somos o centro do universo (Copérnico) ❖ Somos animais e pertencemos ao reino animal (Darwin) ❖ Estamos longe de sermos transparentes e claros a nós mesmos (Freud) ❖ Estamos todos conectados. Somos informational organisms (inforgs) ❖ Luciano Floridi fala de quarta revolução referindo-se à informação
página com a data de 17 de maio de 2157: "Hoje Tommy encontrou um livro verdadeiro. Era um livro antigo. O avô da Margie disse uma vez que, quando ele era criança, seu avô lhe disse que houve uma época em que todas as histórias e contos eram impressos em papel. Dava pra virar as páginas, que eram amarelas e faziam barulho e era muito engraçado ler as palavras que estavam paradas em vez de estarem se movendo, como era previsto que elas fizessem em uma tela, é lógico. E ainda mais, quando você retornava à página precedente ali estavam as palavras que você já tinha lido antes! - Meu Deus, que desperdício - disse Tommy. - E quando a pessoa chega no final do livro, o que faz? Joga fora tudo? A nossa televisão já deve ter passado um milhão de livros e ainda está boa para ser usada mais vezes. Quem sonharia de jogar ela fora? - O mesmo vale para a minha - disse Margie - que tinha 11 anos e ainda não tinha visto tantos livros quanto Tommy."
chamaremos de "interface de leitura" tem uma função central na evolução dos modos e das formas de leitura e escritura. (Gino Roncaglia) ❖ Esta ideia aparece em embrião na obra de Harold Innis quando ele faz a distinção entre medium orientado à permanência, como a pedra e médium orientado ao movimento no espaço, como o papel.
suporte (“Guglielmo Cavallo e Roger Chartier (a cura di), Storia della lettura nel mondo occidentale, Laterza, Roma-Bari 1995, 2009) ❖ Os autores não escrevem livros. Escrevem textos, histórias, que torna-se objetos textuais que podem vir a ser livros ❖ O suporte não é neutro
é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.
uma organização composta pelos principais editores e players do mercado do livro digital com a intenção de criar um padrão para as publicações digitais. Criou assim o ePub (eletronic Publication) nas versões 2.1 e 3.0 e 3.1 que é a versão atual.
este ano faz com os livros digitais entrem a fazer parte das especificações da Web (W3C) tornando-se assim um padrão mundial para as publicações eletrônicas.