Aula 1 artes (7o ano - fundamental)

Aula 1 artes (7o ano - fundamental)

Aula de apreentação do ementa da semana de aula e revisão de conceitos relacionados ao tema "definição do que é artes"

F01a7ab89853779884d68e80380b6254?s=128

José Alberto

March 02, 2018
Tweet

Transcript

  1. Artes

  2. A ARTE E A CIDADE A arte ousa falar de

    tudo Por isso temos . , muito a aprender com ela em nosso cotidiano . Basta olhar em volta e ficar atento aos significados histórias sons e imagens , , espalhados pelo mundo A arte não afirma Mas . . nos leva a questionar sobre a vida Neste ano . , para nossa disciplina falaremos muito sobre a , cidade Pensaremos representaremos . , , sentiremos imaginaremos e percorreremos esse , local em que a arte floresce dia a dia no , , encontro das pessoas. º
  3. A cidade é como um organismo vivo, que está sempre

    se modificando. Ela é uma produção coletiva aberta à participação, em que nossos desejos também transforma os espaços.
  4. A cidade é de todos! Nela, diferentes pontos de vista

    se contrapõem, e isso nos leva a exercitar a tolerância no convívio com as outras pessoas. Na cidade, portanto, praticamos a cidadania.
  5. A potência artística da cidade em cada esquina. Na cidade

    percorremos as ruas, atravessamos as praças, visitamos lugares de interesses, encontramos pessoas, observamos atitudes, ouvimos música, passeamos e dançamos. A cidade é para ser desfrutada.
  6. u Na cidade reúnem-se saberes de diversas áreas. Que temas

    relacionadas à elas você imagina que podem ser estudados? Faça um desenho esquemático de uma cidade e anote ao redor dele as palavras que ocorreram em você.
  7. Ai Weiwei, Forever Bicycles, 2011. [Instalação feita com mais de

    mil bicicletas para um ambiente com 10 m de pé direito do museu de Belas-Artes de Taipei, Taiwan.]
  8. Mobilidade Todas as grandes cidades do mundo enfrentam problemas de

    mobilidade. Os carros tomaram conta das ruas e os congestionamentos fazem com que as pessoas passem horas no trânsito. Nas grandes cidades da China, a bicicleta foi por muito tempo o meio de locomoção mais usado. Porém, com a abertura do país para o mercado de consumo, muitas pessoas a substituíram pelo automóvel.
  9. Mobilidade Na instalalação “Forever Bycicles” Bicicletas para sempre, o artista

    chinês Ai Weiwei (1957) juntou centenas de bicicletas de um modo que, embora estejam paradas, passam a impressão de estar em movimento. A instalação evoca a força do coletivo, lembra a agilidade e a economia propiciadas pela bicicleta e remete à sensação de liberdade que ela transmite a quem a conduz. A cidade em que você vive enfrenta problemas de mobilidade? Como você se desloca nela?