5 Princípios do Design

5 Princípios do Design

Micro-aula (15 minutos) sobre 5 princípios do design: Gestalt, Lei de Hick, Lei de Fitts, Princípio de Pareto e Navalha de Occam.

29c9108ca9fd4485e8b00858892bd0a5?s=128

Fernanda Hoffmann Lobato

November 26, 2015
Tweet

Transcript

  1. Fundamentos de Producão Gráfica 5 princípios do design

  2. Princípios de design A observação têm revelado importantes princípios do

    design e da ordem que tendem a criar naturalmente uma reação humana positiva. Embora estes princípios do desenho universal não sejam sempre absolutos, a compreensão destes é uma ferramentas valiosa na produção de artefatos digitais e impressos. Aqui vamos apresentar 5 desses principios
  3. 1 - A Gestalt A Gestalt descreve como a mente

    humana organiza as informações visuais. A percepção do todo é diferente que a soma das partes percebidas. A lei fundamental da Gestalt é a pregnância, ou boa forma, que é a capacidade de um elemento (forma) ser reconhecido como tal. Quanto mais clara e simples a forma, mais pregnante e efetiva ela é.
  4. None
  5. None
  6. None
  7. 2 - Lei de Hick A Lei de Hick (Hick's

    Law), formulada pelo psicólogo britânico W. E. Hick em 1952, enuncia que para cada escolha que damos a uma pessoa, maior o tempo esta levará para escolher entre as opções. É a importância da simplicidade, que devemos minimizar o número de escolhas, removendo informações desnecessárias
  8. None
  9. 3- Lei de Fitts Publicada originalmente em 1954, por Paul

    Fitts, prediz o tempo necessário para mover-se para uma área designada baseada na distância e no tamanho dessa área-alvo.
  10. None
  11. None
  12. 4 - Princípio de Pareto Ou princípio 80-20, afirma que

    para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi formulada por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto, Transposto para o design, o Principio de Pareto preconiza que a maior parte dos usuários vai utilizar uma pequena parcela do que é oferecido.
  13. None
  14. None
  15. 5 - Navalha de Occam "A resposta mais simples, geralmente

    é a resposta correta" O princípio é atribuído ao lógico e frade franciscano Willian de Ockham no séc. XIV. Um desenho não está acabado quando não a nada mais para adicionar mas, sim, quando não há mais nada que possa ser retirado. Um desenho simples, é algo tão complexo quanto elegante e sofisticado e mais efetivo que desenhos superficialmente decorados.
  16. None
  17. Obrigada!