Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Sistemas de design para interfaces digitais

Sponsored · Your Podcast. Everywhere. Effortlessly. Share. Educate. Inspire. Entertain. You do you. We'll handle the rest.
Avatar for Thiago Victorino Thiago Victorino
September 30, 2015

Sistemas de design para interfaces digitais

Um panorama sobre modularidade e sistemas de design, trazendo princípios, referências e dicas para mudança de mindset e workflow no desenvolvimento de interfaces digitais.

Apresentado no 1º Meetup IxDA Floripa + ModularUI, em 30/09/2015.

Avatar for Thiago Victorino

Thiago Victorino

September 30, 2015
Tweet

More Decks by Thiago Victorino

Other Decks in Design

Transcript

  1. MODULARIDADE Modularidade trata-se do uso de unidades funcionais individualmente distintas

    na montagem de um sistema mecânico ou eletrônico. http://dictionary.reference.com/browse/modularity
  2. DESIGN MODULAR Design modular é uma abordagem de projeto que

    subdivide um sistema em pequenas partes chamadas de módulos, que podem ser criadas independentemente para então serem usadas em diferentes sistemas. https://en.wikipedia.org/wiki/Modular_design
  3. SISTEMA Um sistema é um conjunto de componentes interativos ou

    interdependentes entre si que formam uma unidade complexa. https://en.wikipedia.org/wiki/System
  4. SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL Segundo Maria Luísa Peón, um sistema

    de identidade visual é formado por: logotipo, símbolo, marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, elementos acessórios, bem como todas as aplicações (material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, folder, revista institucional, site, etc). http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Sistemas-De-Identidade/45439834.html
  5. Um plat estr core edit […] pos elem e po

    nec PROJETO GRÁFICO EDITORIAL Um projeto gráfico é constituído de uma série de plataformas que formam a sua lógica construtiva. Estas estruturas definem o seu aspecto visual (cores, tipografia, design, etc) bem como seu aspecto editorial (textos, linguagem, e conteúdo). […] As imagens, o tamanho das fontes tipográficas, a posição de títulos, retículas, boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser adequadamente pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade editorial. https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_gráfico
  6. Definem diretrizes fundamentais (cor, tipografia, layout, etc). Definem os elementos

    que fazem parte do sistema. Fornecem instruções para a estruturação do sistema.
  7. No começo da web, o mindset de projeto ainda considerava

    algumas limitações similares às do meio impresso. Pensava-se em como expandir a experiência do impresso no meio digital, utilizando recursos interativos. Foco na singularidade e expressão artística/visual. Trabalhar dessa forma fazia sentido na época, enquanto o panorama da web era mais simplificado. Mas… esse panorama mudou.
  8. Um plat estr core edit […] pos elem e po

    nec Design responsivo: o mesmo conteúdo, múltiplos outputs. Wake-up call: a web é flexível! Aumento da complexidade de produtos digitais. Influência de disciplinas de orientação a objeto no âmbito da interface (front-end).
  9. Definem diretrizes fundamentais (cor, tipografia, layout, etc). Definem os componentes

    que fazem parte do sistema. Fornecem instruções para a estruturação do sistema.
  10. Um plat estr core edit […] pos elem e po

    nec ATOMIC DESIGN http://bradfrost.com/blog/post/atomic-web-design/ Atomic design (ou design atômico) é uma metodologia para a criação de sistemas de design. Faz uma analogia com a química para categorizar os elementos de uma interface e explicar a relação dos mesmos entre si.
  11. Um plat estr core edit […] pos elem e po

    nec PRINCÍPIOS E REFERÊNCIAS Entendendo os princípios por trás desse mindset. Se familiarizando com o conceito de componentes e guias de estilo. Buscando exemplos do que já existe pronto.
  12. WORKFLOW Experimentando novas abordagens de projeto. Começando o projeto de

    forma holística, de dentro pra fora. Estimulando uma maior colaboração entre design e desenvolvimento. E principalmente: letting go!
  13. Um sistema unificado promove consistência visual e padronização. Mockups estáticos

    não respondem todas as perguntas. (E além do mais, quem tem tempo e paciência para projetar 40 telas!?) Sistemas prevêem comportamentos. No fim das contas, estamos entregando código rodando no navegador. E código modularizado é sinônimo de boa experiência (tanto para usuários quanto para a equipe de desenvolvimento ).