As escolhas de arquitetura e a Cloud influenciaram profundamente como as equipes e os processos aceleraram o tempo de lançamento de um determinado produto ou serviço. Na última década, muitas organizações passaram do formato de silos entre equipes de engenharia e operacionais para equipes semiautônomas. Em 2015 vimos o surgimento do engenheiro de automação, uma posição que veio para ajudar as organizações a fazer uso mais eficiente da nuvem e que agora cresce cada vez mais sob o termo de Platform Engineering.
No final de 2016, à medida que mais organizações adotaram microsserviços, o processo de tomada de decisão se tornou mais descentralizado e, à medida que cresceram, as empresas aprenderam a se concentrar mais na construção da comunidade, no suporte e no fornecimento de orientação para evitar a repetição de erros do passado. Desde 2020 vemos o crescimento de Serverless e times divididos por área, o que nos leva a uma nova era de equipes cada vez menores, mas mais especializadas e adaptáveis às mudanças nos negócios.
Nesta sessão você aprenderá, por meio de exemplos da vida real, por que e como as equipes mudaram ao longo dos anos para agregar valor com mais rapidez e segurança. Como as equipes construíram pontes para conectar pragmatismo e inovação e como construíram caminhos para a colaboração entre as mais distintas funções. Você terá a oportunidade de aprender a partir de experiências da vida real e como as equipes de todo o mundo estão resolvendo esses problemas. A partir dos conhecimentos passados nessa talk, espero que você tenha uma vantagem para a próxima década.