e 262-1, inteiros são de nidos como instâncias da classe Fixnum. Inteiros fora deste intervalo são automaticamente de nidos como objetos da classe Bignum.
nidos pelo . (ponto decimal) após um ou mais números decimais, seguido por mais números decimais. Você também pode, opcionalmente, utilizar um expoente.
como a maioria das linguagens e hardwares do mercado. Dada a forma como os números de ponto utuante são tratados, frações como 1/10 e 1/100 não podem ser representadas corretamente.
é muito importante, como em cálculos nanceiros. Números do tipo BigDecimal são praticamente ilimitados (expoentes acima de 1 bilhão são suportados) e possuem controle preciso dos modos de arredondamento.
é a última expressão que for executada. Se você quiser encerrar o cuxo de execução retornando um valor antes da última expressão, deve usar next, em vez do return utilizado por métodos.
GIMME A BLOCK!" end puts yield end # Passando um bloco say { "Hello" } # Sem passar um bloco, mas # tratando a exceção lançada begin say rescue Exception => error puts error.message end
objeto é gerado direta ou indiretamente de uma classe. Classes de nem os métodos que objetos podem responder. Elas também podem estender ou ser subclasses de outras classes.
partir do Ruby 1.9, começou a ser distribuído como parte da standard library. Ele permite resolver dependências e resolve, inclusive, dependências entre versões.
podem ser carregados pelo seu próprio código. Você pode instalar gems disponibilizadas por outros desenvolvedores e pode criar e distribuir suas próprias gems com muita facilidade.
também é conhecido como user agent — solicita um determinado recurso (resource), enviando um pacote de informações contendo alguns cabeçalhos (headers) a um URI ou, mais especi camente, URL.
conhecido como status. Com o status é possível saber se uma operação foi realizada com sucesso (200), se ele foi movida e agora existe em outro lugar (301) ou se não existe mais (404), por exemplo.