mais ainda, será possível a inclusão de outras formas de interacção, de diversos tipos como a presença de informações sobre objectos/pessoas presentes no vídeo através de um toque, ou mesmo a capacidade de alterar o rumo/storyline do vídeo, podendo o utilizador escolher o seu percurso, tornando estes vídeos totalmente interactivos e proporcionando uma experiência inovadora e tornando-os mais interessantes e viciantes.

Slide 5

Slide 5 text

O projecto surge numa oportunidade conseguida através da massificação dos meios de captação de fotos e vídeos em 360º, aliada a uma ideia completamente inovadora que poderá levar esta tecnologia ao próximo nível. A tecnologia de captação de fotografias em 360º têm vindo a ser cada vez mais utilizadas e demonstraram já uma grande aceitação e procura por parte do público, desde a criação do Google Street View até à criação de inúmeras aplicações móveis que nos permitem fazer fotos panorâmicas. Vários museus e locais históricos têm também vindo a aplicar esta tecnologia de forma a criar visitas virtuais dos seus espaços. O grande problema desta tecnologia e de como tem vindo a ser utilizada é que, desde de o seu início em 2007, não sofreu nenhum tipo de desenvolvimento tecnológico, continuando a ser apenas fotografias de espaços normalmente desertos e onde é impossível sentir o ambiente, o movimento e som desses espaços. Isto faz que estas visitas virtuais sejam estéreis e monótonas, não mostrando o real potencial do espaço. Por outro lado, com a massificação de vídeos online, disponibilizados no youtube, torna-se cada vez mais fácil encontrar um vídeo sobre qualquer espaço que tenhamos interesse em conhecer, mas, por outro lado, os filmes convencionais perdem a capacidade de interacção encontrada nas tecnologias panorâmicas e de visitas virtuais, estando o utilizador limitado a uma “visão” gravada que não pode ser alterada. Este projecto vem, desta forma, juntar as capacidades das duas tecnologias e ainda dar mais um passo à frente. A visão associada a este projecto tem, em grande medida, uma inspiração no mundo dos videojogos, onde há muito tempo já se é possível percorrer mundos virtuais extensos e interagir com todos os elementos disponíveis. A grande inovação vem assim na capacidade de aliar todos estes factores enquanto, no vídeo, poderemos observar o mundo real e experenciá-lo como se nos encontrassemos nesse local, através de vídeos 360º interactivos.

Slide 6

Slide 6 text

Criação de Vídeos 360º - Partilhar momentos já não tem que ter um ângulo fixo, cada vídeo não deve ser limitado pelos contornos da televisão, a tecnologia actual e o processamento de qualquer equipamento com um visor permite sair fora dos limites, seja num smartphone ou no ecrã da televisão, a produção destes vídeos têm mesmo este objectivo, dar a verdadeira escolha do ângulo a qualquer pessoa, tornando a visualização do vídeo numa experiência pessoal e única, como se estivesse no centro da acção. Criação de Vídeos com Interactividade - Não queremos que fique só a olhar. Experimente! Toque! Interaja! Sinta... Porque para estar na acção é necessário podermos interagir! Com o nosso processamento, aliado a métodos de gravação pioneiros, queremos que cada visualização seja tão livre como qualquer espaço permitir, que qualquer objecto possa ser interagido através de botões de selecção. Se estiver a visualizar um bar, escolha o seu lugar, escolha o seu prato, sinta a emoção da música ou o ambiente do ruído das pessoas. Garantimos uma imersão mais abrangente e rica do que qualquer tecnologia existente. Criação de Streaming 360º para Eventos - Quantas vezes não vemos as bandas favoritas pela TV e pensamos, porque é que estão a mostrar o vocalista no meio de um solo de guitarra? E porque tão poucas vezes mostram o publico a sentir a emoção da música? Queremos acabar com essas chatices. Colocando algumas das nossas câmeras e ligando todas através da web, por um canal de live streaming, deixamos o utilizador escolher o seu lugar no meio do público, ver o seu músico ou jogador de futebol favorito, ou ter a sua visão sobre qualquer espaço. Qualquer tipo de evento pode ser gravado em 360º, com especial atenção a eventos musicais e desportivos. As potencialidades são infindáveis e os vídeos podem ser revistos tantas quantas vezes forem precisas até encontrarmos todos os pequenos pormenores que fazem a diferença, como a reacção de cada convidado quando o padrinho do seu casamento fez aquela piada. Cosmopolitan Cocktail made with vodka, triple sec, cranberry juice, and freshly squeezed lime juice or sweetened lime juice. SIT HERE SIT HERE ASK FOR ANOTHER DRINK

