Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Organoplasticidade

Avatar for Manoel Pimentel Manoel Pimentel
October 06, 2013

 Organoplasticidade

Estamos compreendendo cada vez melhor que as organizações são sistemas complexos e imprevisíveis. Também estamos testemunhando uma dinâmica de funcionamento organizacional que estimula cada vez mais o aumento da “feedbackabilidade” das interações dos indivíduos que fazem parte do sistema organizacional. Com todo esse cenário dinâmico, imprevisível e de grande necessidade de aprendizado (e desaprendizados), temos uma única certeza: Temos que desenvolver uma forte habilidade de adaptação em nossa sociedade de maneira geral. Em formato de apresentação de um novo conceito, essa palestra almeja apresentar a constatação sobre uma característica vital para as empresas: A Organoplasticidade. Na verdade, muito mais do que apresentar um novo conceito, também abordaremos histórias sobre maneiras como que algumas empresas passaram a desenvolver/estimular sua própria organoplasticidade. E como objetivo geral, espera-se que os participantes dessa palestra sejam contaminados por um forte desejo de passarem a atuarem como organocientistas em suas empresas ou em seus times.

Avatar for Manoel Pimentel

Manoel Pimentel

October 06, 2013
Tweet

More Decks by Manoel Pimentel

Other Decks in Science

Transcript

  1. A B

  2. A

  3. ?

  4. Neuroplasticidade (também conhecido como remapeamento cortical) refere-se a capacidade do

    cérebro de modificar sua estrutura e função, em decorrência de experiências anteriores, estas experiências podem ser o processo de aprendizado, um trauma ou lesão, devido o cérebro ser “plástico” e “maleável”. Wikipédia
  5. ‣ Ter ciclos curtos de mudanças? ‣ Não se apegar

    em nada e assumir que tudo é efêmero? ‣ Ter uma dinâmica leve, enxuta e indefinida das interações entre as partes de uma organização? ‣ Entender ou assumir as perdas necessárias ao processo de mudança? ‣ Não buscar tanto pela ordem? ‣ Ou melhor… deixar as coisas no estado natural de desordem?