Speaker Deck

Python Brasil[12] - Matemágica Discreta com Python

by Lidy Monteiro

Published October 17, 2016 in Programming

Matemática Discreta é um dos campos de estudo mais importantes para Ciência da Computação, provendo um conjunto de técnicas para modelar problemas e projetar sistemas de computação (hardware e software). A Matemática Discreta contribui com ferramentas básicas para o projeto e análise de algoritmos, permitindo que programadoras(es) desenvolvam um conjunto primordial de habilidades: saber contar, modelar e estimar bem.

Os conceitos da Matemática Discreta também estão presente em Banco de Dados, Circuitos Integrados, Inteligência Artificial, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Otimização, Compiladores, Criptografia, Sistemas Críticos, entre outros.

Apesar desses fatores, nos cursos de graduação a Matemática Discreta é uma das disciplinas mais temidas e odiadas, apresentando um alto índice de reprovação. Os estudantes têm contato com o conteúdo já no início do curso, porém tanto a didática dos professores como a pouca informação sobre a importância e a aplicação da disciplina são fatores que geram desinteresse e, consequentemente, um aproveitamento deficiente dos poderes da Matemática Discreta ao longo da carreira, seja acadêmica ou em suas funções no mercado.

Nesta palestra veremos como Python pode tornar interessante e fazer mágicas com Matemática Discreta. Podendo ser utilizada tanto para o ensino de conteúdos matemáticos como técnicas de programação com Python. Também irei compartilhar como tem sido minha experiência como Monitora da disciplina de Matemática Discreta no Curso de Licenciatura em Computação da UFRPE.