"Sub umbra illíus, quem desideráveram, sedi - Sentei-me à sombra daquele a quem tanto tinha desejado; e o seu fruto é doce em minha boca" (Ct 2, 3), diz a Igreja sobre S. Margarida no introito de sua Missa. Não é de se negar que a vida de S. Margarida foi um constante crescimento no amor a Nosso Senhor Jesus haurido de seu Sacratíssimo Coração, buscando cumprir os desígnios de Deus que "é bendito, porque escondeu estas coisas aos sábios e entendidos e as revelou aos pequenos" (Mt 11, 25).
Não há meio mais adequado de inflamar os homens na devoção ao Sagrado Coração, diz um dos padres biógrafos de S. Margarida, do que narrar-lhes a vida desta santa, que foi criada expressamente para o Sagrado Coração de Jesus, que finou-se como vítima nas chamas de seu santo amor.
Nesta aula falaremos sobre a vida de Santa Margarida Maria Alacoque, a propagadora da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e, pela sua vida, as notas distintivas daqueles que buscam ser verdadeiros devotos deste Sacratíssimo Coração.