Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Aula 3 e 4 de Banco de Dados II, segundos anos,...

Aula 3 e 4 de Banco de Dados II, segundos anos, curso técnico em informática integrado ao ensino médio

É propósito desta aula comparar banco de dados em sistemas de arquivos com a bancos de dados computacionais baseados em tecnologia relacional.
Também é propósito desta aula apresentar a faixa dos 1970 até o tempo recente como a "a era relacional", apelido dado ao período em que os bancos de dados computacionais mais sofreram avanços. Apresentar a definição de sistema com um circuito composto de entradas, processamentos e saídas.
Por fim, é propósito principal desta aula apresentar exemplos de aplicações de bancos que os alunos usam ou usarão na vida. em suas vidas, discutindo como asa empresas por trás delas usam os dados coletados por seus sistemas.
Interajo com os alunos sobre a importância dos dados para as sociedades modernas, instigando-os a pensar por que grandes corporações, empresas de todos os portes e governos precisam de dados a partir do slide 8.

Avatar for José Alberto

José Alberto

March 14, 2025
Tweet

More Decks by José Alberto

Other Decks in Technology

Transcript

  1. Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsulo João Úrsulo Prof. José

    Alberto TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: Operador de computador Linguagem de programação(LPII) ( Linguagem de programação LPII) | .: Prof José Alberto
  2. Retrospectiva Na nossa última aula, vimos o antepassado do banco

    de dados. Hoje, veremos os usos modernos destes bancos de dados.
  3. Conforme as tecnologias informática e computacional evoluíam, os bancos de

    dados também evoluíam. Em 1970, uma revolução comparável ao desenvolvimento dos computadores e o da internet foi desenvolvida e ela mudaria a forma de armazenar dados daí para frente. Era o nascimento da tecnologia relacional de bancos de dados. A era relacional O banco de dados hierárquico era muito rápido para algumas atividades muito específicas. Mas a forma como os dados eram organizados em memória - em forma de árvore (nó, raiz, pai, filho, folha, ramo, subárvore ) -, o deixava muito “engessado”. O modelo hierárquico obrigava os programadores a saber os que clientes queria fazer como os dados antes de que o banco fosse projetado. Incrementar, ou alterar o modo com os dados eram analisadas constituía um processo caro e demorado. Como consequência, relatório ficavam ultrapassados. Abaixo, uma estrutura de banco de dados sob o modelo hierárquico. Sistema de arquivos
  4. Sistema de arquivos Departamento de recursos humanos Contas Departamento contábil

    Contas Departamento de vendas Clientes Vendas Estoque
  5. Software Software: Embora o software identificado de imediato seja o

    próprio SGDB, o funcionamento completo do sistema de banco de daos necessita de três tipos de sofgtewares: sistema operacional, SGBD e aplicativos e utilitários. Software: Embora o software identificado de imediato seja o próprio SGDB, o funcionamento completo do sistema de banco de daos necessita de três tipos de sofgtewares: sistema operacional, SGBD e aplicativos e utilitários.
  6. Software Aplicativos utilitários: São utilizados para acessar e manipular dados

    no SGBD e gerenciar o ambiente computacional no qual ocorre o acesso e a manipulação de dados e gerar relatórios, tabelas e outras informações informações que facilitem a tomada de decisões. Os utilitário. Aplicativos utilitários: São utilizados para acessar e manipular dados no SGBD e gerenciar o ambiente computacional no qual ocorre o acesso e a manipulação de dados e gerar relatórios, tabelas e outras informações informações que facilitem a tomada de decisões. Os utilitário.
  7. Hardware Hardware: O hardware refere-se a todos os dispositivos físicos

    do sistema, como, por exemplo, computadores (microcomputadores, estações de trabalho, servidores e supercomputadores), dispositivos de armazenamento, impressoras, dispositivos de rede (hubs, switches, roteadores, fibra óptica) e outros dispositivos. Hardware: O hardware refere-se a todos os dispositivos físicos do sistema, como, por exemplo, computadores (microcomputadores, estações de trabalho, servidores e supercomputadores), dispositivos de armazenamento, impressoras, dispositivos de rede (hubs, switches, roteadores, fibra óptica) e outros dispositivos.