Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

PT_NR-12_SEG._NO_TRAB._MAQ._E_EQUIP_-_Rev._00.pdf

PDCA
October 26, 2024
18

 PT_NR-12_SEG._NO_TRAB._MAQ._E_EQUIP_-_Rev._00.pdf

PDCA

October 26, 2024

Transcript

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução; Descrição e identificação dos riscos associados com

    cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; Como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem? O que fazer, por exemplo, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada? Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; Segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; Método de trabalho seguro; Permissão de trabalho; e sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.
  2. A NR 12 e seus anexos definem referências técnicas tomando

    como necessidade os princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores. Além disso, estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízos e acidentes de trabalho, a norma estabelece parâmetros e conceitos ideais para o trabalhador. INTRODUÇÃO
  3. DESCRIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS ASSOCIADOS COM CADA MÁQUINA E

    EQUIPAMENTO E AS PROTEÇÕES ESPECÍFICAS CONTRA CADA UM DELES É um conjunto de peças capazes de produzir movimento ou por em ação uma forma de energia para executar um trabalho. Equipamento: é qualquer máquina, aparelho ou ferramenta utilizada no trabalho para dar apoio as pessoas. Vamos ver sobre cada um?
  4. Dados do fabricante Botoeira de parada de emergência Ser aterrada

    Protecção de acrílico na parte da broca Prender a mão ou vestimenta na parte móvel Risco de corpo estranho na vista FURANDEIRA DE BANCADA
  5. Dados do fabricante Punho de apoio Proteção do disco Chave

    travamento do disco OBS.: Não pode utilizar nada para bater na porca de travamento do disco. Prender a mão ou vestimenta na parte móvel Risco de corpo estranho na vista Quebra do disco ESMERILHADEIRA E LIXADEIRA OBS.: São equipamentos que se diferenciam na potência.
  6. Dados do fabricante Estrutura em perfeito estado Cabo de aterramento

    Caneta ou pinça de solda em prefeito estado Cabo eléctrico e e de gás e bom estado Queimadura térmica ou conjuntiva ou da córnea Queimadura na pele MÁQUINA DE SOLDA OBS.: Este equipamento pode ser 3 para os 3 tipos.
  7. Dados do fabricante Estrutura em perfeito estado Cabo de aterramento

    Pistola de jato com todos os componentes em perfeito estado Cabo eléctrico em perfeito estado Problema auditivo Lesão na pele HIDROJATO
  8. Dados do fabricante Estrutura em perfeito estado Cabo de aterramento

    Parada de emergência Painéis de comando em perfeito estado Problema auditivo Prender a mão ou vestimenta na parte móvel Risco de corpo estranho na vista TORNOMECÂNICO
  9. Para fins de aplicação dos subitens 18.10.1.16 a 18.10.1.44, consideram-se

    equipamentos de guindar as gruas, inclusive as de pequeno porte, os guindastes, os pórticos, as pontes rolantes e equipamentos similares. Os equipamentos de guindar devem ser utilizados de acordo com as recomendações do fabricante e com o plano de carga, elaborado por profissional legalmente habilitado e contemplado no PGR.
  10. FUNCIONAMENTO DAS PROTEÇÕES; COMO E POR QUE DEVEM SER USADAS

    A segurança de equipamentos é de extrema importância, pois garante a proteção tanto das pessoas que utilizam esses equipamentos quanto dos próprios dispositivos. Além disso, a falta de segurança pode resultar em prejuízos financeiros significativos, danos à reputação da empresa e até mesmo em acidentes graves.
  11. Temos aqui um torno mecânico, a carcaça sinalizada tem como

    objetivo evitar que pedaços de metal venha em direção do operador, vemos também o botão de parada de emergência.
  12. No caso da esmerilhadeira ou lixadeira proteção de disco têm

    duas funções, são elas: Direcionar as partículas volantes para o chão; Caso o disco quebre, pedaços são direcionados para o chão.
  13. No caso do esmeril a proteção de disco têm duas

    funções, são elas: Direcionar as partículas volantes para o chão; Caso o disco quebre, pedaços são direcionados para o chão.
  14. No caso da calandra vemos inúmeras proteções/sistemas, são elas; Da

    engrenagem; Do rolo; Botão de parada de emergência
  15. No caso da serra elétrica vemos inúmeras proteções/sistemas, são elas;

