Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Carreira de Programador e Mercado de Trabalho

Carreira de Programador e Mercado de Trabalho

Como ser explorado pelo mercado de trabalho de forma coerente com a importância da profissão de programador, como se aproveitar a alta demanda por bons profissionais, exigir respeito e reconhecimento e rejeitar vagas de trabalho incoerentes.

Bruno Rocha

March 16, 2015
Tweet

More Decks by Bruno Rocha

Other Decks in Programming

Transcript

  1. 1. esta palestra NÃO é sobre: - Freelancing - Econômia

    alternativa - Econômia do tempo - Software Livre - Crowd* - Life Hacking - Empreendedorismo Para saber mais sobre esses assuntos que NÃO serão tratados nessa palestra veja a excelente palestra do Henrique Bastos: https://youtu.be/mHRinieklio
  2. Ter #MEDO é normal e é isso que move o

    mercado de trabalho, procuramos emprego, aceitamos propostas, fazemos muita coisa por #MEDO de ficar sem estabilidade, sem reconhecimento, sem dinheiro… E obviamente alguém se aproveita do seu #MEDO
  3. Ok, então estamos no mercado de trabalho para sermos explorados!

    Alguém irá utilizar nossas habilidades para ganhar muito mais LUCRO do que nós mesmos! Mas tudo bem! devemos estar preparados para sermos explorados de forma coerente com a importância da nossa profissão. Lembrando que ainda temos a opção de fazer Life-Hacking ou nos tornarmos os exploradores, mas uma vez dentro deste sistema de exploração precisamos pelo menos levar uma boa vantagem dele, ou se preferir sair dele veja a palestra do Henrique :).
  4. Pode ser que seja impulsionado pelo #MEDO mas mesmo assim,

    especificamente em nossa categoria, não somos obrigados a aceitar uma proposta de emprego, portanto, nós assinamos um termo que do lado do empregador diz “EU ACEITO SER EXPLORADO!” e o que este termo diz a respeito do contratado? alguém já leu?
  5. - Qual o plano de carreira para um programador? -

    Até quando vai ter emprego? - Sou obrigado a virar gerente? - Até qual idade posso programar? - Preciso ter faculdade? - Qual é a melhor IDE? - .next() A carreira de programador é cheia de dúvidas
  6. Como podemos seguir em uma carreira de programador e manter

    o respeito e reconhecimento e evoluir independente da nossa idade e sem precisar deixar de programar? Quantas vezes você já ouviu “ -- Fulano tem XX anos e ainda é programador? “ ou “ -- sou programador ainda, mas quero virar gerente…” É mesmo o único caminho? crescer na hierarquia? SORRY: NÃO TENHO TODAS RESPOSTAS!
  7. Qualidade de vida! - Fazer o que gosta - Ser

    respeitado - Ter Saúde - Ter tempo livre - Ser reconhecido - Ter bom salário e benefícios - Plano de carreira (expectativa de futuro fazendo o que gosta e não apenas crescimento hierárquico, já reparou por exemplo que médicos são respeitados pelo mercado de trabalho independente de virarem gerentes ou diretores? são respeitados pela medicina que praticam e não pelo cargo que ocupam ) .. mas sei que de uma coisa que deve ser nossa prioridade!
  8. 1. Dados - O Mercado de trabalho - Os profissionais

    Mas a culpa não é apenas dos exploradores, vamos ver os dois lados da situação, existem problemas no mercado de trabalho mas também existem problemas nos profissionais. As empresas precisam de nós e nós precisamos estar altamente qualificados para exigirmos melhores condições!
  9. - O Mercado de trabalho #facts 1. TODAS as empresas

    direta ou indiretamente estão investindo em #inovação, #bigdata, #web, #mobile, #IoT… 2. Todas as palavras acima envolvem programação e #Python é uma das linguagens mais utilizadas. 3. Faltam bons profissionais! #vagas
  10. http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2015/03/empresas-estao-capacitando-profissionais-de-ti-para-suprir-demanda-do-mercado.shtml O mercado de TI deve apresentar alta demanda para

    o próximo ano. Porém, a oferta de mão de obra qualificada não tem sido suficiente para as empresas, que procuram profissionais para ocupar posições estratégicas em um período de instabilidade econômica. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a falta de pessoas com domínio de ambientes de desenvolvimento de linguagens é o principal problema enfrentado pelas companhias do segmento com pelo menos 20 funcionários.
  11. " ...Porém, a oferta de mão de obra qualificada não

    tem sido suficiente para as empresas, que procuram profissionais para ocupar posições estratégicas em um período de instabilidade econômica. " … somos a cereja do bolo :) até em tempos de crise nós somos importantes!
  12. "...falta de pessoas com domínio de ambientes de desenvolvimento de

