Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Banco de Dados Orientado a Objetos

Banco de Dados Orientado a Objetos

Essa é minha apresentação defendendo meu artigo de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Software e Gestão de Projetos, aonde afirmo que um Banco de Dados orientado a objetos é a solução de armazenagem de informações mais indicada quando trabalhamos com tecnologias de desenvolvimento orientadas a objeto.

Stefan Horochovec

August 01, 2009
Tweet

More Decks by Stefan Horochovec

Other Decks in Programming

Transcript

  1. Assunto  Persistência de informações; Tema  Dificuldades encontradas na

    persistência de informações de softwares orientados a objetos no modelo relacional;
  2. Objetivo  Fazer uma análise dos problemas de persistência das

    informações no desenvolvimento de software orientado a objetos no modelo relacional e demonstrar as soluções que o conceito de banco de dados orientado a objetos aplica a essas situações.
  3. Problema  Modelo relacional não armazena as informações como elas

    são trabalhadas no desenvolvimento do software e apresentadas para o cliente;  O desenvolvedor convive com dois mundos. Telas e regras de negócio com o mundo orientado a objetos, e a persistência das informações com o mundo relacional.  Esses dois mundos representam conceitos distintos.
  4. Exemplo de problema  Pedido de compra;  Cliente; 

    Vendedor;  Pedido;  Produtos;  Representantes;
  5. Modelo Relacional  A estrutura é composta de tabelas (entidades),

    registros (tuplas), colunas (atributos).  O banco de dados relacional trata as informações da mesma forma que é apresentada e armazenada, ou seja, as tuplas basicamente compõem as informações contidas em um formulário.
  6. Modelo Orientado a Objetos  Usando-se dos principais conceitos da

    orientação a objetos (tipagem de dados abstratas, herança e identidade de objetos), o SGDBOO permite que as informações do mundo real, mapeadas fielmente em objetos dentro do sistema possam ser persistidas em seu real estado, eliminando assim, aquilo que se chama hiato semântico entre a aplicação e sua representação no armazenamento consistente.
  7. Casos de Uso  Soluções que utilizam banco de dados

    embarcado com a aplicação;  Softwares nas áreas espaciais, telecomunicações, física nuclear, biologia molecular;  INDRA Sistemas, localizada na Espanha, aonde foi desenvolvimento um sistema 200.000 objetos são inseridos ou alterados dentro da base dados por segundo;  Maior base de dados do mundo ( mais de 1000 Terabytes da Stanford Linear Accelerator Center) e tem a maior taxa de inserção atingida por um banco de dados comercial ( mais de um Terabyte por hora);
  8. Conclusão  Devido a fatores de desenvolvimento – linguagem de

    programação, e padronização de informações entre banco de dados e desenvolvimento – igualdade de mundos, portabilidade e larga escalabilidade, o banco de dados orientado a objetos apresenta-se como a melhor opção de armazenagem de informações quando utilizado um padrão orientado a objetos para desenvolvimento da aplicação.