    Da engrenagem; Do disco; Botão de parada de emergência
  16. No caso do compressor vemos inúmeras proteções/sistemas de segurança, são

    elas; Grade de proteção das polias e correia; Válvula de alívio de pressão; Válvula de dreno.
  17. COMO E EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS UMA PROTEÇÃO PODE SER REMOVIDA,

    E POR QUEM? Para garantir a segurança dos equipamentos, é necessário adotar medidas preventivas, como a realização de manutenções periódicas, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e manter a proteção original das partes com risco que é de projeto do fabricante, a implementação de sistemas de segurança e a conscientização dos colaboradores na prevenção de acidentes e atendimento as normas de segurança.
  18. ESTAMOS VENDO AQUI A IMAGEM DE UMA PRAÇÃO DE MÁQUINAS

    E TEMOS AO LADO DO MOTOR PRINCIPARAL DUAS BOMBAS ELÉTRICAS, TEMOS DUA PARTES PROTEGIDAS QUE SINALIZEI COM UMA SETA. AMBAS AS PROTEÇÕES SÓ PODEM SE REMOVIDAS PARA MANUTENÇÃO E POR PROFISSIONAL QUALIFICADO, SÃO ELES: CAIXA ELÉTRICA PROTEÇÃO DO EIXO TÉCNICO EM MECÂNICA: PARTE DO EIXO; TÉCNICO EM ELÉTRICA: PARTE ELÉTRICA.
  19. O que aconteceu? Vemos na ilustração que a proteção da

    engrenagem foi removida ocasionado em um acidente. A situação que vemos acontece diariamente em áreas industriais mundo a fora, prática no Brasil que proibida de acordo com a NR- 12.
  20. NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 12.5 Sistema

    de Segurança. 12.5.10 As máquinas e equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de materiais, partículas ou substâncias, devem possuir proteções que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores.
  21. O QUE FAZER, POR EXEMPLO, SE UMA PROTEÇÃO FOI DANIFICADA

    OU SE PERDEU SUA FUNÇÃO, DEIXANDO DE GARANTIR UMA SEGURANÇA ADEQUADA? Toda máquina ou equipamento antes de ser fabricada e industrializada é avaliado todos das a partes para que pontos de possam causar acidentes sejam protegidas. Vamos ver o que determina a norma?
  22. NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 12.5 Sistema

    de Segurança. 12.5.11 As proteções devem ser projetadas e construídas de modo a atender aos seguintes requisitos de segurança: a) cumprir suas funções apropriadamente durante a vida útil da máquina ou possibilitar a reposição de partes deterioradas ou danificadas;
  23. b) ser constituídas de materiais resistentes e adequados à contenção

    de projeção de peças, materiais e partículas; c) fixação firme e garantia de estabilidade e resistência mecânica compatíveis com os esforços requeridos; d) não criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da máquina ou com outras proteções; e) não possuir extremidades e arestas cortantes ou outras saliências perigosas;
  24. f) resistir às condições ambientais do local onde estão instaladas;

    g) dificulte-se a burla; h) proporcionar condições de higiene e limpeza; i) impedir o acesso à zona de perigo; j) terseus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corrosão, se necessário; k) ter ação positiva, ou seja, atuação de modo positivo; e i) não acarretar riscos adicionais.
  25. OS PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA OU EQUIPAMENTO

    A segurança de equipamentos é essencial para garantir a proteção das pessoas, a integridade dos dispositivos e a continuidade das operações. Para isso, é necessário adotar medidas preventivas e estar sempre atualizado sobre as melhores práticas de segurança. Os princípios de segurança na utilização de equipamentos esta baseado em 2 pontos, são eles:
  26. Os princípios de segurança na utilização de equipamentos esta baseado

    em 2 pontos, são eles: Capacitação; Equipamentos de testado e com dispositivos de segurança.
  27. 12.16 CAPACITAÇÃO 12.16.3 A capacitação deve: a) ocorrer antes que

    o trabalhador assuma a sua função; b) ser realizada sem ônus para o trabalhador; c) ter carga horária mínima, definida pelo empregador, que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurança, sendo realizada durante a jornada de trabalho; d) ter conteúdo programático conforme o estabelecido no Anexo II desta NR; e e) ser ministrada por trabalhadores ou profissionais ou qualificados para este fim, com supervisão de profissional legalmente habilitado que se responsabilizará pela adequação do conteúdo, forma, carga horária, qualificação dos instrutores e avaliação dos capacitados.
  28. EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE Temos no mercado inúmeros fabricantes de máquinas

