Tomada de decisões baseada em análise de dados usando BI & BigData
Em um mercado de grande concorrência que vivenciamos atualmente, não podemos nos dar o luxo de tomar decisões estratégicas baseadas em achismo ou empirismo. O melhor caminho sempre é a análise de dados para guiar decisões.
indústria ao fazer uso do conhecimento acelerou inovações, fazendo a prática da indústria menos empírica, acabando com "achismo" ou "empirismo" Caso da CCR concessionária de rodovias referente ao pior trecho Case Peixe Urbano (2012): Operações em mais de 100 cidades Diferentes países Contratou e treinou cerca de mil colaboradores Construiu uma base de 20 milhões de usuários
Informações Gerenciais - SIGs (Relatórios, Gráficos e Dashboards) BI - Descrever dados para encontrar características para ajudar a entender o que esta acontecendo, auxiliando a entender por que as coisas acontecem, quais são as causas ou explicações para certos eventos ou fenômenos. Business Analytics - modelos preditivos SADs (Sistema de apoio a decisões), que usam BI
mês anterior. Para isto, existem os SIGs, que buscam informações em sistemas transacionais e geram relatórios (novas informações ou novas formas de apresentação). O que está acontecendo? Exemplo: nossas vendas estão crescendo ou diminuindo ? Para isto, podemos usar também SIGs ou sistemas de Data Mining, que encontram padrões estatísticos nos dados. Por quê? Exemplo: por que as vendas estão caindo ? Aqui é que entra o BI, procurando descobrir as causas para os eventos observados. O que acontecerá no futuro? Exemplo: se mantivermos os níveis de venda mas diminuirmos o preço de venda, o que acontecerá com nosso lucro? As previsões e análises what-if são feitas com sistemas de Business Analytics e Sistemas de Apoio à Decisão. O que gostaríamos que acontecesse? Exemplo: queremos aumentar a receita total em 10%. Aqui são essenciais técnicas de planejamento e definição de metas. Mas elas só funcionam quando entendermos as causas e inter-relações entre variáveis.
35 na segunda linha com a segunda coluna. Sozinhos não dizem nada. Informação: Quando entendemos que o 35 significa a idade do cliente José, em anos. Conhecimento: “Todos os clientes da cidade de SP têm saldo médio maior que 9 mil reais”. Cruzamento de informações. Inteligência: A diferença na forma como cada um utiliza o conhecimento.
métodos, técnicas, tecnologias, pessoas, informações, fontes de informações, métricas, ferramentas, etc. Encontrar causas ou explicações para eventos ou resultados.
de uma indústria; a empresa precisa saber o porquê disto, para poder atacar as causas e diminuir os prejuízos. Não basta saber qual o melhor vendedor, a empresa precisa saber por que ele é o melhor, para que as tais boas práticas deste vendedor possam ser replicadas para todos os outros vendedores.
de sistemas gerenciais, ferramentas de Data Mining e tudo isto com dados vindos de sistemas rotineiros ou transacionais. Podemos dizer que BI está na ponta do fluxo de informação, muito próximo de quem toma decisões.
exatidão que é fornecida em um sistema de BI. Foca no processamento dos dados em busca de correlações e descoberta nem sempre saberemos os motivos para as correlações existentes, pois poderá ser algo jamais concebido ou estudado. Foco na coleta, organização, transformação e disponibilização de dados estruturados para a tomada de decisão, além de permitir a análise preditiva de forma rápida e assertiva às organizações. Fornecem insights e tendências aos gestores, para assim poderem criar diretrizes eficientes e eficazes para o alcance dos resultados empresariais almejados. BI BIG DATA Portanto, o BI trata das perguntas conhecidas e das nossas pré-concepções com relação aos dados, ao passo que, o Big Data se envolve com um universo de novas possibilidades e perguntas que ainda não conhecemos, usando grandes massas de dados* * Dados pra caramba!!!!!
do que o ano anterior, pelo que viu no outono? Vai chover, fazer sol, calor, observando as nuvens? Um local público vai lotar ou não para um evento, observando o movimento das pessoas chegando? Quantas pessoas há num concerto ao ar livre num parque público, lembrando o último evento que ocorreu ali?
um comportamento, de um fenômeno ou conjunto de fenômenos. Sinônimos: padrão, regras, leis, teoria, regularidade, código, paradigma. Finalidade: permitir o entendimento de um conjunto de eventos, poder comunicar a outros, poder reproduzir este comportamento. (5W1H : o que, quando, onde, por que, com quem e como)
modelos que possam explicar os acontecimentos passados ou atuais, mas os modelos estão também associados ao futuro Modelo de predição: servem para direcionar nossas decisões e ações.
níveis de vendas De quebra de máquinas Possibilidade de voto numa eleição Possibilidade de um cliente fechar uma venda Possibilidade de ocorrer um sinistro De um cliente pagar ou não um empréstimo E outros tantos fins
tem várias idéias; (PE) tem uma grande idéia. (R) apostam em estratégias diversificadas; (PE) perseveram em um só princípio. Steve Jobs, com sua obsessão pelo design e pelo sistema fechado, seria um porco- espinho. Thomas Edison, com seus mil inventos, seria uma raposa. Qual é o melhor?
de Dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações e padrões Autor: Stanley Loh Case Peixe Urbano: https://pt.surveymonkey.com/blog/br/casos-de-sucesso/case-de- sucesso-peixe-urbano/ Estória GM e o Sorvete de Baunilha: http:// adrenaline.uol.com.br/forum/geral/146511-o-sorvete-de- baunilha-e-gm-interessante.html A diferença entre BI e BigData (http://corporate.canaltech.com.br/noticia/ business-intelligence/A-diferenca-entre-Big-Data-e-Business-Intelligence/)