Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

NR-34_COND._E_M._A._NA_IND._DA_CONT.__REP.__E_D...

PDCA
November 05, 2024
8

 NR-34_COND._E_M._A._NA_IND._DA_CONT.__REP.__E_DESM._NAV._-_OP._GUINDASTE.pdf

PDCA

November 05, 2024

Transcript

  1. Segurança em primeiro lugar! NR-34 Condição e Meio Anmbiente na

    Indústria da Construção, Reparação e Desmonte Naval - Operador de Guindaste - Complementar 20h
  2. Situações especiais de risco (mov. de cargas nas proximidades de

    rede elétrica energizada, condições climáticas adversas dentre outras); Ergonomia do posto de trabalho; Exercício prático; Avaliação final Objetivo; Acidente do Trabalho e sua prevenção; Equipamento de proteção coletiva e individual; Dispositivos aplicáveis das NR`s 6, 10, 11 e 17; Equipamento de guindar (tipos de equipamentos, inspeção e acessórios dos equipamentos; Introdução; 1. 7. 2. 8. 3. 9. 4. 10. 5. 6. Índice
  3. Introdução O processo de elaboração da NR-34 foi fruto da

    retomada do setor naval, ocorrida a partir de 2003, em virtude da necessidade de exploração de petróleo em alto-mar. Naquele momento a única norma de referência para o setor era a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18) - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, norma estruturada para a construção de edifícios e com aplicabilidade prejudicada na construção e reparação naval.
  4. "Neste curso, você irá desenvolver habilidades operacionais para equipamentos de

    guindar, contemplando a operação segura, inspeção prévia, manutenção, sinalização e atendimento regulatório. Objetivo
  5. Acidente do Trabalho e sua prevenção Movimentação de carga com

    uso de equipamentos de grade porte (ponte rolante, guidaste, ect) é coisa séria, para avançar em outros pontos da segurança nesta atividade vamos enteder uma definição. Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
  6. A falta de informações e conhecimento dos usuários é um

    dos principais fatores que originam acidentes na movimentação de cargas. Um aspecto vital para a prevenção de acidentes é a inspeção. Realizar uma inspeção prévia (normativa) antes de cada uso, que é visual e fácil de executar, pode detectar danos evidentes e evitar o uso de materiais comprometidos.
  7. O planejamento também desempenha um papel fundamental na segurança das

    operações de movimentação de cargas. Antecipar informações e preparar-se adequadamente para cada operação pode reduzir significativamente a probabilidade de acidentes. Isso inclui uma análise detalhada dos riscos, a escolha adequada dos equipamentos e acessórios, a consideração das condições climáticas e outros fatores ambientais, através da elaboração de um Plano de Rigging (para elevação) ou um Plano de Amarração.
  8. A utilização do EPI é necessário em qual quer atividade

    não sendo mesmo importante utilizá-lo na movimentação de cargas. Sabemos que em caso de queda de uma carga o colaborador pode vir a óbito imediatamente, por isso a utilização dos EPI`s e EPC`s são de extrema importância qundo falamos na prevenção. Equipamento de proteção coletiva e individual
  9. Dispositivos aplicáveis das NR`s 6, 10, 11, 12 e 17

    As Normas Regulamentadoras que citamos aqui estão diretamente relacionadas as questões de segurança dos equipamentos de movimentação de cargas.
  10. NR-06 Equipamento de Proteção Individual NR-10 Segurança em Instalações e

    Serviços em Eletricidade NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenamento e Manuseio de Materiais Os equipamento de guindar variam de acordo com sua aplicação, sendo todas as Normas Regulamentadoras abaixo aplicáveis a essa atividaxde NR-12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos NR-17 Ergonomia
  11. Os equipamentos de guindar variam de modelos e aplicação, vamos

    ver alguns: QUIPAMENTO DE GUINDAR (TIPOS DE EQUIPAMENTOS, INSPEÇÃO E ACESSÓRIOS DOS EQUIPAMENTOS
  12. N R-34 - 34.10.3 ATENÇÃO ! A segurança do equipamento

    esta relacionado diretamente a uma boa inspeção juntos com todas parte documental do em dia. Vamos ver esses 2 itens? PRONTUÁRIO DO EQUIPAMENTO a) cópia do manual de operação fornecido pelo fabricante, em língua portuguesa, e na indisponibilidade deste, é permitida a reclassificação do equipamento por órgão certificador externo credenciado; b) especificações técnicas; c) programa de inspeção, manutenção e certificação; d) registro das inspeções, manutenções e certificações; e) plano de ação para correção das não conformidades encontradas durante as inspeções, manutenções ou certificações; f) identificação e assinatura do responsável técnico indicado pela empresa para implementar este procedimento.
  13. Inspeção, Manutenção e Certificação de Equipamentos Antes de iniciar a

    jornada de trabalho, o operador deve inspecionar e registrar em lista de verificação (check-list), no mínimo, os seguintes itens: a) freios; b) embreagens; c) controles; d) mecanismos da lança; e) anemômetro; f) mecanismo de deslocamento; g) dispositivos de segurança de peso e curso; h) níveis de lubrificantes, combustível e fluido refrigerante; i) instrumentos de controle no painel; j) cabos de alimentação dos equipamentos; k) sinal sonoro e luminoso; l) eletroímã. N R-34 - 34.10.4 ATENÇÃO !
  14. BOLA DE PESO ESTROPOS OU ESLINGAS MANILHAS MOITÕES ESTORCEDORES SOQUETE

    PARA CABO DE AÇO MADEIRA BASE DE PATOLAMENTO ACESSÓRIOS DO GUINDASTE
  15. Os guindastes frequentemente enfrentam todos os tipos de intempéries durante

    as operações, a seguir vamos ver cada uma delas e qual procedimento adotar para que a segurança na operação não venha ser prejudicada. SITUAÇÕES ESPECIAIS DE RISCO (MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NAS PROXIMIDADES DE REDE ELÉTRICA ENERGIZADA, CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ADVERSAS DENTRE OUTRAS
  16. A itensidade da chuva pode reduzir drasticament e a visibilidade

    do operador. O calor na cabine de operação pode causar desconforto e redução do nivel de atenção, a climatização funcinando e essencial A utilização de guidastes, caminhão munck, plataforma elevatória etc estão sendo utlilizados em área urbana para construção civil, carga pesada etc. Com isso o risco de contato com a rede elétrica é grande. O vento é um grande inimigo do operador no momento da movimentação, se a carga pega balanço os danos são grandes.
  17. Condição de mar ruim pode evitar que uma movimentaç ão

    de carga inicie. O tombamento do guindaste esta diretamente relacionado ao falha humana: cálculo errado, imperícia, imprudência etc.
  18. O que é ergonomia? Na prática, ela é o conjunto

    de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos. Ergonomia do Posto de Trabalho
  19. Encosto; Assento; Apoio de braço; Sistema de regulagem de altura/distância

    do painel; Sem deformações no assento e encosto; Ar-condicionado operacional; Boa vedação contra ruído; Vibração dentro do parâmetro normativo. Para o operador ter um bom desempenho (concentração, conforto ergonômico, boa tomada de decisão, estresse etc), os seguintes itens precisam estar bons: