Débito Técnico: Porque isso vai estragar teu Software

Débito Técnico: Porque isso vai estragar teu Software

Estamos acostumados a pensar que o Débito Técnico é apenas código ruim criado por pessoas imprudentes, mas com essa palestra eu gostaria de propor uma visão mais ampla do que realmente podemos chamar de Débito Técnico em uma era de Software Sustentável.

A ideia para essa palestra veio depois que entrei em alguns projetos em andamento e comecei a perceber muitos padrões e sinais de alerta entre as fases de desenvolvimento e entrega do produto. Esses problemas costumam ser chamados Débito Técnico e percebi o custo que eles tinham no produto final. A "sanidade" do código final é um reflexo das dificuldades da equipe durante o desenvolvimento, bem como das estruturas, processos e relacionamentos de toda a empresa. As falhas de um produto cheio de Débito não depende apenas dos desenvolvedores.

É por isso que vou discutir como podemos identificar os gargalos que estão gerando cada vez mais débito e como lidar com eles. E, no final, poderemos discutir alguns dos problemas mais comuns de saúde mental associados a essa Dívida Técnica, por exemplo: Como lidar com códigos ruins por um longo tempo pode atrofiar suas habilidades técnicas.

9c551fb4d374217cabb9a1ece02202b3?s=128

Labcodes Software Studio

January 30, 2020
Tweet