Um panorama sobre modularidade e sistemas de design, trazendo princípios, referências e dicas para mudança de mindset e workflow no desenvolvimento de interfaces digitais.
Apresentado no 1º Meetup IxDA Floripa + ModularUI, em 30/09/2015.
subdivide um sistema em pequenas partes chamadas de módulos, que podem ser criadas independentemente para então serem usadas em diferentes sistemas. https://en.wikipedia.org/wiki/Modular_design
de identidade visual é formado por: logotipo, símbolo, marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, elementos acessórios, bem como todas as aplicações (material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, folder, revista institucional, site, etc). http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Sistemas-De-Identidade/45439834.html
nec PROJETO GRÁFICO EDITORIAL Um projeto gráfico é constituído de uma série de plataformas que formam a sua lógica construtiva. Estas estruturas definem o seu aspecto visual (cores, tipografia, design, etc) bem como seu aspecto editorial (textos, linguagem, e conteúdo). […] As imagens, o tamanho das fontes tipográficas, a posição de títulos, retículas, boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser adequadamente pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade editorial. https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_gráfico
algumas limitações similares às do meio impresso. Pensava-se em como expandir a experiência do impresso no meio digital, utilizando recursos interativos. Foco na singularidade e expressão artística/visual. Trabalhar dessa forma fazia sentido na época, enquanto o panorama da web era mais simplificado. Mas… esse panorama mudou.
nec Design responsivo: o mesmo conteúdo, múltiplos outputs. Wake-up call: a web é flexível! Aumento da complexidade de produtos digitais. Influência de disciplinas de orientação a objeto no âmbito da interface (front-end).
nec ATOMIC DESIGN http://bradfrost.com/blog/post/atomic-web-design/ Atomic design (ou design atômico) é uma metodologia para a criação de sistemas de design. Faz uma analogia com a química para categorizar os elementos de uma interface e explicar a relação dos mesmos entre si.
nec PRINCÍPIOS E REFERÊNCIAS Entendendo os princípios por trás desse mindset. Se familiarizando com o conceito de componentes e guias de estilo. Buscando exemplos do que já existe pronto.
não respondem todas as perguntas. (E além do mais, quem tem tempo e paciência para projetar 40 telas!?) Sistemas prevêem comportamentos. No fim das contas, estamos entregando código rodando no navegador. E código modularizado é sinônimo de boa experiência (tanto para usuários quanto para a equipe de desenvolvimento ).