Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Benedicta in mulieribus (21/03/2021)

Benedicta in mulieribus (21/03/2021)

Aula com comentários ao relato da Anunciação da Virgem Maria do evangelho de S. Lucas

Áudio da aula disponível em https://hearthis.at/salvemaria/benedicta-in-mulieribus/

salvemaria

March 21, 2021
Tweet

More Decks by salvemaria

Other Decks in Education

Transcript

  1. 21 de março de 2021 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

    E SANTO AFONSO DE LIGÓRIO Comentários acerca do relato da Anunciação à Virgem no evangelho de S. Lucas salvemaria.com.br - Manaus/AM
  2. Calendário Mariano 21/03 - I Domingo da Paixão: S. Bento,

    abade e patrono da Europa e B. Miguel Gómez Loza, mártir no México e congregado mariano 22/03 - Segunda-feira da Paixão 23/03 - Terça-feira da Paixão 24/03 - Quarta-feira da Paixão 25/03 - Anunciação da Virgem Santíssima 26/03 - Sexta-feira da Paixão 27/03 - Sábado da Paixão 28/03 - II Domingo da Paixão (Domingo de Ramos)
  3. Referências Landucci, Pier Carlo. Maria Santíssima no Evangelho. Ed. Pinus,

    2018, Brasília - DF Catena áurea. Disponível em <https://hjg.com.ar/catena/c398.html> Lápide, Cornelius à. The Great Commentary - St. Luke. 1908 Ligório, S. Afonso. Glórias de Maria. Ed. Santuário.
  4. Lc. 1, 26 - 38 "26. No sexto mês, o

    anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. 29. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme lhante saudação. 30. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33. e o seu reino não terá fim”. 34. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” 35. Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. 38. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela."
  5. 26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por

    Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28. Entrando, Arcanjo Gabriel, que apareceu a Daniel = Força de Deus Casa em Nazaré Jesus Nazareno ali concebido Pobreza: mortificação dos sentidos, distanciamento do mundo e humildade "Entrando..." Herança dos pais - motivo do casamento com um descendente da família de Davi Desposada - quis mais o Senhor que duvidassem de seu nascimento que da pureza de Sua Mãe Pela força de Deus devia ser anunciado quem, sendo Deus de virtudes e poderoso na guerra para vencer em todas as batalhas, ele veio para destruir os poderes do inferno (S. Gregorio Magno) Eva apegou-se à luz exterior do jardim das delícias, Nossa Senhora atraiu-se pela luz divina da vida interior
  6. 26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por

    Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28. Entrando, Oração: pensamentos orientados para a promessa divina Pedido de pressa para a vinda do Redentor Contínuo recolhimento e sem perturbação de elementos exteriores (dona de sua Imaginação) "Não temas, Zaca rias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho, e tu o chamarás João." Destaque à Virgindade Maria Miriam (amargura do mar) -> Mariam (dona do mar) - guia das mulheres na passagem do mar vermelho Amada por Deus Estrela do mar - iluminação dos caminhos Só a virgindade poderia decentemente dar à luz Aquele que ao nascer não poderia ter um igual. Convinha, portanto, que nosso Redentor nascesse, segundo a carne, de uma Virgem, por meio de um milagre notável, para sugerir que seus membros deviam nascer da Igreja da Virgem, segundo o espírito. (S. Agostinho)
  7. Primeiro ato de culto à Virgem - S. Gabriel prostrado,

    um arcanjo Anunciação a S. Zacarias: "Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume" (Lc 1, 11) Ave, Salve! = Regozija-te Resposta de Deus à oração da Virgem "Alegra-te, filha de Sião... Javé é o rei de Israel no meio de ti" (Sof 3. 14-17) - convite à alegria e presença de Deus o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.
  8. Cheia de graça Maior que qualquer graça concedida a outrem

    Quanto ao tempo = desde a concepção Quanto à quantidade = proporcional à missão a Ela concedida Quanto ao modo = dom da integridade Quanto aos efeitos Na vontade, o "privilégio especial" = exclusão de pecados veniais e mortais; agia em tudo de modo mais perfeito Na inteligência, exclusão da ignorância em que deveria saber e todo erro Substituição do nome próprio de Maria - "amada por Deus" Tinha o fundamental e conveniente conhecimento dos preciosos dons celestiais o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.
  9. O Senhor é contigo Deus mora na alma mais intimamente

    quanto maior é a graça Sinal da responsabilidade de nossa Senhora "Eu estarei contigo" disse Deus a Isaac, Jacó, Moisés e Josué, e outros o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.
  10. Ausente em algumas versões, semelhante às palavras de S. Isabel

