a ciência de estruturar e classificar websites e intranets a fim de ajudar as pessoas a encontrar e a Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br ajudar as pessoas a encontrar e a gerenciar informação. (Peter Morville & Louis Rosenfeld, in Information Architecture for the World Wide Web)
organização, nomeação e navegação Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br nomeação e navegação dentro de um sistema de informação. (Peter Morville & Louis Rosenfeld, in Information Architecture for the World Wide Web)
da Arquitetura de Informação que estabelece as formas de representação, de apresentação da informação, definindo signos para cada elemento informativo. Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br elemento informativo. Seu desafio é criar para o website uma linguagem clara, compreensível e sem ambigüidades. PROCURE FALAR A LINGUAGEM DO USUÁRIO!!!
como apresentar visualmente/estruturalmente seu material para dar vida a suas idéias. O que faz um arquiteto da informação Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br Retirado de Rosenfield & Morville
Wireframes servem a um propósito diferente: eles mostram como uma página deve parecer de uma perspectiva arquitetônica. • Wireframes são a intersecção entre a arquitetura da informação Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br • Wireframes são a intersecção entre a arquitetura da informação do site e o design e visual do mesmo. • O wireframe força o arquiteto a considerar onde as navegações estarão na página, onde o usuário vai navegar e sobretudo o que ele vai ver naquele espaço.
>Link04 >Link05 Navegação local Breadcrumbs ( Home ) A localização mais comum de elementos numa página básica de web: • Logomarca no canto superior esquerdo • Busca na barra superior • Navegação global na parte superior • Navegação local na coluna esquerda Wireframe Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br local Conteúdo global e contextual Conteúdo relacionado Rodapé • Navegação local na coluna esquerda • Conteúdo na área central • Breadcrumbs na parte superior
• Método de usabilidade que objetiva levantar como usuários do público-alvo agrupam informações de forma que sejam úteis para eles, possibilitando que sejam criadas estruturas de organização de informação otimizadas e mais adequadas ao modelo mental dos usuários. Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br modelo mental dos usuários. • O card-sorting é uma técnica usada por arquitetos da informação para descobrir como o usuário classifica determinada informação em sua mente.
Tecnologia em Sistemas para Internet - UNIBH Especialista em Engenharia de Software e Governança de TI – FUMEC Mestrando em Administração - UNIPEL. Atuação : – CIO do NUMBER ONE Idiomas Franchising – Consultor de tecnologia, com ênfase em Governança da TI, atuando principalmente nos seguintes temas: conectividade e intranet, BPM - Business Process Management , gestão de conhecimento, comércio eletrônico e Arquitetura da informação. Desenvolvo ininterruptamente para Web desde 1998 Arquitetura da Informação www.professorotaviano.com.br Process Management , gestão de conhecimento, comércio eletrônico e Arquitetura da informação. – Professor MBA – Faculdade Pitágoras – Professor UNIBH – Coordenador Pós-Graduação COTEMIG – Sócio diretor SIL Consultoria e Sistemas [email protected] @silveriotaviano www.professorotaviano.com.br