WordPress (e o Open Source…) A diferença entre wordpress.com e wordpress.org O que podemos fazer com o WordPress: temas e plugins Como é que se instala o WordPress e se aloja um site Algumas regras de segurança na instalação
o site Conhecer o painel de administração (dashboard) Conhecer temas e plugins e como os escolher Plugins essenciais: segurança, desempenho, etc. Editar temas Temas dependentes (child themes)
elementos do ecrã ! Ajuda contextual com informação própria para cada ecrã e ligações uteis a fontes de ajuda Menu principal de gestão ! ! Área de informação geral Painel resumo e área de atualizações ! ! Área de conteúdos onde acedemos às várias opções de edição de conteúdos ! ! Área de opções onde são disponibilizados os diversos níveis de personalização e definições da plataforma (visuais, extensões, ferramentas, etc.)
próprias no menu de administração Os items de menu que estão visíveis dependem também do tipo de utilizador que está com sessão iniciada. Só um administrador visualiza todos os itens.
os artigos suportam conteúdo dinâmico. ! Estático porque tendencialmente não muda (contactos, apresentação da empresa, missão, valores, etc.) ! Dinâmico porque varia com o tempo e pode relacionar-se em diferentes áreas do site (frontpage, blog, widgets, etc.)
(páginas e subpáginas). ! Os artigos não são hierárquicos e, por norma, organizam-se temporalmente, agrupados em categorias e descritos por etiquetas (opcional).
do índice geral, as etiquetas seriam os termos de um índice remissivo. ! Numa receita, categorias seriam a tipologia de prato (entrada, sopa, carne, peixe, sobremesa…), as etiquetas poderiam ser os ingredientes. ! As categorias são tendencialmente exclusivas.
gerais do site. Permitem gerir a apresentação de conteúdos dinâmicos em partes do site, como sliders, widgets da barra lateral, etc. Etiquetas não são nem hierárquicas nem exclusivas. São termos descritivos. Imagem de destaque Imagem que representa o artigo em todo o site, na própria apresentação do artigo mas também em miniaturas na página inicial, em sliders ou na barra lateral
gerais do site. Permitem gerir a apresentação de conteúdos dinâmicos em partes do site, como sliders, widgets da barra lateral, etc. Etiquetas não são nem hierárquicas nem exclusivas. São termos descritivos. Imagem de destaque Imagem que representa o artigo em todo o site, na própria apresentação do artigo mas também em miniaturas na página inicial, em sliders ou na barra lateral Caixa “Publicar” controla o fluxo de publicação (rascunho, pendente de revisão, publicado), a visibilidade e a data de publicação. Modelos de página dependem do tema que esteja activo.
URL criado pelo WordPress para cada artigo ou página. ! Pretty permalinks (URL bonitinhos) são úteis para o utilizador mas também para os motores de pesquisa.
gerais do site. Permitem gerir a apresentação de conteúdos dinâmicos em partes do site, como sliders, widgets da barra lateral, etc. Etiquetas não são nem hierárquicas nem exclusivas. São termos descritivos. Imagem de destaque Imagem que representa o artigo em todo o site, na própria apresentação do artigo mas também em miniaturas na página inicial, em sliders ou na barra lateral Ligações permanentes devem ter em conta a legibilidade e descrição do conteúdo através do URL, que são pontos a favor para os motores de pesquisa. Modos de edição de conteúdo visual, que tenta reproduzir o aspeto final do conteúdo, e HTML, que permite definir código para controlar a apresentação e disposição. ! Se sabe algum HTML, esta poderá ser a melhor opção. ! Mas tenha em conta que as boas práticas defendem que o conteúdo deve estar separado da forma, i.e., que devem usar-se estilos de uma folha estilos (CSS) para controlar a apresentação, e não o código diretamente no conteúdo.
que já estejam na nossa biblioteca) para inserir no artigo ou página. ! Também podemos selecionar várias imagens para criarmos uma galeria ou definir a imagem de destaque.
Empresa em rede 2. Criar uma categoria de artigos Novidades 3. Criar um artigo com o título O valor da formação 4. Criar uma página Quem somos 5. Adicionar a categoria e a página ao menu do site