Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

A verdade sobre Frameworks

A verdade sobre Frameworks

Talk do Helisson Camargo

DevTalks Bauru

April 09, 2018
Tweet

More Decks by DevTalks Bauru

Other Decks in Programming

Transcript

  1. Com toda certeza, não é de JavaScript, rsrsrsrs…….. Brincadeiras à

    parte, hoje não vamos falar de um framework específico, ligado ou não a uma linguagem de programação. Qual framework vamos falar?
  2. “Em desenvolvimento de software, framework é uma abstração que une

    códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica.” fonte: Wikipédia - Tá, mais isso eu já sei, jovem! E aí??? Framework
  3. O principal objetivo de um framework, é permitir que o

    desenvolvedor trabalhe de forma rápida e estruturada, disponibilizando funcionalidades comuns (conexão com banco de dados, validações, cache, templates, etc…) que todo software irá implementar. - Manooo, e aí??? Então, por que utilizar um framework?
  4. Um framework provê uma solução para uma família de problemas

    semelhantes, usando classes e interfaces que mostram como decompor a família de problemas, e como objetos dessas classes colaboram para cumprir com suas responsabilidades. O conjunto de classes deve ser flexível e extensível permitindo a construção de várias aplicações com pouco esforço, especificando apenas as particularidades de cada aplicação. - Huuummm! Então, por que utilizar um framework?
  5. Quando falamos de frameworks, uma boa comparação é a caixa

    de ferramentas, que ao invés de chaves de fenda, martelos e alicates, temos um conjunto de recursos como validações de campos, base para formulários, rotas, dentre outras funcionalidades. Mas lembre-se... Framework
  6. Você está lidando com uma abstração da linguagem, não a

    linguagem em si. Logo, você passará muito do tempo aprendendo peculiaridades do framework, não da linguagem que está por baixo dele. Isso pode ser um problema caso você não conheça bem a linguagem em que está trabalhando. Framework não é linguagem
  7. Um “problema” comum quando utilizamos frameworks, é a dependência dele

    no projeto, pois, uma vez iniciada uma aplicação sob um framework, geralmente é bastante complicado migrar para outro. Dependência
  8. Hoje temos tantas opções de framework que muitas vezes ficamos

    perdidos em escolher o “Melhor” para se trabalhar. Devemos escolher os que oferecem mais recursos ou os que possuem uma curva de aprendizado menor, ou ainda, não importa qual você use, sendo um framework tá ótimo!? Então, como escolher um framework?
  9. Antes de escolher um framework, você deve verificar a relação

    entre sua robustez e as necessidade da aplicação. Para grandes softwares, frameworks mais robustos, caso contrário, procure opções mais leves ou até mesmo microframeworks. É muito mais fácil iniciar algo pequeno e adicionar recursos, do que começar uma aplicação com algo enorme e remover componentes desnecessários e que podem causar perda de performance. Então, como escolher um framework?
  10. Aprendi que a pergunta certa não é “Qual o melhor

    framework” e sim “Qual o melhor framework para este projeto”. A escolha de um framework está sim ligada diretamente ao projeto que você está desenvolvendo, mas não só isso, seu tempo e o nível de conhecimento também colaboram para a definição da sua escolha. Então, como escolher um framework?
  11. Alguns pontos importantes na hora de escolher um framework são:

    - Comunidade - Documentação - Atualizações - Curva de aprendizagem - Plugins disponíveis - Sua satisfação Então, como escolher um framework?
  12. Lembre-se muito bem disso, frameworks são meios e não fim.

    Lembra da caixa de ferramentas? Ela não resolve o problema sozinha. Framework não é fim
  13. Também não devemos nos acomodar totalmente ao framework, devemos saber

    a linguagem de programação a qual utilizamos a fundo, para aplicá-la da melhor forma junto ao framework. Não seja preguiçoso
  14. Não existe o melhor framework, aquele considerado “bala de prata”

    e que resolve tudo da melhor forma (assim como não existe uma melhor linguagem de programação). Cada um tem suas vantagens e desvantagens, por isso, devemos estar atentos e avaliar os pontos discutidos na hora de escolher um bom framework para cada projeto. E o que aprendemos?