Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Aula 2 - CURSO DE PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - ABNT

Jonatas S. de Abreu
November 09, 2023
12

Aula 2 - CURSO DE PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - ABNT

CURSO DE PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS - ABNT

Jonatas S. de Abreu

November 09, 2023
Tweet

Transcript

  1. NBR 14724:2011 – TRABALHOS ACADÊMICOS • Do que se trata?

    • Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). • Esta Norma aplica-se, NO QUE COUBER, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse.
  2. NBR 14724:2011 – TRABALHOS ACADÊMICOS • Quais são as outras

    normas relacionadas? • Quando há recorrência de uma norma à outra indispensável à execução da elaboração do trabalho e/ou aplicação da norma em tela, ou série de outras, chamamos esse recurso de “referências normativas” – Orientação: para referências datadas, aplicam-se somente as edições citadas. – Para referências não datadas, aplicam-se as edições mais recentes do referido documento (incluindo emendas).
  3. NBR 14724:2011 – TRABALHOS ACADÊMICOS NBR RELACIONADA CITADA DESCRIÇÃO DA

    NORMA ABNT NBR 6023:2018 VERSÃO CORRIGIDA 2:2020, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – REFERÊNCIAS – ELABORAÇÃO ABNT NBR 6023:2018 VERSÃO ERRATA 1 2:2020, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – REFERÊNCIAS – ELABORAÇÃO ABNT NBR 6023:2018 VERSÃO ERRATA 2:2020, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – REFERÊNCIAS – ELABORAÇÃO ABNT NBR 6024:2012, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DAS SEÇÕES DE UM DOCUMENTO ESCRITO – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 6027:2012, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – SUMÁRIO – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 6028:2021, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – RESUMO – PROCEDIMENTO ABNT NBR 6034:2004, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – ÍNDICE – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 10520:2023, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – CITAÇÕES EM DOCUMENTOS – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 12225:2004, INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – LOMBADA – APRESENTAÇÃO Código de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEBAB, 2004 IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993
  4. APLICAÇÃO DA NORMA: ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO Capa - Elemento

    obrigatório. As informações são apresentadas na seguinte ordem: a) nome da instituição (opcional porque pode ser substituído pela logo ou identificação imagética oficial, desde que permitido por normas internas da instituição); b) nome do autor; c) título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; d) subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao e) título; f) número do volume: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do g) respectivo volume; h) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado (no caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação); i) ano de depósito (da entrega).
  5. APLICAÇÃO DA NORMA: ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO Folha de rosto

    . Elemento obrigatório. Dividido em duas partes: anverso e verso (frontal e traseira) Anverso - Os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: a) nome do autor; b) título; c) subtítulo, se houver; d) número do volume, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume; e) natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; f) nome do orientador e, se houver, do coorientador; g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; h) ano de depósito (da entrega).
  6. APLICAÇÃO DA NORMA: ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO Folha de rosto

    . Elemento obrigatório. Dividido em duas partes: anverso e verso (frontal e traseira) 4.2.1.1.2 Verso Deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.
  7. APLICAÇÃO DA NORMA: ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO Folha de aprovação

    Elemento obrigatório. Deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração) data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.
  8. APLICAÇÃO DA NORMA: ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO Resumo na língua

    vernácula: Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6028. Resumo em língua estrangeira Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6028. Sumário Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.
  9. NUMERAÇÃO PROGRESSIVA E FORMATAÇÃO DE SESSÕES 1 SEÇÃO PRIMÁRIA (TÍTULO

    1) 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (TÍTULO 2) 1.1.1 Seção terciária (Título 3) 1.1.1.1 Seção quartenária (Título 4) 1.1.1.1.1 Seção quinária (Título 5) a) alíneas; b) alíneas.
  10. RESUMO: TIPOS 1. Recensão: análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente

    elaborada por especialista; 2. Resenha: análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento; 3. Resumo :apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. a. Resumo Indicativo :trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original; b. Resumo Informativo :trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 4. Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado;
  11. RESUMO: ORIENTAÇÕES GERAIS (ABNT 6028/2021) • Deve ressaltar sucintamente o

    conteúdo de um texto. • A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. • Deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. • Em documento técnico ou científico, recomenda-se o resumo informativo. • Convém usar o verbo na terceira pessoa. • O resumo, quando não estiver contido no documento, deve ser precedido pela referência. • A referência é opcional quando o resumo estiver contido no próprio documento e deve FICAR LOGO APÓS o título da seção (Resumo). • As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave”, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. • As palavras-chave devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos
  12. RESUMO: ORIENTAÇÕES GERAIS (ABNT 6028/2021) NÃO USE • símbolos, contrações,

    reduções, entre outros, que não sejam de uso corrente
  13. RESUMO: ONDE UM BOM COMEÇA Um resumo diferenciado retrata fielmente

    a disposição dos elementos do trabalho, objetivando a dispensa da consulta ao conteúdo na íntegra; Ainda que isso não seja recomendado atualmente, um resumo excelente aumenta a exposição do mesmo em bases de dados e se torna mais atrativo para o/a pesquisador/a;
  14. E O ABSTRACT? o texto do abstract DEVE ser composto

    de maneira idêntica aos pontos obrigatórios; Usada a redação com inglês instrumental; Desaconselhadas as ferramentas de tradução automática; procure sempre um profissional para a tradução/revisão; Deve ser normalizado segundo as normas ABNT; Só deve ser elaborado após o resumo em português ficar pronto; Evite abreviações.