que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. Lc XVIII, 9-14 CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Oração: Elevação da alma a Deus Adoração, ação de graças, petição pelo que se necessita Prática da virtude da humildade “Pedi e recebereis, batei e abrir-se-vos-á” Oração vocal e oração mental Oração vocal A intenção na oração Quando orardes, não useis de muitas palavras, como os pagãos, que cuidam ser atendidos mediante sua loquacidade. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe de que haveis mister, antes de Lhe fazerdes o pedido " Fonte de alegria Aumento das virtudes Fé, Esperança, Caridade, Humildade, Coragem. Purificação da consciência
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Oração: Elevação da alma a Deus Os graus da oração Pedir o que é lícito Pedir de forma condicionada Do desapego Pedir incondicionalmente a glória de Deus Ação de graças por todos os benefícios A oração a Deus e a oração aos santos Oração a portas fechadas Em nome de Jesus Cristo
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Oração: Elevação da alma a Deus Se queres sofrer com paciência as adversidades e misérias desta vida, sejas homem de oração. Se queres alcançar virtude e fortaleza para venceres as tentações do inimigo, sejas homem de oração. Se queres mortificar a tua própria vontade com todas as suas afeições e apetites, sejas homem de oração. Se queres conhecer as astúcias de satanás e defender-te dos seus enganos, sejas homem de oração. Se queres viver alegremente, e caminhar com suavidade pelo caminho da penitência e do trabalho, sejas homem de oração. Se queres enxotar de sua alma as moscas importunas dos vãos pensamentos e cuidados, sejas homem de oração. Se a queres sustentar com a gordura da devoção, e trazê-la sempre cheia de bons pensamentos e desejos, sejas homem de oração.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Oração: Elevação da alma a Deus Se queres fortalecer e confirmar teu coração no caminho de Deus, sejas homem de oração. Finalmente, se queres desarraigar de tua alma todos os vícios e plantar em lugar deles as virtudes, sejas homem de oração; porque nela se recebe a unção e graça do Espírito Santo, o qual ensina todas as coisas. E, ademais disto, se queres subir à altura da contemplação e gozar dos doces abraços do Esposo, exercita-te na oração, porque este é o caminho por onde a alma sobe à contemplação e gosto das coisas celestiais. Vês, pois, de quanta virtude e poder seja a oração? E, para prova de todo o dito (deixado de parte o testemunho das Escrituras Divinas), isto basta agora por suficiente provança de que temos ouvido e visto e vemos cada dia, muitas pessoas simples, as quais alcançaram todas estas coisas sobreditas e outras maiores, mediante o exercício da oração.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Da Necessidade da Oração A oração, fazendo o nosso espírito penetrar na plena luz da divindade e expondo a nossa vontade abertamente aos ardores do amor divino, é o meio mais e ficaz de dissipar as trevas de erros e ignorância que obscurecem a nossa mente e de purificar o nosso coração de todos os seus afetos desordenados. E' ela a água da graça, que lava a nossa alma de suas iniqüidades, alivia os nossos corações, opressos pela sêde das paixiões, e nutre as primeiras raízes que a virtude vai lançando, que são os bons desejos.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Da Necessidade da Oração “Quem reza, se salva. Quem não reza, certamente se condena” Sem o socorro da graça, nada de bom podemos fazer: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5). A oração é o caminho ordinário para se receber os dons de Deus Somos pobres. A oração é o alimento de nossa alma A oração é uma arma Senhor, volvei para mim os vossos olhos, tende piedade de mim e salvai-me, porque sem Vós nada posso e fora de Vós, não encontro quem possa ajudar- me”.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Da Necessidade da Oração Senhor, volvei para mim os vossos olhos, tende piedade de mim e salvai- me, porque sem Vós nada posso e fora de Vós, não encontro quem possa ajudar-me”. Deus não manda coisas impossíveis Grande é a fraqueza do homem Devemos recorrer à intercessão dos santos Necessidade da oração pelas almas do purgatório
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração Dos Erros sobre a Oração Do pelagianismo: dizem que a oração não é necessária para se conseguir a salvação Lutero: depois do pecado de Adão, é impossível ao homem a observância dos mandamentos de Deus Jansênio: alguns preceitos são impossíveis, até para os justos, em vista das forças que atualmente possuem. Falta-lhes a graça pela qual se lhes tornava possível a observância dos mandamentos. Materialismo: desconsideração da oração como meio eficaz de alcançar bens sobrenaturais