    linguagens é o principal problema enfrentado pelas companhias..." … sim a última bolacha/biscoito do pacote! e somos tão importantes que ajudamos a resolver os principais problemas das empresas!!!
  13. "There are 18.5 million software developers in the world -

    of which 11 million are professionals and 7.5 million are hobbyists." http://www.techrepublic.com/blog/european-technology/there-are-185-million-software-developers-in- the-world-but-which-country-has-the-most/ http://www.infoq.com/news/2014/01/IDC-software-developers .. última bolacha/biscoito do pacote lembra?
  14. “... O slide anterior teve a intenção apenas de ser

    engraçado e nunca machista, nossa comunidade tem muita diversidade e a comunidade de meninas pythonistas PyLadies é uma das comunidades mais sensacionais que existe! Portanto não levem ao pé da letra a expressão “P* das galaxias” ela é apenas uma sátira com um termo popular e significa que somos muito bons e importantes para a sociedade! todxs estamos incluidxs!!! ALERT!!!!!!
  15. Resumindo….. O mercado está muito bom, existem vagas precisando de

    bons profissionais, e só depende de nós nos organizarmos e decidirmos como o mercado de trabalho irá nos recompensar e nos respeitar. Se depender apenas das empresas elas obviamente irão sempre otimizar os lucros e isso envolve gastar menos, enquanto as empresas tratarem o programador como custo esse comportamento prevalecerá. Quando uma empresa vai contratar dificilmente pensa em pagar um valor justo (a não ser que seja obrigada por uma categoria regulada como médico ou advogado etc), em nossa aréa a empresa geralmente faz uma pesquisa de mercado perguntando “Quanto estão pagando para programador por ai?” e essa resposta pode ser a régua utilizada para oferecerem salários e condições ruins e oferecerem commodities como se fossem vantagens. Ou seja, depende de nós, recusarmos ofertas de trabalho ruins, dessa forma as empresas irão melhorar as condições automaticamente pois nosso trabalho de desenvolvimento se tornou essencial!
  16. - Os profissionais #facts 1. Maioria não lê/escreve em Inglês

    2. Maioria não tem formação nem experiência 3. Maioria ainda tem medo do SHELL e do S.O (preguiça?) 4. Maioria quer subir na hierarquia corporativa rapidamente 5. Maioria tem dificuldade em aprender sozinho 6. Maioria tem medo de dados (multiplos bancos, estatistica, matemática etc..) 7. Maioria pensa em estagnar em uma única linguagem/plataforma 8. Maioria troca qualidade de vida por ambiente "cool" e "grana" 9. Maioria não ve a hora de deixar de programar e ser gerente 10. Maioria não usa o Emacs :) http://corporate.canaltech.com.br/noticia/profissional-de-ti/Em-TI-mais-vale-formacao-ou-experiencia/
  17. Precisamos reavaliar nossos pontos fracos e voltar literalmente para a

    escola para melhorar! nos tornarmos excelentes. E não é sobre aprender um milhão de linguagens, e sim sobre sermos excelentes naquilo que já somos bons. E precisamos ser profissionais excelentes e não apenas técnicos excelentes
  18. AS VAGAS - Exigências nível P* das galaxias - Salário

    cômico - Horário de trabalho "flexivel" (voce se contorce para trabalhar mais do que deveria) - RedBull e Café como benefícios - Contratos "hackeados" PJ/Flex etc… - Your weekend belongs to us! (estude aos domingos!)
  19. Que tipo de profissionais não queremos: - Que não tenham

    projetos pessoais em paralelo; - Que esperem que a empresa invista em seu desenvolvimento técnico; - Que sua prioridade de vida (e p/ os próximos 2 anos) seja ter uma "vida tranquila" (leia-se, trabalhar e estudar apenas 8 horas por dia); - Que não passem algum tempo programando no final de semana por puro prazer; • Descrição de uma vaga publicada recentemente e que motivou esta palestra você não acha um absurdo? * A maioria das pessoas que alegaram gostar da descrição da vaga eram jovens com poucos anos de experiência que provavelmente se beneficiariam do ambiente proposto, porém não podemos pensar individualmente, aceitar condições aparelha o mercado para todos.
  20. http://tidiota.tumblr.com/ Desinformação e falta de respsito com a especialização dos

    profissionais. O mito do Full Stack Developer (já viu um médico full-stack?)
  21. Invista muito dinheiro e tempo estudando e se certificando para

    depois ganhar menos da metade do que investiu. Afinal alguams empresas acham que você é um idiota!!!
  22. Existem boas vagas e faltam bons profissionais você pode ser

    o EXCELENTE PROFISSIONAL que as empresas precisam!
  23. - Seja o melhor profissional que puder - Participe da

    comunidade e respeite a "sociedade" - Exija reconhecimento e respeito - Não aceite ofertas de trabalho vergonhosas - Valorize seu tempo e sua qualidade de vida - Respeite os outros profissionais - Tenha paciência