– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência "Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.* 2.Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. 3.Nesses pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. 4.[Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.]* 5.Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6.Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: “Queres ficar curado?”.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência 7.O enfermo respondeu-lhe: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim.” 8.Ordenou- lhe Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. 9.No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado. 10.E os judeus diziam ao homem curado: “É sábado, não te é permitido carregar o teu leito.” 11.Respondeu-lhes ele: “Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda.” 12.Perguntaram-lhe eles: “Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?”. 13.O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar. 14.Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: “Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior”.“ Jo 5, 1 - 14
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência Do Propósito O penitente deve tomar a firme e inabalável resolução de emendar a sua vida As condições para haver propósito: A dor pelo pecado cometido A previdente resolução de não tornar a cometê-lo “O indivíduo que deseja reconciliar- se com um amigo, a quem ofendera, deve não só mostrar-se pesaroso de tê-lo agravado, mas também precaver-se que nad a , para o futuro, venha comprometer a amizade” Catecismo Romano
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência Do Propósito “Se o ímpio fizer penitência de todos os pecados por ele cometidos, se observar todos os Meus Mandamentos, e se proceder com equidade e justiça, terá a vida, e não morrerá. De todas as iniquidades que praticou, nem guardarei lembrança” “Se o ímpio se apartar da iniquidade que praticou, e proceder com equidade e justiça, ele mesmo fará viver a sua alma” “Convertei-vos, e fazei penitência de todas as vossas iniqüidades, e a iniqüidade não causará a vossa ruína. Arrojai para longe de vós todas as prevaricações, pelas quais vos tornastes culpados, e formai dentro de vós um novo coração e um novo espírito”
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência § 4º -Da dor ou arrependimento 728) Quem se confessa apenas os pecados veniais, deve ter dor de todos? Quem se confessa apenas os pecados veniais, para se confessar validamente, basta que se arrependa de algum deles; mas, para alcançar o perdão de todos, é necessário que se arrependa de todos os que reconhece ter cometido. 729) Quem se confessa só de pecados veniais, e não está arrependido nem sequer de um só, faz uma boa confissão? Quem se confessa só de pecados veniais, e não está arrependido nem sequer de um só, faz uma confissão nula; a confissão além disso é sacrílega, se adverte que lhe falta a dor. 730) O que é necessário fazer para tornar mais segura a confissão só de pecados veniais? Para tornar mais segura a confissão somente de pecados veniais, é prudente acusar, com verdadeira dor, também algum pecado mais grave da vida passada, ainda que já confessado outras vezes. 731) É bom fazer o ato de contrição com frequência? É coisa boa e muito útil fazer, com frequência, o ato de contrição, principalmente antes de se deitar, e quando se tem certeza ou se duvida de ter caído em pecado mortal, para recuperar mais depressa a graça de Deus; é útil, sobretudo, para se obter mais facilmente de Deus a graça de fazer semelhante ato na ocasião de maior necessidade, isto é, em perigo de morte.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência § 5º -Do propósito 732) Em que consiste o propósito? O propósito consiste em uma vontade determinada de nunca mais cometer o pecado, e de empregar todos os meios necessários para evitá-lo. 733) Que condições deve ter esta resolução, para ser um bom propósito? Para ser um bom propósito, esta resolução deve ter principalmente três condições: deve ser absoluta, universal e eficaz. 734) Que quer dizer: o bom propósito deve ser absoluto? Quer dizer que o propósito deve ser sem condição alguma de tempo, de lugar ou de pessoa. 735) Que quer dizer: o bom propósito deve ser universal? O bom propósito deve ser universal, quer dizer que devemos ter a vontade de evitar todos os pecados mortais, tanto os que já tenhamos cometido no passado, como os que ainda poderíamos cometer. 736) Que quer dizer: o bom propósito deve ser eficaz? O bom propósito deve ser eficaz, quer dizer que é necessário termos uma vontade resoluta para perder todas as coisas antes que cometer um novo pecado, para fugir das ocasiões perigosas de pecar, para destruir os maus hábitos, e para satisfazer a todas as obrigações lícitas contraídas em consequência dos nossos pecados.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XLIV: Do Sacramento da Penitência § 5º -Do propósito 737) Que é que se entende por mau hábito? Por mau hábito entende-se a disposição adquirida para cair com facilidade naqueles pecados aos quais estamos acostumados. 738) Que devemos fazer para corrigir os maus hábitos? Para corrigir os maus hábitos, devemos vigiar sobre nós mesmos, fazer muita oração, confessar-nos com frequência, ter um bom diretor espiritual sem mudá-lo, e pôr em prática os conselhos e os remédios que ele nos propõe. 739) Que se entende por ocasiões perigosas de pecar? Por ocasiões perigosas de pecar entendem-se todas aquelas circunstâncias de tempo, de lugar, de pessoas ou de coisas, que, pela sua própria natureza, ou pela nossa fragilidade, nos induzem a cometer o pecado. 740) Estamos gravemente obrigados a evitar todas as ocasiões perigosas? Estamos gravemente obrigados a evitar todas as ocasiões perigosas que normalmente nos levam a cometer o pecado mortal, e que se chamam ocasiões próximas de pecado. 741) Que deve fazer quem não pode evitar alguma ocasião de pecado? Quem não pode evitar alguma ocasião de pecado informe-o ao seu confessor, e siga os conselhos dele. 742) Que considerações nos auxiliam a fazer o propósito? Para fazer o propósito auxiliam-nos as mesmas considerações que servem para excitar a dor, isto é, a consideração dos motivos que temos para temer a justiça de Deus, e para amar a sua infinita bondade.
salve! A vós bradamos os degregados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Salve Rainha