imperativo do consumo ❖ pela primazia do querer, que é incessante e faz do ato da compra um modus operandi. Isso significa que as identidades são formadas e trocadas na mesma velocidade em que se troca de aparelho eletrônico.
— Paris, 5 de setembro de 1857) ❖ A sociedade só pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem. ❖ Valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica ❖ Defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. ❖ Forte influência no Brasil ❖ Ordem e progresso ❖ Tema de um samba de Noel Rosa (1933)
Kierkegaard, ❖ Fiódor Dostoiévski e nos filósofos alemães ❖ Friedrich Nietzsche ❖ Edmund Husserl ❖ Martin Heidegger, Foi popularizado em meados do século XX pelas obras do escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre e da escritora e filósofa Simone de Beauvoir.
em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira sincera e apaixonada ❖ A existência precede e governa a essência ❖ A grande vitória do indivíduo é perceber o absurdo da vida e aceitá-la. ❖ Não existem valores absolutos.
realidade possível. Consiste na negação de todos os princípios religiosos, políticos e sociais. ❖ O niilismo moral (ou niilismo ético) consiste em um ponto de vista em que nenhuma ação pode ser considera moral ou imoral. ❖ O niilismo existencial significa que a existência do ser humano não tem qualquer sentido ou finalidade e por isso o homem não deve procurar um sentido e um propósito para a sua existência. ❖ Niilismo prático. Total relativização dos valores. ❖ A vida é um cruzamentos de forças onde nenhuma se sobressai.
apenas uma sombra ambulante, um pobre ator que por uma hora se espavona e se agita no palco, sem que depois seja ouvido; é uma história contada por idiotas, cheia de fúria e barulho, que nada significa. Macbeth, William Shakespeare
o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12, 29-31 Shemá Israel
mesmo A medida do amor ao outro é o amor que provo por mim mesmo Qual a qualidade do amor que tenho por mim? Qual o conhecimento que tenho de mim para poder me amar.
é capaz de compreender e captar o que lhe é dito com clareza. Que expressa suas ideias com clareza, precisão, coerência. Consciente; que não perdeu a razão; que faz bom uso de suas faculdades mentais. Resplandecente ou transparente; que possui luz ou a deixa passar.
❖ Ter idéias mais claras. Buscar esclarecimento ❖ Sair do comodismo e buscar inovações e alternativas novas para mudar o que acha estar errado ❖ Assume as próprias responsabilidades
transmitir suas ideias sem agredir. Busca do diálogo: διάλογος diálogos [ διά + λογος através, por meio Razão, raciocínio, principio base do mundo Verbum, palavra
sem ficar esperando recompensas humanas ou divinas. ❖ Quem faz o bem apenas por medo do castigo ou por desejo da recompensa, acaba sendo uma pessoa rasa, sem estrutura e que se deixa corromper facilmente.
defeitos e corrigi-los; ❖ ajudar o outro em vez de competir com ele; ❖ adquirir hábitos saudáveis (leitura, lazer, atividade física, conversas positivas); ❖ abandonar os vícios (cigarro, bebidas, sexo disfuncional, maledicência, fofoca, críticas destrutivas, expansão negativa, reclamação); ❖ tornar-se o piloto de sua própria vida; ❖ aprender coisas novas e questionar