Slide 1

Slide 1 text

pray⇢vote⇢stake the age of decentralized consensus Colóquios de Ciência da Computação https://discord.gg/vjUqCfmdpA 10/02/2021

Slide 2

Slide 2 text

Alan R. Fachini alfakini alfachini alfakini.com alfachini

Slide 3

Slide 3 text

OBJETIVO DESSA APRESENTAÇÃO Não queremos discutir o que é certo ou melhor. Mas entender o porque. Contextualizar acontecimentos recentes, contextualizar o momento histórico da humanidade, entender melhor o mundo onde estamos vivendo, reduzir ansiedade para navegar melhor por essa vida, convencer mais pessoas a estudarem as mudanças políticas, sociais e tecnológicas pelas quais estamos passando. Tecnologia é ferramenta. Alguém que só sabe de tecnologia, é ferramenta. Precisamos entender não só como fazer algo, mas porque estamos ou precisamos fazer.

Slide 4

Slide 4 text

Porque a gente pensa como a gente pensa?

Slide 5

Slide 5 text

Pensamento religioso Pensamento analítivo Pensamento sistêmico

Slide 6

Slide 6 text

1º ato: pray to god

Slide 7

Slide 7 text

No content

Slide 8

Slide 8 text

PENSAMENTO MEDIEVAL (RELIGIOSO) ● O rei é o representante divino; ● Cristandade: você é alguém se faz parte do todo, coletividade; ● Deus é imóvel, então tudo é imóvel, nada muda; ● Nominalismo (Francisco de Assis, 1226): ○ Cada indivíduo possui uma forma específica e particular, personalidade; ○ Os seres humanos não possuem a mesma natureza, subjetividade; ○ O direito deve partir da vontade humana e não da natureza das coisas; ○ Somente a vontade humana vincula o homem às leis; ○ Começa a germinar uma ideia de contrato social.

Slide 9

Slide 9 text

REFORMA PROTESTANTE (1517 - 1648) ● Guilherme de Ockham articula o nominalismo e propõe a ideia da separação do estado e da igreja; ● Lutero é influenciado pelas ideias de Guilherme de Ockham; ● Servir a Deus no trabalho, não no mosteiro; ● A liberdade é dada pela educação; ● A finalidade da educação é aprender um ofício (nossa sociedade baseada no trabalho); ● Todos serão chamados para uma profissão para servir aos outros; ● O artesão: nas culturas de tradição protestante o trabalho manual é valorizado. A artesania de software.

Slide 10

Slide 10 text

A LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA ● Lutero exige que cada pessoa possa ler e interpretar a bíblia; ● O indivíduo que domina a linguagem é livre para interpretar o texto bíblico; ● A linguagem é a mediação pelo qual se tem acesso à realidade; ● O indivíduo assume a autoridade histórica do papa; ● A partir disso criam-se interpretações diferentes da realidade; ● XVII e XVIII as escolas de formação teológica para pastores protestantes darão origem às universidades norte-americanas: Harvard, Yale, Princeton. Uma única interpretação da bíblia Múltiplas interpretações da bíblia

Slide 11

Slide 11 text

A SECULARIZAÇÃO Estado Moderno: ● Tolerância; ● Ciência; ● Educação; ● Qualidade de vida; ● Humanização; ● Materialismo; ● Desumanização; ● Guerra; ● Exploração dos recursos naturais. Estados medievais Estados modernos

Slide 12

Slide 12 text

Deus torna-se material, toca o humano.

Slide 13

Slide 13 text

DEMOCRACIA ● O modelo presbiteriano dá origem ao parlamentarismo; ● No Calvinismo as pessoas escolhem quem governa a igreja; ● Suíça e Holanda começa a fazer isso no nordeste, mas são expulsos pelos portugueses. Foram para o norte e fundaram Nova Amsterdã (New York).

Slide 14

Slide 14 text

2º ato: vote for state

Slide 15

Slide 15 text

O ILUMINISMO ● Kant (1724 - 1804) assume a comunidade de fé (espiritual) e a transforma em comunidade ética (estado); ● Comunidade de fé é fonte para a concepção de uma república; ● Não se elimina a fé, alimenta-se dela, transformando a fé em um sistema de virtudes; ● Criação da constituição jurídica para dar legitimidade cristã ao estado; ● Coloca-se tudo no campo da racionalidade; ● Separação estado-igreja, liberdade política e econômica, tolerância, fraternidade; ● Reducionismo e método científico; ● Progresso!

Slide 16

Slide 16 text

DEUS ESTÁ MORTO (religioso -> moderno) ● O que antes Deus resolvia, agora pode ser resolvido pelos humanos; ● Nova estrutura moral; ● Múltiplas interpretações da realidade; ● Disputas ideológicas, dogmas e guerras entre estados.

Slide 17

Slide 17 text

PENSAMENTO ANALÍTICO ● Linear. Entender o que causa algo; ● Visão cartesiana: o todo é a soma das partes; ● Compartimentação: o currículo é a soma de aulas; ● Análise (reducionismo): entender as partes separadamente; ● Mecanicismo.

Slide 18

Slide 18 text

A ideia de Progresso

Slide 19

Slide 19 text

3º ato: stake to blockchain

Slide 20

Slide 20 text

PENSAMENTO SISTÊMICO ● Tira o foco da causalidade; ● Foco em padrões, propósito, processos, modelos e configurações; ● Como as coisas se relacionam? ● Visão macro; ● Organismo; ● Síntese (holismo); ● Um recorte da realidade, não suas partes; ● O comportamento do sistema não é resultado da soma de suas partes, mas do produto de suas interações.

