Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Paula Rosa - Um QA além da automação

Paula Rosa - Um QA além da automação

Com a evolução da área de qualidade, a expectativa é cada vez maior com relação aos profissionais da área. Suas atividades já não se resumem mais a planejar e executar testes, e muito menos planejar, executar e automatizar. Até onde vai a responsabilidade dos QA's dentro de times Lean/Ágeis? O que se espera de um bom profissional da área?

Agile Testers

June 05, 2017
Tweet

More Decks by Agile Testers

Other Decks in Technology

Transcript

  1. Sobre mim! ciandt.com Sou Paula, filha da Eni e do

    Souza Rosa, irmã da Telma, Tamara, esposa do Leandro. Amo esporte! Sou apaixonada por pessoas, me formei como Coach esse ano pela SBCoaching, e adoro aprofundar no assunto de auto conhecimento, e bater longos papos sobre a vida com as pessoas. Engenheira de computação, sou QA na CI&T, onde estou há 6 anos! Experiência básica em automação.
  2. Pergunta ciandt.com “Qual a moral dessa pessoa para falar sobre

    um QA e automação se ela não é expert?”
  3. Realidade de um QA em time Lean e Ágil ciandt.com

    - É parte de um time: Dev’s + SM + Arq + PM + ArqSys + Manager! - Trabalha em um ambiente dinâmico! - As responsabilidades são compartilhadas! - Mas as responsabilidades tem owners! - E a Qualidade é produto do resultado do time! E quem é o Owner? VOCÊ!
  4. Pergunta ciandt.com “E ser owner da qualidade é discutir estratégias

    técnicas para melhor abordagem, acompanhar/garantir a cobertura de testes e codar?”
  5. E em que além da automação eu preciso me tornar

    bom? ciandt.com 1. Ser seguro, ousado e aberto; 2. Ser pró-ativo, crítico e referência; 3. Ser parte literalmente do time; 4. Ser promotor de mudanças; 5. Receber e transmitir mensagens; 6. Saber pedir ajuda, levantar a mão, dizer que não vai dar com argumentos embasados! 7. Analisar métricas, contar a história, desdobrar ações; 8. Acompanhar a evolução do time e os impactos positivos/negativos; 9. Ter visão geral do contexto baseado nos acompanhamentos; 10. Conhecer e colaborar com o desenvolvimento cada pessoa de acordo com o seu perfil; Engajar pessoas, mentorear pessoas, transformar pessoas!
  6. “A sutil diferença entre um bom desenvolvedor e um bom

    QA está na sua postura, engajamento e formação de pessoas focadas em excelência nas entregas.” ciandt.com