Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Aula 7 - tipos de comunicação

Aula 7 - tipos de comunicação

Apresentação de slides da sétima aula da disciplina de mercado de trabalho. Esta foi a sétima apresentação de slides que usei nas aulas do de MEI. Usei esta aula para para dissertar sobre as três formas de comunicação usados pelo ser humano: a agressiva, a passiva e assertiva. Tentei no decorrer da aula, defender que a comunicação assertiva é a comunicação que devemos usar a maior parte do tempo. É o modo de se comunicar que mais traz benefícios a quem o usa, mas esclareci que nem sempre somos assertivos na forma de comunicar. Lembrei aos alunos que a comunicação assertiva é uma competềncia, não uma habilidade. Afinal todos nós não sabemos nos comunicar de maneira alguma. Desenvolvemos essa capacidade com os que nos cercam e se podemos aprender as nos comunicar, mesmo que de forma errada, também podemos reaprender a nos comunicar e, dessa vez, da forma certa.

José Alberto

March 12, 2020
Tweet

More Decks by José Alberto

Other Decks in Education

Transcript

  1. 1

  2. 3 Competencia Competencias sao caracteristicas que podem ser desenvolvidas por

    meio de treinamento ou experiencias Ou seja elas . , podem ser aprendidas.
  3. 5 Para memorizar o que que gera uma competência use

    o mnemônico chá: Conhecimento Habilidades Atitudes CHA
  4. 6 Habilidade As habilidades são qualidades que o profissional tem

    para fazer algo. São aquelas características que podem ajudar um funcionário a desenvolver determinadas competências
  5. 10 Atividade prática (Faremos um currícul passo a passo )

    Acesse o site “vagas.com” por meio do URL: https://www.vagas.com.br
  6. 13 Passo 3 Passo 3.1: Depois de clicar no botão

    “CADASTRE-SE GRATUITAMENTE”, você será trazido para a tela de login ao lado. Passo 3.2: Nela, você deve clicar sobre o botão “CRIAR PERFIL”
  7. 14 Passo 4 Depois de clicar sobre o botão “CRIAR

    PERFIL”, você será direcionado à tela ao lado e, facilmente, deve-se preencher informações básicas sobre você. São elas: nome completo, gênero, data de nascimento, criar um nome de usuário (uma espécie de apelido/nickname), criar a senha para acessar a plataforma, e-mail, CPF e o idioma em que o currículo deve ser exibido. Logo depois, clique no botão “CONFIRMAR”
  8. 16 Passo 4.2 No campo “Gênero”, informe “Masculino” ou “Feminino”.

    Quando o empregador estiver contratando, ele levará a resposta desse campo muito a sério. Existe profissões onde os homéns, maioritariamente, são requeridos e existe cargos que, maioritariamente, são preenchidos por mulheres. Por isso, seja condinzente com a realidade ao responder este campo.
  9. 17 Passo 4.3 Por meio do campo “data de nascimento”

    é possível ao empregador saber qual o perfil da pessoa que entrevistará: Se é muito nova, é inexperiente, mas disposta a aprender, se molda com mais facilidade ao ambiente da empresa e aceita mais facilmente receber um pouco menos que a média salarial da região. Se é mais velha, tem menos vigor físico, é menos propensa à mudanças, mas tem mais experiência de vida e profissional. Conduz situações difíceis com mais facilidade que alguém mais jovem.
  10. 18 Passo 4.4 Essa é a parte mais criativa do

    processo de criação do currículo virtual pois no campo “Usuário” você deve informar algo equivalente a um apelido e este não pode ser igual a nenhum outro apelido usado por alguém que já um perfil antes que você. Nesse campo, por exemplo, tentei informar o nome “jose” (sem acento) e foi mostrada uma menssagem informando que já havia um usuário usando o nome de usuário “jose”. A solução foi adicionar alguns números depois do palavra “jose”. Deu certo. Meu nome de “Usuário” ficou assim: joseal456
  11. 22 Passo 4.8 Digite seu CPF. O fato de ele

    necessitar ser informado não implica dizer que ele será exibido em seu currículo virtual. Apenas quando requerido pela empresa contrante, esse dado será informado à empresa contrante.
  12. 23 Passo 4.9 Útil para pessoas que pretendem trabalhar para

    empresas estrangeiras fornecendo seus serviços por meio de homeoffices ou para profissionais que pretendem conquistar um emprego em outro país. Os idiomas disponíveis, além do português são o inglês e o espanhol. Escolha conforme sua necessidade.
  13. 27 Segundo pesquisa do World Economic “ Forum essas sao

    as habilidades que todos ”, os profissionais devem atentar: Neuroplasticidade a capacidade de aprender ( e reaprender) Trabalho remoto Abra ar o mundo ç Autogest o ã Pensamento estrat gico e empreendedorismo é Criatividade Capacidade de criar conex es õ Fonte: Revista exame https://exame.abril.com.br/carreira/7-habilidades-profissionais-do-futuro-para-co mecar-a-aprender-hoje/