crítica; requer a tentativa, cheia de riscos, de deixar o relativismo produzido pela repetida afirmação do caráter específico, único e irredutível de cada indivíduo, de cada situação e experiência; requer a busca de novas formas de conceituação e generalização.” (SECCHI, 2006.)
facilidade ao acesso das informações e do conhecimento, as ferramentas em crescente melhoria de interfaces entre usuários e sistemas. Web 1.0 ‐ criação e a popularização da rede Web 2.0 ‐ integrar o usuário como colaborador Web 3.0 ‐ organizar o uso de forma inteligente e automática A massificação deste recurso e a apropriação pelo público fazem necessária uma nova mirada sobre a cidade e suas dinâmicas, principalmente em circunstância onde informações que eram responsabilidades de instituições especializadas, agora podem ser publicadas por qualquer pessoa. Compartilhamento de situações, opiniões, modos de vida, notícias e acontecimentos combinados a referências geográficas, imagens e vídeos.
georreferenciado onde a atribuição de dados seria constante, assim como sua troca na rede. • Coletar estas informações e transformá‐las em bases e diretrizes de projeto. • Monitoramento constante do ambiente nas condições vitais. • Processos autocorrigível continuamente • Não se trata de um pensamento, preocupado com o global sobre as partes, mas sim a articulação das partes.
a promoção de pesquisas e atividades de extensão sobre o impacto da cultura digital nos processos e práticas de comunicação contemporânea. LABIC ‐ Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura ‐ UFES
está permitindo uma nova abordagem para o estudo do ambiente construído. A nossa forma de descrever e compreender as cidades está sendo transformado radicalmente, assim como as ferramentas que usamos para projetá‐las e o impacto na sua estrutura física. SENSEABLE CITY – MIT – CARLO RATTI
drawing on cutting edge methods, and ideas in modeling, complexity, visualisation and computation. Our current mix of architects, geographers, mathematicians, physicists, archaeologists and computer scientists make CASA a unique department within UCL.