Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Vinte e Quatro dias para o Natal

Vinte e Quatro dias para o Natal

Vinte e Quatro dias para o Natal

Catequese em Casa

August 13, 2021
Tweet

More Decks by Catequese em Casa

Other Decks in Education

Transcript

  1. 1 "Naquele tempo, foi enviado por Deus o anjo Gabriel

    a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, chamado José, da casa de Davi; o nome da Virgem era Maria". (Lc 1,26-27). -Deus te salve, cheia de graça, o Senhor é contigo!
  2. 2 "O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois achaste graça

    diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará sobre a casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim". (Lc 1, 30-33).
  3. 3 "O anjo disse-lhe: o Espírito Santo descerá sobre ti

    e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus" (Lc 1, 35-38) -Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.
  4. 4 "Naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas,

    a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". (Lc 1, 39-41) - Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
  5. 5 "Minha alma glorifica o Senhor; / e o meu

    espírito exulta em Deus meu salvador./ Porque lançou os olhos para a humilhação da sua serva; / portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada./ Porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas, o seu nome é santo. / E a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem./ Manifestou o poder do seu braço;/ dissipou aqueles que se orgulhavam com os pensamentos do seu coração./ Depôs do trono os poderosos, e elevou os humildes./ Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos./ Tomou cuidado de Israel, seu servo, lembrando da sua misericória;/ conforme prometera a nossos pais, a Abraão e à sua posteridade para sempre." (Lc 1, 46-56)
  6. 6 "José foi também da Galiléia, da cidade de Nazaré,

    à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém, porque era da casa e família de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida". (Lc 2, 4-5).
  7. 7 "Ora, estando ali (em Belém), aconteceu completarem-se os dias

    em que devia dar à luz e deu à luz o seu filho primogênito. Enfaixou-o e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem". (Lc 2, 6-7).
  8. 8 "Naquela mesma região, havia uns pastores que velavam e

    faziam de noite a guarda ao seu rebanho. Eis que apareceu junto deles um anjo do Senhor, e a glória do Senhor os envolveu com a luz e tiveram grande temor." (Lc 2, 8-9)
  9. 9 "Porém o anjo disse-lhes: Não temais porque eis que

    vos anuncio uma boa-nova, que será de grande alegria para todo o povo: Nasceu-vos hoje na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo, o Senhor. Eis o sinal: Encontrareis um menino envolto em panos deitado numa manjedoura." (Lc 2, 10-12)
  10. 10 "Subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia

    celeste, louvando a Deus e dizendo:" (Lc 2, 13-14) - Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade!
  11. 11 "Depois que os anjos se retiraram deles para o

    céu, os pastores diziam entre si: Vamos até Belém, vejamos o que é que lá sucedeu, e o que é que o Senhor nos manifestou". (Lc 2, 15)
  12. 12 "Foram a toda a pressa, e encontraram Maria, José

    e o menino deitado na manjedoura". (Lc 2, 16)
  13. 13 "Vendo isto, tornaram conhecido o que lhes tinha sido

    dito acerca deste Menino. Todos os que ouviram, se admiraram das coisas que lhes diziam os pastores. Maria conservava todas essas coisas, meditando-as no seu coração. " (Lc 2, 17-19)
  14. 14 "Depois que se completaram os oito dias para ser

    circuncidado o Menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes que fosse concebido no ventre materno" (Lc 2, 21)
  15. 15 "Depois que se completaram os dias da purificação de

    Maria, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, segundo o que está escrito na lei do Senhor: 'Todo varão primogênito será consagrado ao Senhor', e para oferecerem em sacrifício, conforme o que está escrito na lei do Senhor, 'um par de rolas ou dois pombinhos' ". (Lc 2, 22-24)
  16. 16 "Havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este

    homem era justo e temente a Deus, e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte, sem ver primeiro o Cristo Senhor. Foi ao templo conduzido pelo Espírito. E levando os pais o Menino Jesus, para cumprirem as prescrições usuais da lei a seu respeito, ele o tomou em seus braços, e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes deixar partir o teu servo em paz segundo a tua palavra; porque os meus olhos viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo". (Lc 2, 25-32) - Maria, uma espada trespassará a tua alma!
  17. 17 "Tendo, pois, nascido Jesus em Belém de Judá, no

    tempo do rei Herodes, eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo." (Mt 2,1-2)
  18. 18 "Ao ouvir isto, o rei Herodes turbou-se, e toda

    Jerusalém com ele. E, convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-se- lhes onde havia de nascer o Messias." (Mt 2, 3-4)
  19. 19 "E eles disseram-lhe: Em Belém, terra de Judá*, porque

    assim foi escrito pelo profeta: 'E, tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe, que apascentará Israel, meu povo'."(Mt 2, 5-6) *Judá e Judéia são praticamente sinônimos. Judá usa-se mais para referir-se ao povo e Judéia à terra.
  20. 20 "Então, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles

    cuidadosamente acerca do tempo em que lhes tinha aparecido a estrela: e, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem acerca do menino, e, quando o encontrardes, comunicai-mo, a fim de que também eu o vá adorar. Eles, tendo ouvido as palavras do rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando sobre o lugar onde estava o menino, parou". (Mt 2, 7-9)
  21. 22 "E, entrando na casa, viram o menino com Maria,

    sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofereceram presentes de ouro, incenso e mirra. E, avisados por Deus em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra". (Mt 2, 11-12)
  22. 23 "Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor

    apareceu em sonhos a José, e lhe disse: Levanta-te toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para lhe tirar a vida". (Mt 2,13)
  23. 24 "E ele, levantando-se de noite, tomou o menino e

    sua mãe, e retirou-se para o Egito; e lá esteve até a morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta que disse: 'Do Egito chamei o meu filho'. " (Mt 2, 14-15)
  24. 25