Slide 7

Slide 7 text

A tecnologia cada vez mais adapta-se ao corpo humano e já não temos que usar ratos, nem teclados quando temos o corpo todo a disposição (Kinect). Os nossos polegares já conseguem dirigir-nos melhor pelas interfaces do que antigamente os teclados faziam (iPhone, Android). Já não precisamos de olhar para um ecrã estático quando podemos tê-lo nos nossos olhos (Oculus Rift). Todos estes equipamentos e plataformas podes ser utilizados associados à nossa visão 360º, podendo ter várias formas de levar os produtos às pessoas, seja nos seus computadores, smartphones e tablets, ou montando sistemas de grande porte para serem colocados em locais específicos – museus, lojas, locais turísticos. Este projecto trará assim experiências únicas e uma tecnologia nunca antes utilizada ao público em geral ou a públicos específicos, dependendo da vertente do projecto em questão. Não existe, de momento, nenhuma aproximativa a este tipo de captação ou demonstração de conteúdo, sendo o que se aproxima mais são as fotografias 360º do Google Street View e outras visitas virtuais, mas que são estáticas, não têm som, nem nenhuma interactividade perante o espaço apresentado. Todas as aproximativas existentes no mercado actual em relação a captação de vídeos em 360º têm se demonstrado apenas capazes de mostrar o vídeo em si, não tirando total partido das suas capacidades, mas tem comprovado a sua procura e aplicabilidade em diversas campanhas de marketing para grandes empresas internacioais. Este projecto pretende promover tudo isto de uma forma única para cada espaço, devido a cada vez mais forte aposta por demonstração de espaços na Web , apresentando o novo modelo de multimédia em que cada utilizador poderá fazer as suas escolhas, ter a sua visão sobre o sitio e poder voltar atrás, escolhendo outro caminho, outra experiência. Torna-se assim, verdadeiramente global e capaz de ser expandido para outros locais. O projecto tem como princípios básicos: Experience and Interaction – A experiência interactiva é o principal foco do projecto. Queremos que as pessoas se sintam mesmo dentro dos vídeos e que actuem como se tratasse da vida real. Engagement and Quality – A qualidade e a involvência de cada vídeo será o segundo factor mais importante. É essêncial que o produto apresente uma qualidade alta de forma a conseguir atrair e cativar os utilizadores e tornando toda a experiência numa aventura viciante e que os faça querer ver mais. Low Price – Este projecto consegue apresentar uma experiência inovadora, rica e de alta qualidade sem apresentar preços exorbitantemente altos, conseguindo competir directamente ou até com valores inferiores às produtoras existentes no mercardo que produzem vídeos não interactivos.