Slide 21

Slide 21 text

PÓS-MODERNIDADE ● A sociedade líquida: dado a velocidade de mudança, as estruturas sociais se desfazem, ficam "líquidas" (para dar lugar a novas estruturas); ● Relação consumo-produção (todo projeto de blockchain tem um botão "connect wallet"); ● O consumidor decide, tem poder no sistema quem consome; ● Não há mais certeza no contexto em que vivemos (múltiplas realidades); ● Agora temos consciência que mesmo quando temos progresso não estamos necessariamente indo para um lugar bom; Não existe o lugar utópico.

Slide 22

Slide 22 text

PÓS-MODERNIDADE ● Individualização e Individualidade; ● Nasce a ideia de Direitos Humanos em contrapartida a Justiça Social; ● Busca do propósito individual, não coletivo; ● Redução do referencial estático, surgem os influenciadores; ● Existencialismo: ○ Não existe um único jeito de viver; ○ Eu tenho que descobrir o meu jeito de viver; ○ Ansiedade, síndrome de impostor, propósito de vida, experiências, etc. ● Tudo vira serviço: uberização, escolas infantis, lar de idosos.

Slide 23

Slide 23 text

Partindo da premissa que entendemos de onde viemos, entendemos o que estamos vivendo e os problemas que temos que enfrentar, o que podemos fazer?

Slide 24

Slide 24 text

A IDEIA DE INOVAÇÃO ● Se assume uma visão de risco do mundo; ● Solução de problemas é priorizado sobre descobrir fatos; ● Em algum momento o ciclo de inovação deixou de ser exclusivo de grandes instituições; "A inovação é a aceitação da responsabilidade humana" - Peter Drucker

Slide 25

Slide 25 text

Modelos de organização social: a Catedral e o Bazar

Slide 26

Slide 26 text

Modelos de organização social: a Catedral e o Bazar

Slide 27

Slide 27 text

Pensamento religioso Pensamento analítivo Pensamento sistêmico

Slide 28

Slide 28 text

No content

Slide 29

Slide 29 text

IGREJA ESTADO ESTADO ESTADO ESTADO ESTADO ESTADO INTERNET P2P BLOCKCHAIN REDUCIONISMO SISTÊMICO

Slide 30

Slide 30 text

No content

Slide 31

Slide 31 text

No content

Slide 32

Slide 32 text

No content

Slide 33

Slide 33 text

No content

Slide 34

Slide 34 text

No content

Slide 35

Slide 35 text

BITCOIN (BLOCKCHAIN)

Slide 36

Slide 36 text

Introdução Problema ● E-commerce sobre da fraqueza do modelo baseado em confiança; ● Instituições financeiras podem reverter transações; ● Isso aumenta o custo de transação limitando o tamanho delas e restringindo transações menores; ● Mercadores precisam de informações do cliente para evitar fraudes; ● Um percentual de fraudes é aceitável.

Slide 37

Slide 37 text

PROPOSTA ● Sistema de pagamento eletrônico sem intermediários baseado em provas criptográficas ao invés de confiança; ● Solução para o double spending problem usando um timestamp server distribuído baseado em peer-to-peer para gerar provas criptográficas da ordem correta das transações; ● O sistema se mantém seguro desde que a maioria dos nós sejam honestos.

Slide 38

Slide 38 text

Peer-to-Peer (P2P) ● Uma arquitetura de sistema distribuídos onde cada nó da rede funciona tanto como servidor como cliente, eliminando a necessidade de um servidor central. ● Ótimo para artefatos que podem ser replicados. ● Para artefatos que não podem ser replicados impõe desafios. ● Torrent, SoulSeek, DNS https://pt.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer centralizado p2p

Slide 39

Slide 39 text

PORQUE ISSO IMPORTA? ● Temos um desafio de coordenar a humanidade; ● Quanto mais pessoas, mais descentralizado; ● Descentralização progressiva.

Slide 40

Slide 40 text

DEMO: COMO UM BLOCKCHAIN FUNCIONA https://andersbrownworth.com/blockchain/public-private-keys/blockchain

Slide 41

Slide 41 text

ETHEREUM ● Blockchain programável; ● Turing complete; ● Smart contracts; ● DApps (Decentralized Apps). DAOs (Decentralized Autonomous Organizations)

Slide 42

Slide 42 text

DECENTRALIZED AUTONOMOUS ORGANIZATION

Slide 43

Slide 43 text

SISTEMA FINANCEIRO COORDENA AS TROCAS HUMANAS ● 1920: punch cards, account machines; ● 1950: mainframes; ● 1970: ATMs, cartões; ● 1990: Internet; ● 2000: Fintechs; ● Ainda existe muito espaço para melhorar, sistemas isolados. ● Decisões que impactam bilhões de pessoas são tomadas a portas fechadas; ● Muito difícil começar uma nova instituição financeira.

Slide 44

Slide 44 text

DECENTRALIZED FINANCES (OPEN FINANCES) ● Um novo sistema; ● Criptografia; ● Descentralização; ● Blockchain; ● Aberto; ● Resistente a fraudes; ● Ainda com muitos bugs; ● Alternativa global aos serviços financeiros; ● Poupança, empréstimos, comércio, seguros, etc. Sistema Financeiro atual DeFi

Slide 45

Slide 45 text

No content

Slide 46

Slide 46 text

No content

Slide 47

Slide 47 text

ERC-20 (TOKEN SMART CONTRACT) https://ethereum.org/en/developers/docs/standards/tokens/erc-20/ https://ethereum.org/en/developers/tutorials/understand-the-erc-20-token-smart-contract/ https://github.com/OpenZeppelin/openzeppelin-contracts/blob/master/contracts/token/ERC20/ERC20.sol

Slide 48

Slide 48 text

No content

Slide 49

Slide 49 text

No content