Uso de celulares na Educação Básica- Tecnófilo

Uso de celulares na Educação Básica- Tecnófilo

O mundo tem se tornado cada vez mais digital, tornar esta uma aliada da educação é fundamental na atualidade para favorecer o aprendizado e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para crianças e adolescentes. É imprescindível que os professores se familiarizem com o uso das tecnologias
em sala de aula. É preciso
que as aulas evoluam de acordo com o mundo e com a tecnologia.

8c2aaec719e2eac94cd52c3d471e883e?s=128

Jonas Silva Ferreira

September 01, 2020
Tweet

Transcript

  1. Uso de celulares na Educação Básica- Tecnófilo Por Jonas Silva

    Ferreira Disciplina de Tecnologias e Práticas Educativas PUC Minas
  2. A Era Digital  O mundo tem se tornado cada

    vez mais digital, tornar esta uma aliada da educação é fundamental na atualidade para favorecer o aprendizado e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para crianças e adolescentes.  Conteúdos e habilidades podem ser trabalhados e até otimizados com o uso do celular no desenvolvimento de projetos escolares, pesquisas em tempo real, maior interesse dos alunos.
  3.  É imprescindível que os professores se familiarizem com o

    uso das tecnologias em sala de aula. Caso ainda não tenham domínio, precisam aprender a incorporar gradativamente o uso da tecnologia em seus conteúdos, possibilitando aulas mais atrativas e desafiadoras.
  4.  A nova geração é o que podemos chamar de

    “nativos digitais”, portanto é impossível negar o uso dos celulares em sala, visto que os alunos já saem de casa com o celular como um de seus materiais mais importantes. É preciso que as aulas evoluam de acordo com o mundo e com a tecnologia.
  5.  Ao invés de proibir o uso dos celulares, é

    preciso incentivar seu uso positivo, as escolas devem estimular a criação de conteúdos e o desenvolvimento de projetos educacionais e pedagógicos que o transformem em uma poderosa ferramenta de ensino e aprendizagem.
  6.  Um dos principais objetivos da escola é preparar o

    aluno para o mercado de trabalho, neste o uso de celulares como ferramenta de trabalho já está extremamente difundido, dessa forma, a entrada do celular como uma ferramenta educacional é um caminho natural a ser percorrido
  7.  O celular trás ao aluno inúmeros benefícios, como a

    capacidade de pesquisar na internet em tempo real, armazenar dados, compartilhar, criar textos, vídeos, pode conectar o aluno com o mundo e levar o conhecimento de forma globalizada, além de tornar o processo de aprendizagem mais empolgante.
  8. Referências  https://canaltech.com.br/mercado/Celular-dentro-da-escola-Sim/  https://educacao-moderna2.webnode.com/news/a-proibicao-do-celular-nas- escolas-faz-sentido/  http://porvir.org/proibicao-celular-nas-escolas-faz-sentido/