Palestra ministrada na disciplina de Seminários de Informática sob a tutela da professora Dra. Márcia Ito.
Nela exploramos as camadas da Internet, dando maior ênfase ao que é a Dark Web, como ela funciona e que tipo de conteúdo podemos encontrar ao navegarmos dentro dela, seus principais usos legais e ilegais, ressaltando os riscos associados a este ambiente.
Focamos no uso deste ambiente por cibercriminosos, destacando as atividades realizadas por este tipo de agente de ameaça e sua evolução nos últimos anos.
Por fim, descrevemos os elos com segurança da informação e como uma empresa deve monitorar esta porção da Internet para melhorar seus controles de segurança, identificar potenciais vazamentos de dados e aprimorar suas proteções contra fraudes em seus sistemas.