Sumário ● O que é Software Livre? ● Contribuindo com Software Livre ● Google Summer of Code (GSoC) – O que é? – Melhorando suas chances – Minha experiência no GSoC ● Conclusões
O que é Software Livre? Software livre é todo código disponibilizado sob uma licença livre. No geral essas licenças permitem ao usuário: ● Executar o programa para qualquer propósito; ● Estudar o código-fonte; ● Redistribuir o código-fonte; ● Realizar modificações no código-fonte e redistribuir estas modificações.
O que é Software Livre? Hoje o modelo de Software Livre já é uma realidade incontestável, reconhecido por sua qualidade com muitos exemplos de software amplamente utilizados. ● Linux; ● Apache; ● Firefox; ● Libre Office; ● MariaDB (MySQL); ● Gcc; ● BSD; ● Thunderbird; ● TeX Live; ● Android (Parcial); ● Postgres; ● ...
Contribuindo com Software Livre Existem muitos pontos que justificam a contribuição com Software Livre: ● Se inserir em uma comunidade global de desenvolvedores; ● Contribuir para software utilizado por pessoas ao redor do mundo; ● Aumentar seu conhecimento técnico; ● Expandir seus relacionamentos sociais; ● Encontrar oportunidades fora do contexto local; ● Ajudar os outros; ● ...
Contribuindo com Software Livre Contribuir com Software Livre é gratificante, mas exige um esforço inicial considerável. Ter um incentivo nessa etapa seria interessante para alavancar a inserção de novos desenvolvedores nas comunidades de Software Livre.
Google Summer of Code Google Summer of Code (GSoC) é um projeto em parceria da Google com diversas comunidades de Software Livre que incentiva a inserção de desenvolvedores. Iniciado em 2005, o programa já beneficiou mais de 12.000 estudantes de 104 países e 568 comunidades de Software Livre.
GSoC – O que é? Como funciona: 1) Google faz a chamada de comunidades para o GSoC e elas se inscrevem; 2) As comunidades aceitas no GSoC irão selecionar projetos submetidos por estudantes; 3) Google distribui um número de bolsas para as comunidades; 4) As comunidades selecionam os estudantes contemplados; 5) Estudantes iniciam os trabalhos; 6) Caso obtenha resultados satisfatórios, o estudante recebe o valor da bolsa.
GSoC – O que é? Quais os incentivos para participar do GSoC? ● Facilidade para contribuir com Software Livre; ● Integrar uma comunidade internacional de desenvolvedores; ● Ter seu código sendo executado em aplicativos reais utilizados por pessoas ao redor do mundo; ● Ser supervisionado por um mentor, desenvolvedor experiente de alguma comunidade; ● Receber US$ 5.500,00 se o projeto for finalizado com sucesso.
GSoC – O que é? Alguns dados sobre o GSoC: GSoC 2016: ● 180 comunidades aceitas; ● 5.107 estudantes e 142 países submeteram 7.543 propostas; ● 1.206 estudantes foram contemplados; ● 1.500 mentores de 66 países; ● 21 estudantes e 31 mentores brasileiros.
GSoC – O que é? Alguns dados sobre o GSoC: GSoC 2016 (estudantes): ● Índia: 454; ● EUA: 118; ● Alemanha: 66; ● Sri Lanka: 54; ● Rússia: 52; ● China: 34; ● Romenia: 31.
GSoC – O que é? Alguns dados sobre o GSoC: GSoC 2016 (estudantes): ● Índia: 454; ● EUA: 118; ● Alemanha: 66; ● Sri Lanka: 54; ● Rússia: 52; ● China: 34; ● Romenia: 31. International Institute of Information Technology - Hyderabad (India): 50
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 1: Dê uma volta nas comunidades aceitas na edição passada, em especial nas páginas de ideias (essas são sugestões, você pode desenvolver um projeto próprio)! https://summerofcode.withgoogle.com/archive/2016/organizations/ (e dê uma e hacker para encontrar a página de ideias de 2017) ;)
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 2: Se pergunte “O que eu gosto de fazer mesmo? Em que eu gostaria de trabalhar?” E procure uma comunidade condizente!
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 3: Tente compilar o software e configurar o ambiente para desenvolvimento sozinho. (Caso não consiga, e só depois de tentar muito, peça ajuda)
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 4: Desenvolvedores de software livre são comunicativos: procure as listas de e-mail e canais IRC, se inscreva.
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 5: Com o ambiente configurado, o software compilado, e já tendo se inscrito na lista, se apresente (e diga que já configurou tudo)! Diga q você quer fazer determinado projeto e pergunte se tem alguma tarefa para ir mexendo (resolução de bugs em especial). Use um inglês razoável (sem medo).
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 6: Se acostume com as ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores (gerenciador de código, gerenciador de bugs, gerenciador de revisões, lista de e-mail, pastebin, canais de comunicação, ...)
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 7: Escreva um projeto condizente que não apenas diga o que você quer implementar mas como você quer implementar.
GSoC – Melhorando suas Chances Submissão de projetos em 1 mês: oportunidade para se preparar! Dica 8: Apresente um cronograma exequível e realista. Utilize todo o prazo do programa, adicione produção de testes e documentação, se necessário.
GSoC – Minha Experiência ● Aluno em 2011: orientado por Sylvestre Ledru (França - Scilab) para trabalhar com o Cantor (software do KDE); ● Aluno em 2013: orientado por Alexander Rieder (Áustria – KDE) para trabalhar com o Cantor; ● Mentor em 2016, orientando Ivan Lakhtanov (Rússia) em projeto no Cantor. Antes de 2011 trabalhava em outro software do KDE, mas após o GSoC continuei trabalhando e hoje sou mantenedor do software.
Conclusões ● Contribuir com Software Livre rende muitos frutos positivos, mas não é simples de começar. ● O GSoC dá bons incentivos para que desenvolvedores possam se dedicar a este trabalho. ● Se preparar é fundamental para aumentar suas chances de aprovação, e a hora é agora. ● Mas é bom ressaltar – contribuir com Software Livre é possível sem participar do GSoC.