Slide 8

Slide 8 text

Com a tecnologia inerente a este projecto, as possiblidades de aplicatibilidade são tão vastas que tornou-se difícil, à partida, a escolha do caminho mais correcto no que toca a qual mercado queremos atacar incialmente. Iremos assim apresentar, sucintamente, quais as possibilidades existentes, para uma percepção maior de cada mercado/produto, apresentando também quais foram os motivos que nos levam a tomar determinadas decisões. Inicialmente iremos apostar numa abordagem de criação de experiências temáticas como serviços a museus e outros locais culturais, tornando assim porssível que os utilizadores desses espaços possam visualizar locais ou “aventuras” relacionadas com o tema abordado nesse espaço. Será neste serviço que iremos apontar os nossos maiores esforços, visto que este é um mercado que tem apostado na inovação, fazendo destes vídeos 360º interactivos produtos enquanto “obras de arte”. Em simultâneo, iremos criar parcerias com agências de marketing e comunicação, com carteiras de clientes de grande porte, para que estas possam vender estes produtos aos seus clientes pois poderão ter mais capacidade de venda, ao mesmo tempo que poderá poupar-nos esforços na fase inicial. Numa segunda fase, tendo construído um bom portfólio de projectos e demonstrado a qualidade dos nossos serviços, iremos expandir os esforços para conseguir projectos directamente com as empresas, em projectos de comunicação dos seus produtos ou espaços, ou projectos de promoção de espaços turísticos, culturais e imobiliários. Por fim, dado que serão, à partida, projectos que involvam mais custos de investimento em equipamento, iremos abrangir os eventos, que podem ser por exemplo, eventos desportivos ou concertos de música, entrando pelos formatos de live streaming. Como projectos paralelos, poderemos também utilizar a tecnologia em gamification. A nossa estratégia de entrada no mercado foi desenvolvida com base em valores apurados no que toca ao investimento feito por cada sector do mercado, reflectindo-se nesta abordagem e origem. No entanto, torna-se evidente que as potencialidades desta tecnologia permitem que nos direccionemos para o sector que for mais indicado a cada momento do projecto, tendo várias alternativas por onde escolher. No entanto, o cariz inovador do projecto torna a sua entrada no mercado mais difícil, pelo que, numa fase inicial, estamos dispostos a desenvolver alguns projectos de forma gratuita ou com valores reduzidos para parceiros que possibilitem a criação de um grande buzz e awareness sobre o assunto.

Slide 9

Slide 9 text

← ← Licenciado em Arquitectura pelo ISCTE-IUL 26 anos Fundador e gerente da empresa Inspiring – Eventos e Divulgação, que actua na área do Marketing Promocional, já conta com uma experiência de 3 anos nestas funções. Vasta experiência em trabalhos de Design. Apaixonado por tudo o que seja tecnologia. Empenhado e criativo. ← ← Licenciado em Eng. Informática pelo ISCTE-IUL 22 anos Head of IT da European Confederation of Junior Enterprises e IT Director da ISCTE Junior Consulting. Desenvolve a tempo inteiro projectos de nível informático por toda a Europa, tanto para particulares como empresas internacionais. Sempre positivo e pronto a ajudar.

Slide 10

Slide 10 text

- Tecnologia com múltiplas aplicações e em diferentes mercados; - Baixo investimento inicial e custos fixos ou de manutenção; - Semelhanças com o mercado dos videojogos e aplicações online e mobile; - Utilização de meios web e mobile, mercados com comprovado crescimento a nível global, tanto a nível de investimento por parte de empresas na sua presença no meio, quanto por parte dos utilizadores; - Aplicação de várias tecnologias de uma forma única, inovadora e criativa; - Tratando-se de uma empresa que prestará serviços no desenvolvimento de projectos, ao contrário de um produto, a expansão do negócio torna-se mais difícil; - A novidade da tecnologia e do projecto em si, tornando-se mais difícil de entrar no mercado; - Possibilidade de ser copiado por agências e produtoras de grande dimensão, com a capacidade de nos ultrapassar rapidamente;

