Apresentação desenvolvida por Daniela Pitta sobre a linguagem de programação Ruby para o Start Coding Like a Girl, evento promovido pelo grupo Women Techmakers João Pessoa.
Yukihiro Matsumoto, mais conhecido como Matz, no ano de 1995 no Japão, com o objetivo de ser uma linguagem mais legível e agradável de se programar. Mas, além das características orientada a objetos, Ruby também foi criada para possuir um forte quê de linguagem funcional. Ela foi inspirada em outras linguagens como Perl, Smalltalk e Lisp, e hoje está entre as linguagens mais usadas, muito em função da disseminação do seu principal framework MVC, o Ruby on Rails.
sua maioria, disponibilizam alguns interpretadores Ruby. Caso você esteja usando o Ubuntu, basta instalar o pacote do interpretador Ruby utilizando o apt-get install. Abra um terminal e execute o comando: sudo apt-get install ruby1.9.3
mais simples e fácil é utilizar umas das versões do RubyInstaller, que permite que você faça a instalação com apenas alguns cliques. O primeiro passo é baixar a última versão do RubyInstaller. Para isso, acesse o site: http://rubyinstaller.org/downloads/ Para testar que a instalação foi feita com sucesso, abra um terminal e execute o comando ruby -v e veja que o Ruby foi instalado:
pressa e quiser testar os códigos de exemplo logo, você pode usar o site http://tryruby.org. Ele funciona como um IRB, porém, dentro do seu browser favorito. Extremamente útil para quando você quer fazer um teste rápido, mas está em um computador que não tenha o Ruby instalado.
um arquivo com a extensão .rb e um programa cujo papel é interpretar o conteúdo deste arquivo, transformando-o em instruções de máquina e executando o comportamento esperado.
programação é a declaração de variáveis, que é apenas uma associação entre um nome e um valor. Em Ruby, basta definirmos o nome da variável e atribuir um valor usando o sinal =: idade = 27 O código acima, deve ser executado dentro do IRB (Interactive Ruby Shell). Outra forma de criar e executar código Ruby é criando um arquivo .rb e executá-lo utilizando o comando ruby. Ao executarmos o código, estamos definindo uma variável chamada idade e atribuindo o valor 27.
a sintaxe é muito simples, facilitando seu aprendizado. Ruby é mais voltada para a linguagem natural, com muitos dos seus comandos em inglês. Existe interfaces para, por exemplo, Python, Perl e Java. Altamente portável, podendo ser desenvolvido em Linux, Windows, Mac, entre outros. Ruby possui uma maior preocupação com sua redigibilidade do que com a legibilidade Como ponto positivo para a confiabilidade, Ruby possui tratamento para exceções, semelhante ao Java e Python, o que facilita no tratamento de erros. Um ponto negativo para a aprendizagem de Ruby talvez seja a existência de múltiplos métodos para se escrever um mesmo comando Por ter sua parcela de Orientação à Objetos, Ruby tem todas as suas variáveis como classes, o código é altamente reutilizável. Ruby é uma linguagem free, até mesmo para uso comercial.
MORPHA, implementando parte de uma funcionalidade de ativação de um robô da Siemens. Para Simulações A NASA utilizou Ruby; A Motorola fez uso de Ruby para gerar casos de teste e testar os mesmos. Administração de Sistemas Ruby foi usado em um componente para a captação de dados da Level 3 Communications. Um sistema de planejamento e capacidade Unix, que recolhe estatísticas de performance de cerca de 1700 servidores Unix espalhados pelo mundo. Telefônica A empresa Lucent faz uso de Ruby num produto de tecnologia 3G.