O ano de 2014 trouxe inovação tecnológica sem precedentes para a Apple: nasceu Swift, uma linguagem de programação trazendo sintaxe moderna e concisa, um type system mais poderoso, suporte first class a técnicas de programação funcional e interoperabilidade total com bases de código legadas escritas em Objective-C. De 2014 a 2018, Swift passou de uma promessa para uma das linguagens de programação mais populares do mundo, graças em particular ao seu processo de evolução totalmente open source.
Nesta palestra, veremos com mais profundidade como Swift se diferencia em relação a Objective-C em três frentes: segurança, produtividade e facilidade de adoção.
Veremos como seu type system permite que certas classes de bugs e fontes de crash não ocorram em tempo de execução; como os playgrounds (uma feature exclusiva do ambiente de desenvolvimento Swift) permitem que UIs sejam prototipadas e pré-validadas em tempo real; e como a sintaxe da linguagem leva naturalmente a código mais conciso, legível e, mais importante, amigável, facilitando a adoção por novos desenvolvedores.
Por fim, faremos uma reflexão sobre o status do ecossistema Swift sob o prisma do desenvolvimento de aplicações enterprise.