Informatica aplicada à administração - aula3

Informatica aplicada à administração - aula3

Slides usados na aula que considerei como número 3. A disciplina é Informática aplicada à administração. Nestes slides, revisei interfaces gráficas dos Sistemas Operacionais modernos e a importância desse tipo de interface para popularização dos computadores nos lares.

F01a7ab89853779884d68e80380b6254?s=128

José Alberto

June 02, 2015
Tweet

Transcript

  1. Instrutor: José Alberto Aula 3 Instrutor: José Alberto Área de

    trabalho(desktop)
  2. No Sistema Operacional Windows, a área de trabalho contém uma

    barra que se chama barra de tarefas. A barra de tarefas fica na parte inferior da tela, ela mostra quais programas estão em execução e permite que você alterne entre eles. O sistema Operacional Windows também contém o botão chamado “menu Iniciar”, que pode ser usado para acessar programas, pastas e configurações do computador. Barra de tarefas Botão iniciar
  3. A área de trabalho é a principal área exibida na

    tela quando você liga o computador e faz logon. Segundo definição da Microsoft, a área de trabalho serve de superfície para o seu trabalho, como se fosse o tampo de uma mesa real. Quando você abre programas ou pastas, eles são exibidos na área de trabalho. Nela, também é possível colocar itens, como arquivos e pastas, e organizá-los como quiser.
  4. Mas o que seria de nós se não fossem os

    ícones... Os ícones da Área de trabalho do Windows, tornam o uso do computador mais fácil e intuitivo. É por meio dos ícones na área de trabalho que fazemos tarefas como: abrir a janela “Meu computador”, acessar o “Painel de controle” do Windows, abrir o navegador de internet e abrir programas de uso frequente, como o Word.
  5. Trabalhando com ícones da área de trabalho Definição: Ícones são

    imagens pequenas que representam arquivos, pastas, programas e outros itens. Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você verá pelo menos um ícone na área de trabalho: a Lixeira
  6. Ícones (símbolos) usados pelo Windows para abrir locais do computador:

    Este ícone representa uma pasta. Assim como na vida real, nos computadores usa-se o conceito de “Pasta” como sendo um local que contém algo. Este ícone representa o “Meu Computador”. Se clicarmos com o mouse sobre esse ícone o S.O. Windows nos levará a um local onde podemos visualizar os DVDs, CDs, pen drives, cartões de memória e Hds, conectados ao computador. Ou seja, em “Meu computador”, temos um resumo do que está conectado ao meu compuador. Este ícone “nos levará” à pasta de Downloads do Windows. Isso mesmo! Esse é o ícone de uma pasta. Apesar de não ser representado pelo ícone que falamos acima, este ícone é uma pasta que organiza/contém todos os downloads feitos da internet usando navegadores de internet.
  7. Ícones (símbolos) usados pelo Windows para identificar tipos de arquivos

    existentes no computador: Esse é o ícone que o sistema operacional mostra pra informar o usuário que determinado arquivo será aberto usando o programa Microsoft Office Word. Esse é o ícone que o Sistema Operacional usa pra informar ao usuário que o arquivo tem o formato de arquivos WMA (Windows Media Audio) e que essa música contida nesse arquivo será tocada usando o Windows Media Player. Já esse, é o ícone usado pelo S.O. para identificar as pastas que foram compactadas usando o Winrar (software de compactação usado para diminuir o tamanho de arquivos). Todo arquivo do computador que for identificado pelo ícone ao lado, é um arquivo do formato .PDF. Ó ícone ao lado é usado para informar ao usuário que esse arquivo será aberto usando o aplicativo Adobe Reader, da empesa Adobe.
  8. Os nomes de marcas, fabricantes e empresas citadas nesta apresentação

    de slides é de propriedade de seus respectivos donos. No SlideShare: http://pt.slideshare.net/josealberto36 No SpeakerDeck: https://speakerdeck.com/jose_alberto Disponível em: