um blog (e escreva nele, claro), ministre palestras e/ou minicursos em eventos, participe de dojos, escreva um artigo para alguma revista, mande e-mail com dicas para seus colegas de trabalho, dê aula em escolas de informática; Estas são apenas algumas sugestões e certamente existem diversas outras maneiras de colaborar.
de 11 Todo mundo tem uma ideia, mas nem todo mundo tem a coragem de tira-lá do papel. Coragem não é talento, muito menos “dom divino” é simplesmente algo que precisa ser constantemente treinado. Você não é o melhor programador do mundo, o seu código quase sempre não vai ser a melhor maneira de resolver aquele problema, mas você não precisa ficar esperando que alguém resolva o seu problema.
Professor e sócio da Coderockr. Autor de http://bit.ly/e66VdK e http://bit.ly/hrNuiX. Sócio da Coderockr http://eminetto.me @eminetto segunda-feira, 21 de novembro de 11
se você decidir fazer ou não um curso universitário, estudar é obrigatório. Leia livros técnicos, participe de cursos, seminários, etc. Tecnologias surgem todos os dias, se você não prestar atenção é ultrapassado. Um esportista pratica diariamente seu esporte. Nós podemos fazer o mesmo. Programe e teste sempre que puder. Pequenos trechos de códigos, pequenos exemplos, problemas de lógica. Além de ser divertido mantém sua mente “afiada”.
o erro, procure soluções.Se o problema existe, admita, compartilhe com seus colegas, com seu gerente. Fingir que o problema não existe apenas aumenta a probablididade dele ser descoberto por pessoas de fora da empresa, arriscando o produto, a própria empresa e a sua reputação. Além disso, não se contente com encontrar a solução. Bons profissionais não apenas solucionam problemas, mas entendem como solucioná-lo. Quanto mais difícil é o problema mais conhecimento você obterá depois de solucioná-lo.
at @arizonabr and teacher at @dextracursos. #opensource and #php evangelist. Rocker, Linuxer and Androider http://duodra.co @duodraco segunda-feira, 21 de novembro de 11
Sempre ao desenvolver nos deparamos com tomadas de decisão que podem ser cruciais ao projeto. Geralmente pendemos ao famoso “vamos fazer desse jeito porque é o que todo mundo faz”, em outras palavras, vamos pelo caminho mais óbvio, mais comum. você pode ter perdido uma oportunidade única de evoluir um conceito. “Você está incentivando todos a reinventar a roda então?” - Não! Assim como a própria roda evoluiu, nossos conceitos também podem. o problema é quando a roda que estamos usando não nos atende mais. Ou até atende, mas com uma roda melhor, podemos ganhar em performance, consumo, durabilidade e o principal: satisfação.
passei a assumir que sou abaixo da média. Isto significa que estou assumindo que as minhas palestras são ruins, que sempre há uma solução melhor do que a minha, que o JavaScript tem muito a me ensinar e que a engenharia de software e o gerenciamento de projetos têm as suas vantagens . ser abaixo da média não significa entregar soluções abaixo da média. Ao contrário, significa enxergar o mundo com a inocência de um aprendiz. Significa reconhecer grande potencial nas coisas simples ou aparentemente inúteis. Significa reconhecer que todos aspectos do seu projeto são igualmente importantes: código, algoritmo, funcionalidades e documentação, apenas para citar alguns. E por fim, significa reconhecer que há sempre algo a se melhorar
e a Arquitetura são mais importantes que padrões de projeto, recursos de linguagem e frameworks. Utilize o máximo a flexibilidade e todo o potencial que o PHP proporciona ! Sempre avalie o custo da utilização de padrões de outras linguagens, padrões de projeto, e outros tipos de padrões, quando você for utilizar PHP. A utilização indiscriminada pode proporcionar perda de flexibilidade, extensibilidade, e outras características boas do PHP.
de novembro de 11 Antes mesmo de sentar e sair programando, pense na sua estrutura, faça o mínimo de planejamento. Na programação, a estratégia fica à critério do scrum master e project leader. Mas o planejamento fica a critério do arquiteto e desenvolvedores. UML nesse caso ajuda muito, principalmente o diagrama de pacotes é um bom começo, pois ilustra a dependência entre eles. Sempre que possível, pare para pensar sobre nomenclatura de classes e métodos. Object Calisthenics
de novembro de 11 uma certificação especifica (seja de PHP, frameworks, gerenciamento de projetos etc) pode ser tão importante quanto um diploma de ensino superior e irá te garantir uma diferenciação ainda maior de outros profissionais no mercado de TI.