$30 off During Our Annual Pro Sale. View details »

Atividade 2 - TECNÓFILO

Atividade 2 - TECNÓFILO

Other Decks in Education

Transcript

  1. O IMPACTO DA 4° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DENTRO DAS SALAS DE

    AULA COM O USO DA TECNOLOGIA SCARLETT HORRARA ALVES FERNANDES - TECNÓFILO
  2. INTRODUÇÃO Com o avanço constante das tecnologias, nos deparamos com

    a chama “4° Revolução Industrial” onde o acesso à internet e o uso de celulares, tablets, notebooks e computadores se torna algo inevitável em qualquer lugar que esteja, e isto inclui as escolas. Pensando nesta perspectiva onde se vê a evolução tecnológica tomando conta principalmente das crianças e jovens, então porque excluí-las das salas de aula? Estamos vivendo um pós pandemia onde crianças e adolescentes conviviam diariamente com celulares e tablets, tanto para diversão, quanto alguns para os estudos. Logo, introduzi-los para todos nas escolas é uma maneira de evolução conjunta. Sendo assim, nesta apresentação você irá encontrar motivos e soluções de como incluir a tecnologia na sala de aula, possibilitando uma educação mais inclusiva e moderna.
  3. É NECESSÁRIO O USO DE TECNOLOGIA NAS ESCOLAS? Proibir o

    uso de celulares nas escolas é apenas uma maneira de causar revolta, desinteresse e insatisfação por parte dos alunos. Pois, com a evolução constante dos recursos tecnológicos, as crianças e jovens estão cada vez mais conectados, priorizando muitas das vezes mais a realidade virtual. Sendo assim, o ideal é pegar a realidade destes educandos e trazer para o ambiente escolar, mostrando-os que o celular pode ter funções que ajude-os nas tarefas escolares além de ser apenas para jogos e aplicativos que estão costumados a usar. E isto fica ainda mais evidente em alunos do Ensino Médio que estão com faixa etária entre 15 e 19 anos. Uma pesquisa recente realizada em São Paulo pelo CEBRAP com o apoio da Fundação Victor Civita, mostra que quase 60% destes adolescente com a renda familiar abaixo de R$2,5 mil tem acesso a celulares e tablets com conexão a internet. E pensando em um contexto mais amplo pegando as maiores capitais do país, é bem provável que este número aumente. Sendo assim, a resposta para o uso da tecnologia nas escolas não poderia ser outra a não ser, sim.
  4. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA Vivemos

    atualmente em pleno século XXI, e isso diz muito sobre como os recursos tecnológicos influenciam no nosso dia a dia. Pensando como um educador, temos que pontuar todos os benefícios que o uso da tecnologia traz para que possamos desenvolver aulas mais atrativas e modernas para nossos educandos. Então, por quê estas crianças e adolescentes não podem fazer uso destes mesmos recursos para aprender ainda mais? O uso destes recursos nas salas de aula não aconteceram de um dia para outro, e ainda não se têm um uso real na maioria das escolas, seja por ter um método tradicionalista, ou por falta de recursos financeiros que possam possibilitar esta modernização educacional. Permitir o uso de celulares e/ou tablets nas salas de aula é uma forma de tornar as disciplinas mais interessantes e demonstrar que o aluno é pertencente daquele lugar, pois a tecnologia já está inserida na realidade da maioria de nossos alunos.
  5. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA Mas

    lembre-se, para que o uso seja real efetivo e benéfico para os alunos é necessário impor limites e deixar claro que o uso é para fins educacionais. E para que os educandos entendam na prática é necessário que o professor crie estratégias de aulas que possibilitem este uso, não sendo complexo, mas compreendendo a realidade daquela turma e assim instruindo como utilizá-los. Alguns pontos interessantes para trazer como dicas de utilização durante as aulas, são por exemplo: • Jogos pedagógicos on-line de acordo com a matéria apresentada; • Vídeos no YouTube que possam fazer uma ponte com a atividade proposta no dia; • Plataformas educacionais que possibilitem pesquisas durante trabalhos; • Entre outros. Respeitando a realidade dos alunos e conhecendo sua turma torna viável o uso destes recursos tecnológicos
  6. CONCLUSÃO Após apresentar dados que comprove a realidade dos jovens

    com o uso da tecnologia, e exemplificar maneiras de utilização dos recursos tecnológicos, é possível concluir que professores tecnófilos têm grande potencial de serem mais promissores com seus alunos e gerar uma educação mais moderna e interessante. Além de serem promissores, estes educadores compreendem que o mundo está em constante evolução, e que esta 4° Revolução Industrial pode sim gerar grandes benefícios para a educação, tornando a população jovem em adultos ativos na sociedade e que saibam seu valor como sujeitos. E como diz Piaget, “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
  7. REFERÊNCIAS PAIVA, ANA PAULA BARROS DE. Canaltech. Celular dentro da

    escola? Sim!. 03 de mai de 2013. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/Celular-dentro-da-escola-Sim/. Acesso em: 23 ago. 2022. ALLAN, LUCIANA. Educação Moderna - Pedagogia. A proibição do celular nas escolas faz sentido? . 10 de jul de 2015. Disponível em: https://educacao-moderna2.webnode.page/news/a-proibicao-do-celular-nas-escolas-faz-sentido/. Acesso em: 23 ago. 2022.
  8. O IMPACTO DA 4° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DENTRO DAS SALAS DE

    AULA COM O USO DA TECNOLOGIA SCARLETT HORRARA ALVES FERNANDES - TECNÓFILO