    e equipamentos que devem seguir determinações da NR-12. Já houveram muitos casos de equipamentos com prÉoteção de partes de riscos deficiente, que acabou ocasionando em sérios acidentes. É de extrema importância que o funcionário saiba observar possíveis melhorias ná áreas de risco para que possamos informar o fabricante sobre uma atualização no projeto.
  29. SEGURANÇA PARA RISCOS MECÂNICOS, ELÉTRICOS E OUTROS RELEVANTES Vimos nos

    tópicos anteriores que as máquinas e equipamentos são cheiros de perigos e riscos que são neutralizados ou minimizado através de: Sensores/dispositivos de segurança; Proteção de partes moveis; e Treinamentos etc.
  30. Vamos entender melhor os riscos abaixo visto que nenhum equipamento

    funciona sem os seguintes conjuntos: Toda parte mecânica deve ficar enclausurada para evitar que os técnicos ou pessoas autorizdas tenham contato com essa parte. Temos alguns equipamento que fica com parte giratórias exposta devido ser necessário para o serviço, segue exemplos: Furadeira; Torno mecânico; Fresa; e Serra elétrica etc. Todo equipamento trabalha por alimentação elétrica, forma de energia que pode ser fatal, todo sistema de alimentação precisa oferecer risco 0 de acidente.
  31. MÉTODO DE TRABALHO SEGURO O trabalho seguro não exige somente

    técnicos qualificados com vimos no tópico “Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento” Vamos ver a seguir 3 etapas importantes.
  32. Você conhece essas ferramentas? PERMISSÃO PARA TRABALHO-PT Documento que determina

    requisitos mínimos de segurança para atividades não rotineiras, visa controla o trabalho na área de risco. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO-APR Define e controla os perigos dos processos, trabalho e procedimento. ANÁLISE DE SEGURANÇA DA TAREFA-AST Documento que é elaborado com objetivo de identificar e neutralizar risco da atividades rotineiras. NR-34 CONDIÇÃO ... NAVAL 34.2 Responsabilidades 34.2.1 Cabe ao empregador ... devendo: d) providenciar a realização da Análise Preliminar de Risco - APR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho - PT;
  33. PERMISSÃO DE TRABALHO-PT A manutenção de máquinas e equipamentos pode

    oferecer grandes riscos à todos os envolvidos, sendo necessário então, fazer a parte documental do módulo anterior. Vamos ver melhor sobre a PT com base na norma.
  34. NR-34 CONDIÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE TRABALHO A INDÚSTRIA DA

    CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E DESMONTE NAVAL Introdução 34.4 Documentação 34.04.02 Consiste a Permissão de Trabalho - PT em documento escrito que contém o conjunto de medidas de controle necessárias para que o trabalho seja desenvolvido de forma segura, além de medidas emergência e resgate, e deve: a) ser emitida em três vias, para: afixação no local de trabalho, entrega à chefia imediata dos trabalhadores que realizarão o trabalho, e arquivo de forma a ser facilmente localizada; b) conter os requisitos mínimos a serem atendidos para a execução dos trabalhos e, quando aplicável, às disposições estabelecidas na APR; c) ser assinada pelos integrantes da equipe de trabalho, chefia imediata e profissional de segurança e saúde no trabalho ou, na inexistência desse, pelo responsável pelo cumprimento desta Norma; d) ter validade limitada à duração da atividade, restrita ao turno de trabalho, podendo ser revalidada pelo responsável pela aprovação nas situações em que não ocorram mudanças nas condições estabelecidas ou na equipe de trabalho.
  35. SISTEMA DE BLOQUEIO DE FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA E EQUIPAMENTO DURANTE

    OPERAÇÕES DE INSPEÇÃO, LIMPEZA, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO. A industrialização teve início no século XVIII, desde de então os processo evoluíram com a entrada de novas tecnologias. Hoje estamos na atual indústria 5.0 que nos dá uma automatização e eficiência fantástica.
  36. Sejam em unidades terrestres ou offshore, as atividades de manutenção

    em máquinas e equipamentos são constantes e simultâneas, isso porque as unidades operaram 24 horas tendo paralisações parciais. Para garantir um reparo seguro e necessário bloquear qualquer possibilidade de acionamento do equipamento, para isso precisamos ter implantado o LOTO TAGOUT.
  37. Esperamos que todo conteúdo seja um guia nas atividades com

    máquinas e equipamentos. Que á segurança sempre esteja em primeiro ligar!!!