Slides sobre Metaverso e a Educação, apresentados na disciplina de Sociedade, Educação e Tecnologia do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado) da PUC Minas.
memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares: um que dizemos passado, outro que dizemos futuro” José Saramago
Gibson A Eletronic Arts apresenta o É lançado o O METAVERSO ganha destaque, quando Mark Zuckerberg anuncia a mudança do nome Facebook para Meta. O termo METAVERSO é citado pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson 1984 1992 2000 2003 2021
mundos virtuais e metaversos são espaços digitais em três dimensões, com possibilidades de multiplataforma e vários níveis de imersão, onde milhares de indivíduos inter-relacionam simultaneamente com telepresença por meio de avatares, e a escrita é um meio de comunicação marcante, embora a voz, os gestos, as roupas e outros recursos de paralinguagem estão disponíveis como elementos ascendentes.”
de permanência e transformação - Ser humano em sua vocação ontológica; • O impacto do metaverso enquanto ferramenta para o ensino, nos novos modelos educacionais; • Schlemmer & Backes (2008), “mundos paralelos” - coexistência no universo; • Metaverso, uma realidade virtual de imersão; • Martín Ramallal et al. (2022) - uma ilusão de participação no ciberespaço, superando o papel de simples espectador, imersão cognitiva.
utilização dos conteúdos curriculares em plataformas digitais, fomentando experiências potentes de aquisição de novas competências, habilidades e criatividades dos sujeitos-agentes aprendizes; • Como educar para um novo humanismo e dar continuidade à educação nas mais diversas esferas, com equidade e oportunidades, sem deixar ninguém para trás?
perspectivas das práticas educativas tornam-se iminentes: “não existem limites para o corpo, ganhamos um corpo digital virtual e tecnológico que pode estar aqui e lá ao mesmo tempo, assim construímos novas realidades, experiências e sensações” (SCHLEMMER et al., 2008) • Transcendência dos limites até então impostos pelo espaço-tempo; • Espaço de convivência: intercâmbio cultural, social e educativo – nômades virtuais; • Presença – imersão cognitiva; • Número ilimitado de participantes e presentes; • Segurança – riscos e perigos existirão somente no virtual; • Ambientes abertos para a interdisciplinaridade, diálogo, cooperação, criatividade. “usar uma nova tecnologia não garante inovação, a inovação está na forma criativa de utilizá-la” (BACKES; SCHLEMMER, 2008)
das tecnologias continua sendo o principal desafio quando abordamos o metaverso. • Apenas 66,9% das escolas de ensino fundamental privadas possuem computadores de mesa para uso dos alunos. Nas escolas de dependência municipal, esse número é de 39,2%(Censo Escolar 2021, INEP) "práticas educativas desvinculadas das tecnologias digitais certamente seguirão fomentando a desigualdade e segregação social, excluindo milhares de jovens e crianças do mundo digital, implicando em nefastas consequências quanto ao acesso à cultura, ao conhecimento, a uma vida mais digna e humana"
sua função social numa sociedade mergulhada na informação, globalizada. É pensar suafunção numa sociedade que ainda continua injusta, que ainda discrimina, que ainda diz não aos menos favorecidos" MARINHO, 2006
seja tudo que você puder imaginar no mundo virtual.” O metaverso promete outrora grandezas para todas as áreas do conhecimento e, principalmente corroborar com o protagonismo e a autonomia estudantil, contemplando competências fomentadas pela BNCC no que concerne ao uso de tecnologia na sala de aula. Ai que mora o perigo Ao nos transformarmos em avatares seremos fidedignos de nossos usuários ou propriedades intelectuais das empresas? Outra preocupação é o capitalismo de vigilância em que corporações se infiltrarão cada vez mais no Metaverso e nossos “eus” avatares atuarão em cenários de campos minados de privacidades, seremos muito mais vigiados pelas nossas preferências e movimentos do que na atual internet sem corpo.
o seu reino plantado, seremos avatares com poderes para lutarmos no mundo desconhecido? Há uma pré-disposição muito relevante ao mercado financeiro com tentáculos que atraem investidores de todas as formas e que poderá dominar também as instituições educativas.
das pessoas no ambiente do metaverso, bem como o sequestro de contas e violação de privacidade. • Pode haver mais de um mundo virtual - e é nisso que a ESET acredita que perigos podem se esconder. Segundo a firma de segurança, cada ambiente pode necessitar de informações próprias para permitir o acesso dos usuários, e nisso pode ser que cenários mal-intencionados apareçam e queiram dados que podem ser utilizados para fraudes. • Que tipo de informação precisará ser fornecida para sair de um mundo e entrar em outro? O usuário fará isso ativamente ou as plataformas negociarão entre si? A segurança das informações armazenadas será a mesma para todos os mundos ou é possível que um deles seja mais "vulnerável"? No metaverso, os perigos podem estar disfarçados de usuários normais. PERIGOS
nos proporciona de forma a aprimorar os processos de aprendizagem, comunicação e interação, ampliando-os significativamente num campo em os estudantes da Era da Web 3.0 possam ser representados por personagens que sejam recursos de telepresença que os façam atuantes em movimentos críticos e reflexivos para dominarem e humanizarem a sociedade globalizada, não o contrário.