Entendendo como funciona o Sistema Digestório. Antigamente chamado de sistema digestivo.
Precisamos de comida para alimentar nossos corpos para energia, crescimento e reparo. O sistema digestivo converte os alimentos que comemos em suas formas mais simples, como a glicose (açúcares), aminoácidos (que compõem a proteína) ou ácidos graxos (que compõem as gorduras). O alimento quebrado é então absorvido na corrente sanguínea do intestino delgado e os nutrientes são transportados para cada célula do corpo.
O trato digestivo começa na boca e termina no ânus. É como um longo tubo muscular, com até 10 metros de comprimento, com órgãos digestivos presos ao longo do caminho.
Um grande reservatório de micróbios, como bactérias, vive dentro do intestino grosso e, em menor grau, no restante do sistema digestivo. Estas bactérias desempenham um papel importante na digestão saudável. Os tipos exatos de bactérias são específicos para cada pessoa. Outros fatores que influenciam o tipo de bactéria em seu sistema digestivo incluem onde você mora no mundo, que condições de saúde você tem e quais medicamentos você recebeu.
Boca e esôfago
A digestão começa na boca. A comida é moída pelos dentes e umedecida com saliva para facilitar a ingestão. A saliva também tem uma substância química especial, chamada enzima, que começa a decompor os carboidratos em açúcares. Uma vez engolidas, as contrações musculares do esôfago massageiam a bola de comida para dentro do estômago.
O estômago
A comida passa através de um esfíncter, ou pequeno anel muscular, para o estômago. Aqui é misturado com sucos gástricos. O estômago é uma bolsa muscular e agita a comida para ajudar a quebrá-la mecânica e quimicamente. A comida é então espremida através de um segundo esfíncter na primeira parte do intestino delgado, chamada duodeno.
O intestino delgado
Uma vez no duodeno, a comida é misturada com mais enzimas digestivas do pâncreas e bílis do fígado. O alimento é então espremido nas partes inferiores do intestino delgado, chamado jejuno e íleo. Nutrientes são absorvidos do íleo, que é revestido com milhões de projeções semelhantes a dedos chamadas vilosidades. Cada vilo está ligado a uma malha de capilares. É assim que os nutrientes passam para a corrente sanguínea.
Pâncreas
O pâncreas é uma das maiores glândulas do corpo humano. Bem como sucos digestivos, ele secreta um hormônio chamado insulina. A insulina ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue. Diabetes é uma condição causada por problemas com a produção de insulina.
Fígado
O fígado tem vários papéis diferentes no corpo, incluindo:
quebrar as gorduras, usando bile armazenado na vesícula biliar
proteínas de processamento e carboidratos
filtragem e processamento de impurezas, drogas e toxinas
geração de glicose para necessidades energéticas de curto prazo de outros compostos como lactato e aminoácidos.
O intestino grosso
Uma vez que todos os nutrientes tenham sido absorvidos, os resíduos são transferidos para o intestino grosso ou intestino. A água é removida e os resíduos (fezes) são armazenados no reto. Ele pode então ser passado para fora do corpo através do ânus
Problemas comuns no sistema digestivo
Alguns problemas comuns incluem:
colite - inflamação do intestino
diverticulite - inflamação das bolsas que revestem o intestino delgado
gastroenterite - uma infecção que causa vômitos e diarréia
azia - quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago
úlcera - um buraco na membrana mucosa que reveste o estômago ou o duodeno.
Onde obter ajuda
Seu médico
Coisas para lembrar
A comida é decomposta pelo sistema digestivo para dar energia a todas as células do corpo.
O trato digestivo começa na boca e termina no ânus.