Apresentamos as funções matemáticas da NumPy. Mostramos como construir gráficos de funções descontínuas, de curvas paramétricas no plano, a calcular o comprimento de arco e como mostrar os vetores velocidade e aceleração de um ponto móvel.
e em Cálculo I sobre as funções elementares. Claro Mestre, senão ia ficar muito chato! Manuel, aponte aí no Help da Numpy, onde achamos as funções matemáticas elementares
de Python. Por quê são duplicadas em Numpy? Porque em Numpy acrescentou à elas a vetorização e a difusão. Agora elas podem receber arrays como argumentos, etc.
gráficos da composta e de y = x se superpõe. Só fiz para x > 0 pq. não está definida para x < 0. Só que você está calculando 2 que está definida para todo ∈ ℝ.
− < 0 Como posso definir funções desse tipo, com expressões diferentes em cada pedaço do domínio? A Numpy fornece a função piecewise( ) para esses casos. Cada pedaço do domínio é selecionado a partir de uma condição.
g. A partir delas, usando a piecewise( ) e um valor , satisfazendo < < , construiremos o gráfico abaixo, no intervalo [, ], da função ℎ = ≤ > . Escolhemos = −1, = 2, = 1. As funções f e g estão definidas no código por = = 2 − 2
→ ℝ2, ⊂ ℝ um intervalo, que associa a cada valor do parâmetro ∈ um ponto = ( , ) ∈ ℝ2 t () () b a () () () O conjunto dos pontos , ∈ } ⊂ ℝ2 é chamado traço da curva .
de é percorrido no sentido de t crescente, o que torna a curva orientada. Se I = [a, b], um intervalo fechado: • o ponto = ( , ) é chamado ponto inicial da curva e o ponto • e o ponto = ( , ) de ponto final de .
as expressões da derivada e da integral (primitiva) de uma função. Há algo semelhante para Python? Sim minha filha. A SymPy foi criada exatamente para isto! Vou te ensinar a usá-la mais tarde.