Upgrade to Pro — share decks privately, control downloads, hide ads and more …

Masculinidade e sentimentos

Masculinidade e sentimentos

Ray Garcia

Cheesecake Labs

September 10, 2018
Tweet

More Decks by Cheesecake Labs

Other Decks in Education

Transcript

  1. Jogo da primeira divisão do Brasileiro, das arquibancadas, um pai

    xinga o bandeirinha diante de um impedimento bem marcado, mas que prejudica seu time: –Seu corno, filho-da-puta, arrombado, viadinho, vai apitar jogo de várzea! Os dois filhos pequenos observam atentos ao pai, são provavelmente muito novos pra saber usar palavrões. Já o filho adolescente engrossa o coro, tomando como alvo o próprio time, que aparentemente não está correspondendo às expectativas, "vai tudo dar o cu, seus bando de frouxo!".
  2. Num bar, na mesa atrás de mim. – A Silvinha

    tá na sua, Diogo. Olha essa mini saia dela, nóssasinhora. – É, ela tá dando mole, mas não tô bem hoje. Na real tô sentindo falta da Carla. – Deixa de ser bicha. Vai lá, pô. Silêncio. – É uma mocinha mesmo esse Diogo. Vai perder uma foda à toa.
  3. Empresário passa por dificuldades, adquire dívidas que colocam todo seu

    patrimônio em risco. Mas não abre para a família, nem pede ajuda – por medo de expor sua fragilidade e perder seu posto de homem provedor. *** Pai vê o filho nascer no dia 24 de maio. No cartório, muda o nascimento pra vinte e cinco, "24 é número de viado".
  4. No churrasco, pergunto a um amigo de vinte e tantos

    anos que estava trabalhando em uma grande construtora e, pra completar, montou empresa própria: – Mas como você está, como fica sua saúde emocional em meio a uma rotina tão pesada? – Então, tive um princípio de infarto semana passada. Não vou esquecer mais do que o médico me disse depois, "se você seguir nesse ritmo, não passa dos trinta". – E você vinha conversando com alguém sobre a carga estar muito pesada pra você? – Na verdade não, estava só aguentando o tranco mesmo, sabe como é.
  5. Filho adulto depois de repetidas vezes tentar conversar com o

    pai sobre o relacionamento dos dois e sobre como desenvolver laços de afeto mais fortes recebe em troca dias de silêncio e apatia por parte dele. Depois da insistência por parte da esposa e da nota de retomar o contato com o filho, a primeira coisa que o pai afirma é: - Primeiro de tudo que não existe esse negócio aí de relacionamento entre homens. Relacionamento é entre homem e mulher, então eu nunca vou ter um relacionamento contigo que isso daí é coisa de viado.
  6. se preocupam com a aparência, evitam discutir o tema e

    dizem que as mulheres é que são vaidosas 8 / 10 homens ?
  7. gostariam de se dedicar a hobbies e prazeres da vida

    sem ser considerado frouxo ou pouco ambicioso 5 / 10 homens ?
  8. agressividade excessiva medo de ser gay medo de ser fraco

    medo de ser feminino busca por ser percebido como altamente sexual fechamento emocional obsessividade com poder e dinheiro negligência com a saúde auto-repressão quanto à aparência Resumo
  9. Dentro da caixa, os comportamentos esperados. Fora da caixa, como

    será julgado caso se comporte fora do esperado: bicha, viado, fresco, fraco, menininho da mamãe, trouxa, afeminado. A Caixa do Homem
  10. Identidade frágil e cheia de tensões, que precisa se provar.

    Obsessão em se provar estimula violência, fechamento emocional, homofobia e machismo é conhecida como masculinidade tóxica. Homens com emocionalidade restrita, sufocados, que acabam por adoecer e morrer, ou se autodestruir, mais cedo. No Brasil, a expectativa de vida dos homens está sete anos abaixo das mulheres. A Caixa do Homem
  11. Como separar a masculinidade tóxica do restante e buscar essa

    tal transformação? 1. Consciência 2. Escutar 3. Enfrentar o desconforto 4. Criar parcerias / conversar 5. Empatia
  12. A supervalorização de determinadas características físicas e culturais é a

    crença de que homens são superiores às mulheres. A igualdade de gênero vem na contramão dessa convenção tão errônea. Quer o básico, o justo, o óbvio: direitos iguais para homens e mulheres.
  13. As mulheres e os homens são vítimas e re/produtores do

    machismo. Precisamos entender eles e elas como parte do problema e, então, como parte da solução.
  14. Sugestões 1. Precisamos falar com os homens? (YouTube) 2. The

    Mask You live in (YouTube) 3. Masculinidade e sentimentos (Podcast #145 Mamilos)