Código flexivel com design patterns

Código flexivel com design patterns

Design Patterns (padrões de design) são arquiteturas genéricas de código que podem ser aplicadas na solução de diversos problemas. Eles foram inicialmente introduzidos pelo livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" mas continuamos descobrindo novos até hoje. Esses padrões são formas tão boas de se estruturar código que alguns deles já vêm embutidos no Python, como o por exemplo o iterator.

Alguns dos melhores exemplos de aplicação de Design Patterns estão em bibliotecas open source. Estas bibliotecas se utilizam destes padrões para dar flexibilidade e facilidade de integração para os programadores. A biblioteca Python-Social-Auth (PSA) é um ótimo exemplo disso, ela permite integração com um grande número de provedores de autenticação ao mesmo tempo que funciona com os frameworks Django, Flask, Tornado e Pyramid e sabe lidar com os protocolos OAuth1, OAuth2, OpenID e SAML. Isto só é possível por que a PSA foi totalmente construida com base em Design Patterns.

Nesta talk vamos introduzir o que são Design Patterns e destrinchar mais sobre 3 dos mais populares: Adapter, Strategy e Collection Pipeline. Iremos dar exemplos de como aplicar esses padrões em situações reais, mostrar como eles podem melhorar a qualidade do seu código e mostrar como a PSA e outras bibliotecas se utilizam deles.

Ce373a3291defccc69a1392feb587f17?s=128

Filipe Ximenes

May 25, 2018
Tweet