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração 254) Do que trata a segunda parte da Doutrina Cristã? A segunda parte da Doutrina Cristã trata da oração em geral, e do Padre-Nosso em particular. 255) O que é a oração? A oração é uma elevação da alma a Deus, para adorá-Lo, para Lhe dar graças e para Lhe pedir o que precisamos. 256) Como é dividida a oração? A oração divide-se em mental e vocal. A oração mental é a que se faz somente com a alma; a oração vocal é aquela que é feita com palavras, acompanhadas pela atenção do espírito e da devoção do coração. 257) Há outros tipos de oração? A oração também pode ser dividida em particular e pública. 258) Que é a oração particular? A oração particular é a que cada um faz em privado, para si mesmo ou pelos outros. 259) Que é a oração pública? A oração pública é a que fazem os ministros sagrados, em nome da Igreja, e pela salvação do povo fiel. Pode-se chamar também oração pública a que é feita em comum e publicamente pelos fiéis, como nas procissões, nas peregrinações e na Igreja.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração 260) Temos esperança fundamentada de obter por meio da oração os auxílios e graças de que necessitamos? A esperança de obter de Deus as graças de que necessitamos, é fundamentada nas promessas de Deus onipotente, misericordioso e fidelíssimo, e nos merecimentos de Jesus Cristo. 261) Em nome de quem devemos pedir a Deus as graças de que necessitamos? Devemos pedir a Deus as graças de que necessitamos, em nome de Jesus Cristo, como Ele mesmo nos ensinou e como pratica a Igreja, a qual conclui sempre as suas orações com estas palavras: per Dominum nostrum Jesum Christum, que quer dizer: por Nosso Senhor Jesus Cristo. 262) Por que devemos pedir a Deus as graças em nome de Jesus Cristo? Devemos pedir as graças em nome de Jesus Cristo, porque, sendo Ele o nosso mediador, somente por meio d’Ele podemos nos aproximar do trono de Deus. 263) Se a oração tem tal eficácia, por que muitas vezes as nossas orações não são atendidas? Muitas vezes as nossas orações não são atendidas, ou porque pedimos coisas que não convêm à nossa salvação eterna, ou porque não pedimos como deveríamos.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração 264) Quais são as principais coisas que devemos pedir a Deus? Devemos principalmente pedir a Deus a sua glória, a nossa salvação eterna e os meios para alcançá-la. 265) Não é lícito também pedir bens temporais? Sim, é também lícito pedir a Deus os bens temporais, mas sempre sob a condição de que eles estejam em conformidade com a sua santíssima vontade, e não sejam impedimento para a nossa salvação eterna. 266) Se Deus sabe tudo aquilo de que necessitamos, por que devemos rezar? Ainda que Deus saiba tudo aquilo de que necessitamos, quer, no entanto, que nós rezemos, para que O reconheçamos como o doador de todos os bens, para Lhe testemunharmos a nossa humilde submissão, e para merecermos seu favor. 267) Qual é a primeira e a melhor disposição para tornar eficaz a nossa oração? A primeira e a melhor disposição para tornar eficaz a nossa oração é estar em estado de graça, ou, não o estando, ao menos desejar recuperar esse estado.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração 268) Quais outras disposições são necessárias para bem rezar? Para bem rezar requerem-se especialmente o recolhimento, a humildade, a confiança, a perseverança e a resignação. 269) O que se entende por orar com recolhimento? Significa pensar que nós falamos com Deus e, portanto, devemos orar com todo o respeito e devoção, evitando, quanto possível, as distrações, que são todos os pensamentos estranhos à oração. 270) As distrações diminuem o mérito da oração? Sim, quando nós mesmos as provocamos, ou não as repelimos com diligência. Se, porém, fizermos todo o possível para estarmos recolhidos em Deus, então as distrações não diminuem o mérito da nossa oração, mas na verdade até podem aumentá-lo. 271) O que é necessário para fazermos oração com recolhimento? Antes da oração, devemos primeiramente afastar todas as ocasiões de distração, e durante a oração devemos pensar que estamos na presença de Deus, que nos vê e nos escuta.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração 272) O que quer dizer orar com humildade? Significa: sinceramente reconhecer a própria indignidade, impotência e miséria, acompanhando a oração com a compostura do corpo. 273) O que quer dizer orar com confiança? Quer dizer que devemos ter uma firme esperança de sermos atendidos, se disso resultar a glória de Deus e o nosso verdadeiro bem. 274) Que quer dizer orar com perseverança? Quer dizer que não devemos cansar-nos de orar, se Deus não nos atender imediatamente, mas, sim, que devemos continuar a orar ainda com maior fervor. 275) Que quer dizer orar com resignação? Quer dizer que devemos conformar-nos com a vontade de Deus, que conhece melhor do que nós o que é necessário para a nossa salvação eterna, mesmo no caso em que as nossas orações não fossem atendidas. 276) Deus sempre atende as orações bem feitas? Sim, Deus atende sempre as orações bem feitas; mas da maneira que Ele sabe ser mais útil para a nossa salvação eterna, e não sempre de acordo com a nossa vontade.
– MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XXI: Da Oração 277) Que efeitos produz em nós a oração? A oração faz-nos reconhecer a nossa dependência, em todas as coisas, de Deus, Senhor supremo, faz- nos progredir na virtude, alcança-nos de Deus misericórdia, fortalece-nos contra as tentações, conforta-nos nas tribulações, auxilia-nos nas nossas necessidades e obtém-nos a graça da perseverança final. 278) Quando precisamos especialmente orar? Devemos orar especialmente nos perigos, nas tentações e no momento da morte; além disso, devemos orar frequentemente, e é bom que o façamos pela manhã e à noite, e no princípio das ações importantes do dia. 279) Por quem devemos orar? Devemos orar por todos; isto é, por nós mesmos, pelos nossos parentes, superiores, benfeitores, amigos e inimigos; pela conversão dos pobres pecadores, por aqueles que estão fora da verdadeira Igreja, e pelas benditas almas do Purgatório.
salve! A vós bradamos os degregados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. CONGREGAÇÃO MARIANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E S. AFONSO DE LIGÓRIO – MANAUS/AM salvemaria.com.br Catecismo de Adultos Lição XVI: Da Hierarquia da Igreja Salve Rainha