Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Ensaios Pressiométricos

Ensaios Pressiométricos

Apresentação de um trabalho sobre ensaios pressiométricos. Apresentado a disciplina de Geologia Aplicada a Engenharia na UTFPR.

Moacyr Baptista

April 03, 2013
Tweet

More Decks by Moacyr Baptista

Other Decks in Education

Transcript

  1. Ensaios Pressiométricos Alexandre Erbs Alexandre Esper Alexsander Pevidor Enio Marcos

    Moacyr Baptista Othavio Takeda Rodrigo Ribeiro Curitiba Abril 2013
  2. 2 Ensaios Pressiométricos 1. Definição 2. Tipos de Ensaios 2.1

    Pressiômetro em Perfuração 2.2 Pressiômetro Auto perfurante 2.3 Pressiômetro Cravado 3. Calibração do Equipamento 3.1 Saturação e Fugas 3.2 Volume Inicial da Sonda 3.3 Sistema de Compressibilidade: 3.4 Calibração da Membrana 4. Metodologia do Ensaio
  3. 3 Ensaios Pressiométricos 1. Definição segundo a NBR 6122: O

    ensaio pressiométrico consiste na expansão de uma sonda cilíndrica no interior do terreno, em profundidades pré- estabelecidas. Dependendo do modo de inserção do pressiômetro no solo, pode ser classificado como pressiômetro em pré-furo (ou de Ménard), autoperfurante. O ensaio permite a obtenção de propriedades de resistência e tensão-deformação do material.
  4. 9 Ensaios Pressiométricos 3. Calibração do Equipamento: • Norma Francesa

    P94-110 • Norma ASTM D4719 The American Society for Testing and Materials
  5. 10 Ensaios Pressiométricos 3. Calibração do Equipamento: 3.1 – Saturação

    e Fugas: Para essa calibração a sonda é inserida em um tubo de aço de paredes finas com diâmetro interior aproximadamente 1,005 vezes superior ao da sonda. Após a inserção da sonda aumenta-se a pressão até atingir 2500 kPa, traçando-se a curva pressão-volume correspondente.
  6. 12 Ensaios Pressiométricos 3. Calibração do Equipamento: 3.2 – Volume

    Inicial da Sonda: Para determinar o volume inicial (zero) da sonda, essa é esvaziada até que seja possível a saída do tubo de calibração apenas com a ajuda das mãos. O valor do volume inicial (zero) da sonda é o volume atingido que permitiu a saída da sonda.
  7. 13 Ensaios Pressiométricos 3. Calibração do Equipamento: 3.3 – Sistema

    de Compressibilidade: Agora deseja-se descobrir o volume de perdas do sistema. Para isso a sonda é introduzida novamente no cilindro de calibração. A pressão é elevada aos 500 kPa, 1500 kPa e 2500 kPa. Após 30 segundos em cada pressão é retirado o valor do volume final. Assim traça-se a curva pressão- volume. Verificando assim a perda de volume V2.
  8. 15 Ensaios Pressiométricos 3. Calibração do Equipamento: 3.4 – Calibração

    da Membrana: A sonda é expandida até ao seu volume máximo. Pode ser feito através de incrementos iguais de pressão (método A) ou por incrementos iguais de volume (método B). No método A serão utilizados incrementos de 10 kPa, enquanto no método B os incrementos de volume serão de 10% do volume V0. Cada patamar de pressão ou volume são aplicados durante 1 minuto. Com base neste ensaio obtêm- se a curva na qual para um dado volume V4 está associado uma pressão P4.
  9. 18 Ensaios Pressiométricos 4. Metodologia do Ensaio: Ensaio feito através

    de incrementos iguais de pressão. Cada incremento de pressão ∆P é aplicado durante 1 minuto, além do tempo necessário para que ele atinja o patamar de pressão pretendido. As leituras de volume correspondentes a cada ∆P deverão ser feitas aos 30 segundos V30 e 60 segundos V60.
  10. 19 Ensaios Pressiométricos 4. Metodologia do Ensaio: • Py valor

    de pressão para qual o solo entra em cedência.