Slide 11

Slide 11 text

Em primeiro lugar, é de salientar que este projecto será uma nova unidade de negócio de uma pequena empresa já estruturada e estável, com quase 3 anos de presença no mercado, proporcionando a este uma redução significativa no que toca a custos fixos de implementação e gestão que uma nova empresa necessitaria. Para estas projecções, tivemos em conta 3 cenários possíveis – Realista, Pessimista e Optimista. Novo Investimento - Os equipamentos adquiridos inicialmente conseguirão dar estabilidade ao projecto nos seus primeiros anos de vida e até ser possível um crescimento da empresa a esse nível, tendo por base o sucesso do projecto em si como princípio dessa necessidade. Investimento Inicial - O investimento inicial do projecto ronda os 25000€, que serão utilizados na compra de equipamentos de alta qualidade para que os vídeos produzidos tenham também uma qualidade superior, factor essencial na produção de conteúdos multimédia. Custos com Pessoal - Para esta projecção assumimos um valor de 1000€ mensais para cada elemento da equipa, sendo que o número de elementos aumenta consoante o trabalho. Apesar disso, na realidade, poderemos optar por formas não tão rígidas de pagamento, como pagamentos por projecto. Custos Fixos e Variáveis - Tomámos como pressuposto de custos fixos um valor de 20% de cada projecto. Os custos variáveis, neste caso, não serão assumidos visto que serão assegurados pelo cliente adicionando ao valor de custo consoante a necessidade específica do projecto. 258% 256.087 Número de Clientes – 1º ano Valor Anual de Vendas (taxa de cres – 10%) Total de Custos Total Fluxo de Caixa Liberto Valor Actual Líquido (5 anos)* Taxa de Rentabilidade Realista Optimista Pessimista 150.000 165.000 181.500 199.650 219.615 66.000 69.000 72.300 75.930 79.923 59.700 73.550 83.285 93.994 105.773 10 *Taxa VAL – Advertising = 15,63% 395% 406.330 225.000 247.500 272.250 299.475 329.423 93.000 97.500 102.450 107.895 113.885 94.350 112.625 127.228 143.290 160.959 15 118% 103.220 75.000 82.500 90.750 99.825 100.808 40.000 41.500 43.150 44.965 46.962 24.250 33.675 38.543 43.897 49.786 5 Dado que este projecto funcionará à base de produtos específicos caso-a-caso, variando na sua dimensão e complexidade, ou até mesmo do número de interacções ou tipo de vídeo que será produzido, torna-se difícil calcular com precisão os valores de venda e de custo. Posto isto, assumiremos para esta projecções valores abaixo dos utilizados pelo mercado no que toca à produção de vídeos para museus, turísticos ou por agências de produção multimédia. Como valor médio de venda, assumimos um projecto para um museu de 5 vídeos, cada um com uma duração de 5 min – 300€ /minuto – e cada um com 3 interacções - 500€/interacção. Assim sendo, utilizaremos um valor médio de venda de 15.000€ por projecto, da qual resultam as seguintes projecções:

Slide 12

Slide 12 text

BUSINESS PLAN

Slide 13

Slide 13 text

EDUARDO FARILLO LOPES FILHO WWW.EDUARDOFILHO.ME [email protected] (+351) 966 539 819 PERSONAL INFORMATION Date of Birth: 19/07/1986 Nationality: Portuguese Adress: Rua Damião de Góis, nº 20 5º Fte Esq Zip Code: 2650-321 Amadora WORK EXPERIENCE Current Founder and CEO of Inspiring – Eventos e Divulgação, Lda. Project Manager of Criar Talentos, Lda. Freelance Designer since 2010 since 2011 EDUCATION Programa de Empreendedorismo Cultural e Indútrias Criativas by AUDAX-IUL Licenciatura em Arquitectura by ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa LANGUAGES Primary: Portuguese, English Secondary: Spanish, French, Italian TECNICAL SKILLS O.S: Windows, Mac Web Design: HTML, Joomla, Wordpress Design: Photoshop, Illustrator, InDesign, CorelDraw, Inkscape, AutoCad, Powerpoint, 3DsMax, Blender

Slide 14

Slide 14 text

No content

Slide 15

Slide 15 text

Mercado museus Agencias Imobiliarias eventos tourism Marcas 360 públicos nacioais Milhares internacionais Só neste ano 212 contratos públicos com uma média de 54000€ cada. 860 contratos para promoção turistica só este ano. Valor médio 36000€ 20 empresas de marketing e comunicação de grande escala a nível nacional com clientes importantes; 200 de média escala; Milhares de eventos que utilizam sistemas de captação de imagem: Concertos, Desportivos, etc. Milhares de empresas com espaços físicos. Milheres de euros gastos em marketing digital Foco em nicho premium: Hoteleiro, Restaurantes, etc Milhares de empreendimentos imobiliários utilizam sistemas de visualização dos seus espaços.