    Três louvores: 1. "Ave, Cheia de Graça" = riqueza de Maria em Si 2. "O Senhor é contigo" = riqueza de Maria diante de Deus 3. "Bendita és tu entre as mulheres" = riqueza de Maria em relação às criaturas Nos dois primeiros, uma afirmação qualitativa, no último quantitativa "Bendita és do Senhor, Deus Altíssimo, ó filha, sobre todas as mulheres da terra" (Jdt 13, 23) "por todas as mulheres" "...Bendita és tu entre todas as mulheres"
  11. Não teve dúvidas de que era um Anjo de Deus

    - "scrutatio cordium" Habituada à contemplação celestial e à intimidade divina Temor pelo que se disse, não pela presença do Anjo "Vendo-o, Zaca rias ficou perturbado, e o temor assaltou-o" Lc 1, 12 Turbação mais profunda Não houve tentação de orgulho A saudação exigia prudência e profundo esforço de reflexão (silêncio meditativo) Ciência infusa ou intuição Forte indagação para compreensão Sujeita à dor e à fadiga (mesmo do pensamento) 29. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme lhante saudação.
  12. Temor - imensa responsabilidade de administrar os bens dados por

    Deus Prudência e humildade de Nossa Senhora Encontrou graça diante de Deus apesar da ausência de graça no mundo "lhe porás o nome de Jesus" - dignidade de Maria 30. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33. e o seu reino não terá fim”.
  13. Não se trata de incredulidade "bem aventurada a que creu"

    (Lc 1, 45) "Como posso ter certeza disso?" (Lc 1, 18) - S. Zacarias - contraposto à aceitação de N. Senhora Não pergunta pra saber se sucederá, mas como sucederá Vontade de permanecer no estado de virgindade "A Virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe darão o nome de Emanuel" (Is. 7, 14) Consideração de permanência da virgindade Outras dúvidas: iniciativas a tomar, orações, comportamento em relação a S. José... Qual modalidade concepção milagrosa? Não como Sarah, Rebeca ou S. Ana e S. Isabel Nossa Senhora não era estéril nem idosa, mas virgem 34. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”
  14. Nossa Senhora torna-se esposa do Espírito Santo Não foi emudecida

    como Zacarias, mas glorificada a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra: uma barreira impede que a luz alcance o corpo, então ele é envolvido pela sombra (proteção da virgindade). Contraste da Luz do Espírito Santo (Maternidade divindade) e a sombra (virgindade). Caridade para com S. Isabel a Deus nenhuma coisa é impossível: o que Deus estava fazendo com Nossa Senhora era muito maior do que fazia com S. Isabel A castidade de Maria foi embelezada 35. Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.
  15. De bocas humanas jamais saiu uma proclamação de tanto pertencimento

    Ancilla: Escravo por nascimento Plena disponibilidade Fiat mihi secundum verbum tuum: obediência reparadora Hoc est - enim - corpus meum Fiat Fé: ao contrário de S. Zacarias Sacrifício Obediência mais meritória Alegria x Sofrimento Previsão do tormento de Cristo Pronunciado com o máximo mérito Exigência de reparação pelo comportamento oposto de Eva "Dar-lhe-ás por nome Jesus, porque Ele salvará seu povo de seus pecados" (Mt 1, 21) - Maternidade espiritual Mãe de Deus e nossa “Com um fiat criou Deus a luz, o céu, a terra, mas com este fiat de Maria um Deus se tornou homem como nós.” S. Tomás de Vilanova 38. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela."
  16. SAUDAÇÃO ANGÉLICA "Ave, Cheia de Graça O Senhor é contigo

    Bendita tu és entre (acima e por todas) as mulheres" SILÊNCIO (turbação) ANÚNCIO "Não temas, Maria (amada de Deus) encontraste graça diante de Deus conceberás a Jesus, Filho do Altíssimo (Emanuel)" QUESTIONAMENTO "Como se dará isso?" EXPLICAÇÃO E EXALTAÇÃO "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra... porque a Deus nenhuma coisa é impossível" SUJEIÇÃO “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”
  17. SAUDAÇÃO ANGÉLICA "Ave, Cheia de Graça O Senhor é contigo

    Bendita tu és entre (acima e por todas) as mulheres" SILÊNCIO (turbação) ANÚNCIO "Não temas, Maria (amada de Deus) encontraste graça diante de Deus conceberás a Jesus, Filho do Altíssimo (Emanuel)" QUESTIONAMENTO "Como se dará isso?" EXPLICAÇÃO E EXALTAÇÃO "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra... porque a Deus nenhuma coisa é impossível" SUJEIÇÃO “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” Louvor, grandeza Meditação e prudência Exaltação de Maria - Mãe de Deus Confirmação e aprofundamento Exaltação de Maria - esposa do Espírito Santo Humildade e prontidão