Slide 16

Slide 16 text

Investimento inicial Nome Custo Point Grey - Camera 360 Ladybug3 12 000,00 € 2 Macbook Pro para Processamento de Video 3 898,00 € Servidor Cloud com Processamento 24 Meses 3 336,00 € Cabos de Expansao e Material de Fixacao de Camera 439,00 € Licenca After Effects + Final Cut Pro 1 300,00 € Custos Desenvolvimento Software para Web 3 999,00 € Total: 24 972,00 €

Slide 17

Slide 17 text

Projecções Financeiras: Cenário - Optimista Fluxo Caixa Descontado Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 6 225.000 247.500 272.250 299.475 329.423 Taxa cresc. ano 10% 225.000 247.500 272.250 299.475 329.423 45.000 49.500 54.450 59.895 65.885 C Var. do Vneg. 20% 0 0 0 0 0 48.000 48.000 48.000 48.000 48.000 132.000 150.000 169.800 191.580 215.538 93.000 97.500 102.450 107.895 113.885 132.000 150.000 169.800 191.580 215.538 20% 26.400 30.000 33.960 38.316 43.108 105.600 120.000 135.840 153.264 172.430 5.000 5.000 5.000 5.000 105.600 125.000 140.840 158.264 177.430 Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 6 25.000 0 0 0 0 0 0 11.250 12.375 13.613 14.974 16.471 -68.682 % do Vol Neg. 5% 25.000 11.250 12.375 13.613 14.974 16.471 -68.682 -25.000 94.350 112.625 127.228 143.290 160.959 68.682 Fluxos Caixa Actualizados. (FCFd) VAL = Taxa 16% -25.000 81.385 83.800 81.657 79.329 76.866 28.292 -25.000 56.385 140.185 221.842 301.171 378.038 406.330 VAL 5 anos 406.330 "NPV (t; n1:n5) + Inv. n0" TIR 5 anos 395% Perpetuidade. Cálculo Conceito: Cálculo dos fluxos caixa, após período planeado, (no caso 5 anos) e considerando o resultado do último período. (Ano 5) c = taxa de crescimento estimada t = custo oportunidade 160.959 16% 378.038 482.526 860.564 PROJECTO API Vendas / Prestações Serviços TOTAL dos Proveitos Custos Materiais + Subcontractos Custos com Pessoal Meio Libertos Total Custos Exploração Resultado Exploração (Ebit) Impostos Resultado Liquido Ad: Depreciação Fluxo Caixa Operacional INVESTIMENTOS Em Activo Fixo Em Necess. Fundo Maneio Total Investimentos Total Fluxo Caixa Liberto VAL Acumulado Período "IRR (n1:n10; t) Fluxo caixa no ano 5 t= (Taxa desconto) (-) c=0 Valor Total da avaliação: VAL do projecto (actualizado) para o período VAL da perpetuidade (actualizada) Valor Total da Avaliação do Projecto Cálculo da Perpetuidade = 1.010.416 Cálculo Perpetuidade Actualizada ( 346.327) x (1+0,30)^-5 = 482.526

Slide 18

Slide 18 text

Projecções Financeiras: Cenário - Pessimista Fluxo Caixa Descontado Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 6 75.000 82.500 90.750 99.825 109.808 Taxa cresc. ano 10% 75.000 82.500 90.750 99.825 109.808 15.000 16.500 18.150 19.965 21.962 C Var. do Vneg. 20% 0 0 0 0 0 25.000 25.000 25.000 25.000 25.000 35.000 41.000 47.600 54.860 62.846 40.000 41.500 43.150 44.965 46.962 35.000 41.000 47.600 54.860 62.846 20% 7.000 8.200 9.520 10.972 12.569 28.000 32.800 38.080 43.888 50.277 5.000 5.000 5.000 5.000 28.000 37.800 43.080 48.888 55.277 Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 6 25.000 0 0 0 0 0 0 3.750 4.125 4.538 4.991 5.490 -22.894 % do Vol Neg. 5% 25.000 3.750 4.125 4.538 4.991 5.490 -22.894 -25.000 24.250 33.675 38.543 43.897 49.786 22.894 Fluxos Caixa Actualizados. (FCFd) VAL = Taxa 16% -25.000 20.918 25.056 24.737 24.302 23.776 9.431 -25.000 -4.082 20.974 45.711 70.014 93.789 103.220 VAL 5 anos 103.220 "NPV (t; n1:n5) + Inv. n0" TIR 5 anos 118% Perpetuidade. Cálculo Conceito: Cálculo dos fluxos caixa, após período planeado, (no caso 5 anos) e considerando o resultado do último período. (Ano 5) c = taxa de crescimento estimada t = custo oportunidade 49.786 16% 93.789 149.251 243.040 Valor Total da avaliação: VAL do projecto (actualizado) para o período VAL da perpetuidade (actualizada) Valor Total da Avaliação do Projecto Cálculo da Perpetuidade = 312.532 Cálculo Perpetuidade Actualizada ( 346.327) x (1+0,30)^-5 = 149.251 Total Investimentos Total Fluxo Caixa Liberto VAL Acumulado Período "IRR (n1:n10; t) Fluxo caixa no ano 5 t= (Taxa desconto) (-) c=0 Resultado Liquido Ad: Depreciação Fluxo Caixa Operacional INVESTIMENTOS Em Activo Fixo Em Necess. Fundo Maneio Custos com Pessoal Meio Libertos Total Custos Exploração Resultado Exploração (Ebit) Impostos PROJECTO API Vendas / Prestações Serviços TOTAL dos Proveitos Custos Materiais + Subcontractos

Slide 19

Slide 19 text

Projecções Financeiras: Cenário - Realista Fluxo Caixa Descontado Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 6 150.000 165.000 181.500 199.650 219.615 Taxa cresc. ano 10% 150.000 165.000 181.500 199.650 219.615 30.000 33.000 36.300 39.930 43.923 C Var. do Vneg. 20% 0 0 0 0 0 36.000 36.000 36.000 36.000 36.000 84.000 96.000 109.200 123.720 139.692 66.000 69.000 72.300 75.930 79.923 84.000 96.000 109.200 123.720 139.692 20% 16.800 19.200 21.840 24.744 27.938 67.200 76.800 87.360 98.976 111.754 5.000 5.000 5.000 5.000 67.200 81.800 92.360 103.976 116.754 Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 6 25.000 0 0 0 0 0 0 7.500 8.250 9.075 9.983 10.981 -45.788 % do Vol Neg. 5% 25.000 7.500 8.250 9.075 9.983 10.981 -45.788 -25.000 59.700 73.550 83.285 93.994 105.773 45.788 Fluxos Caixa Actualizados. (FCFd) VAL = Taxa 16% -25.000 51.497 54.726 53.454 52.037 50.512 18.862 -25.000 26.497 81.222 134.676 186.713 237.225 256.087 VAL 5 anos 256.087 "NPV (t; n1:n5) + Inv. n0" TIR 5 anos 258% Perpetuidade. Cálculo Conceito: Cálculo dos fluxos caixa, após período planeado, (no caso 5 anos) e considerando o resultado do último período. (Ano 5) c = taxa de crescimento estimada t = custo oportunidade 105.773 16% 237.225 317.088 554.313 Valor Total da avaliação: VAL do projecto (actualizado) para o período VAL da perpetuidade (actualizada) Valor Total da Avaliação do Projecto Cálculo da Perpetuidade = 663.985 Cálculo Perpetuidade Actualizada ( 346.327) x (1+0,30)^-5 = 317.088 Total Investimentos Total Fluxo Caixa Liberto VAL Acumulado Período "IRR (n1:n10; t) Fluxo caixa no ano 5 t= (Taxa desconto) (-) c=0 Resultado Liquido Ad: Depreciação Fluxo Caixa Operacional INVESTIMENTOS Em Activo Fixo Em Necess. Fundo Maneio Custos com Pessoal Meio Libertos Total Custos Exploração Resultado Exploração (Ebit) Impostos PROJECTO API Vendas / Prestações Serviços TOTAL dos Proveitos Custos Materiais + Subcontractos